Antigo ramal ferroviário vai dar lugar a ecopista entre Vila Viçosa e Estremoz

O projeto da ecopista Vila Viçosa – Estremoz, anteriormente inserido na Rota do Montado, vai ser uma realidade, com o concurso, por parte da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a ser lançado brevemente.

Tiago Salgueiro, vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, revela que este projeto, já antigo, se assume como “a valorização de um ramal com cerca de 17 quilómetros, em parceria com os municípios de Estremoz e Borba”.

Tiago Salgueiro diz ainda que, “atualmente os circuitos pedestres e de natureza são muito importantes, pelo que se pretende proporcionar uma alternativa para os amantes deste tipo de percursos”.

Estudantes de Elvas ganham bolsa com duas semanas de trabalho no verão

A Câmara Municipal de Elvas tem abertas, até 15 de junho, as inscrições para o programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), para jovens residentes no concelho e com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos.

Este programa é destinado aos jovens inseridos no sistema de ensino ou no sistema de formação profissional, que durante o período de férias escolares, entre 1 julho e 6 de setembro, queiram ocupar quatro horas diárias, durante duas semanas, e receber uma bolsa.

Com a participação de “cerca de 500 jovens”, em outros anos, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida sensibiliza todos a inscreverem-se neste programa que, segundo diz, é “extremamente interessante”. “São esses jovens que, em parte, vão auxiliar os mais pequenos nas ‘Férias Ativas’”, adianta o autarca, que garante que, com a bolsa atribuída, aqueles que venham a frequentar este programa poderão “ter algum dinheiro para passar o seu período de férias”.

O objetivo deste programa do Município de Elvas passa por dotar os participantes de capacidades individuais, descobrir as capacidades que os próprios desconhecem e ter um contacto efetivo com o mundo laboral, dotando-os de experiências práticas.

Os jovens podem fazer a sua inscrição, até dia 15 de junho, no Balcão Único da Câmara Municipal, através do preenchimento de um formulário, sendo necessário apresentar cópia do cartão de cidadão e um comprovativo de que ainda se encontra a estudar.

CEAN acolhe Semana das Artes até sexta-feira

O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), em Campo Maior, acolhe a Semana das Artes, até sexta-feira, 31 de maio.

A programação da iniciativa inclui a realização de workshops de artesanato em madeira, pintura e colagem, e ilustração, destinados aos alunos do CEAN, desde o ensino pré-escolar ao 6º ano.

A Semana das Artes abriu esta segunda-feira, dia 27, com o workshop de pintura, a cargo de Luís Carapinha, prosseguindo esta terça-feira, dia 28, com Maria Luísa Almas a ministrar os ensinamentos de pintura e colagem, em ambos os casos para crianças em idade pré-escolar.

Para esta quarta-feira, dia 29, está anunciado o workshop de ilustração, a cargo da artista plástica Joana Gancho, e o programa desta edição 2024 da Semana das Artes culmina na sexta-feira, 31 de maio, com uma atividade intergeracional de manualidades, envolvendo os utentes do programa “Tempo para Dar”.

Ainda no âmbito da Semana das Artes, o Centro Educativo Alice Nabeiro tem patente uma exposição, aberta à comunidade, com os trabalhos dos artistas convidados.

De portas abertas, escolas de Campo Maior dão a conhecer trabalho dos alunos

O Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e a Escola Secundária de Campo Maior estão de portas abertas à comunidade, entre hoje e amanhã, dias 28 e 29 de maio, para que, nesta reta final do ano letivo, alunos e comunidade educativa darem a conhecer todo o trabalho desenvolvido.

Esta, que é já a terceira edição da iniciativa “Encontra-te na Escola”, promovida pelo Agrupamento de Escolas, explica o diretor, o professor Jaime Carmona, e estando o trabalho “à vista de todos”, é uma oportunidade, quer do Centro Escolar, quer da Secundária, dizerem “com muito orgulho” que fazem parte do concelho de Campo Maior.

“É uma oportunidade de nos abrirmos à comunidade e de dizer que temos alunos, professores, pessoal não docente e pessoal especializado dinâmicos o suficiente para não destoar e mostrar o que de bom se faz. É um trabalho que nos dá muito orgulho, depois de já termos passado por situação pouco dignificantes e fáceis, e com uma pandemia que foi marcante, mas da qual, aos poucos, nos vamos levantando”, assegura Jaime Carmona.  O diretor garante que o mais importante é transmitir a mensagem de uma escola “dinâmica e criativa”, numa vila de “gente muito boa”.

Recordando que são muitos os alunos da Secundária que, terminado o 12º ano, entram em “bons cursos” superiores. “Quando temos alunos satisfeitos, temos uma imensa alegria. E ser professor também é isso: é trazer alegria aos alunos e contribuir para o seu desenvolvimento”, garante.

O professor, que convida todos a visitarem as duas escolas do agrupamento por esta ocasião, explica ainda que, através das atividades promovidas no âmbito desta iniciativa, mostra-se o “quão diversificada” a escola consegue ser. Até amanhã, não faltam diversas exposições com trabalhos dos alunos, workshops, palestras, espetáculos de teatro e dança, para além de torneios desportivos, entre outras atividades.

