Cineclube de Elvas exibe documentários este sábado no Auditório São Mateus

Uma sessão, com a apresentação de dois documentários do realizador Pedro Sena Nunes e uma série de histórias e ideias reveladoras, tem lugar este sábado, 18 de maio, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Estas iniciativas, no âmbito do Cineclube de Elvas – Ronca, têm início às 18 horas.

Sinopse de “A morte do cinema”:  “Álvaro Dias, mecânico de automóveis, (re)construiu dois projectores de cinema e inventou-lhes o sistema de leitura fotosonora. Através das suas “máquinas de precisão” descobriu, fascinado, o que é a técnica e a ilusão do cinema. Durante a ditadura, o seu cine-garagem recebeu, clandestinamente, amigos e curiosos. Preencheu o ecrã, feito de um lençol branco, com filmes apimentados e para senhoras”.

Sinopse de PT.ES: “num mundo de contradições, as desigualdades permanecem. Existem histórias surpreendentes em terras quase esquecidas. Portugal e Espanha, distanciados por fragmentos de memórias, objetos, vozes e ruínas. pt.es faz uma contagem crescente até à desmistificação de uma ponte que liga e separa um país do outro. Estamos perante um quebra-cabeças organizado num mapa de ideias e lembranças: uma fronteira. O tempo esgota-se.”

Deejay Telio esta sexta-feira no Festival da Juventude de Elvas

Depois da atuação de ontem, 16 de maio, de Miguel Azevedo, na abertura do evento, o Festival da Juventude e Académico de Elvas prossegue na noite desta sexta-feira, dia 17, no coliseu da cidade, com