Este “Encontra-te na Escola” arrancou na manhã desta terça-feira, no Centro Escolar, com uma arruada com tambores, pelas turmas de segundo ano. Presente na abertura esteve a vereadora São Silveirinha, que sendo professora de profissão, diz ser sempre uma “enorme alegria” poder voltar à escola, a uma “casa” que também é sua. “Poder observar tudo aquilo que os alunos nos ensinam a nós, adultos e professores, é sempre um enorme prazer. Temos aqui uma série de dinâmicas muito diversificadas e tenho a certeza que eles nos conseguem sempre surpreender da melhor forma”, acrescenta.

No decorrer de uma visita aos vários espaços do Centro Escolar onde decorrem as atividades, a Rádio Campo Maior foi encontrar um grupo de alunos de 5º e 6º anos, sob a orientação da professora Ana Bentes, a ensinar a produzir as mais diversas obras de arte: desde a pintura, à escultura e ao desenho. A professora de Educação Visual, que reconhece o talento dos seus alunos, explica que, com a iniciativa, procura-se mostrar como fazer aquilo que, com “muito gosto”, estas crianças e jovens trabalham durante as aulas.

Presentes nesta abertura da iniciativa, a par do diretor do Agrupamento de Escolas e da vereadora São Silveirinha, marcaram também presença, entre outros, a vereadora Fátima Vitorino e o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo.

 

APPACDM dá a conhecer projeto de Atividades Socialmente Úteis

O projeto de Atividades Socialmente Úteis do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas é apresentado esta terça-feira, 28 de maio, aos municípios e empresários dos concelhos de Elvas e Campo Maior.

A apresentação do projeto, que tem lugar nas instalações da APPACDM, a partir das 16h30, tem como objetivo a divulgação e venda de souvenirs alusivos aos referidos concelhos, elaborados pelos utentes do CACI.

Campanha “Garrafa Solidária” já decorre na corporação dos Bombeiros de Campo Maior

“Garrafa solidária” é o nome da campanha desenvolvida pelos Bombeiros de Campo Maior. Trata-se de uma iniciativa que pretende angariar garrafas de água para a corporação, devido à época de calor que se avizinha, altura em que há um maior consumo deste bem essencial e, consequentemente, também mais propícia a incêndios.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Luís Fava, revela que o objetivo desta campanha que tem a duração de três meses, é a “angariação de garrafas pequenas de 0.33 L OU 0.50 L, porque são mais fáceis de transportar, para que os operacionais se possam hidratar, nesta época”.

Luís Fava adianta ainda que a direção da Associação preparou também, este ano, um “kit de emergência de alimentação, para os bombeiros, composto por “barritas energéticas, atum, pão e tostas, para quando se deslocam para o combate aos incêndios, uma vez que podem não ter acesso à primeira refeição”.

Quem quiser contribuir pode entregar as garrafas de água no quartel dos bombeiros de Campo Maior.

Mural de homanagem a Rui Nabeiro inaugurado em Degolados

Um mural de homenagem ao comendador Rui Nabeiro, produzido pelo artista plástico Vice-Versa, foi inaugurado no passado sábado, 25 de maio, em Degolados, no concelho de Campo Maior.

A sessão de inauguração contou com as intervenções do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, de Ricardo Pinheiro, deputado na Assembleia da República, do presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados, João Cirilo, e do presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro.

Estiveram ainda presentes os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal, e a secretária e tesoureiro da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira e Bruno Marques, respetivamente.

Cante Alentejano no encerramento da Feira do Livro de Campo Maior

O último dia da Feira do Livro de Campo Maior, no passado sábado, 25 de maio, começou com o encontro do “Mulherio das Letras”, subordinado ao tema “Liberdade – As muitas Marias na liberdade da palavra”. A sessão contou com a moderação de Adriana Mayrinck e com a participação de Maria do Céu Pires, Rosário Pedroso e Amelia Vadillo.

Durante a manhã, Paulo Dias e Cláudia Poeiras, estiveram também na Feira do Livro, para uma sessão de autógrafos da obra “Aceitar, Trabalhar, Acreditar – A prova de resiliência de Paulo Dias”.

À tarde, teve lugar a última apresentação desta edição, com o professor Paulo Costa a dar a conhecer o seu primeiro livro, intitulado “De Passagem”, numa cerimónia que contou com a participação do presidente do Município, Luís Rosinha, de Amelia Vadillo, da Filigrana Editora, de Filipe Saraiva, que apresentou a obra e de Luísa Fernandes, que deu o seu testemunho enquanto professora “deslocada” em Campo Maior durante dois anos. Os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, e Anabela Carrilho, em representação da Assembleia Municipal, também estiveram presentes.

A Feira do Livro 2024 terminou com a atuação do Grupo de Cante “Os Lagóias”, que serviu para assinalar o 10.º Aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da UNESCO, integrada no programa comemorativo promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo.

A acompanhar o espetáculo, que decorreu no espaço do Museu Aberto, os presentes puderam saborear alguns produtos regionais, acompanhados pelos vinhos da Adega Mayor, da Adega da Torre e da Pupa Vinhos.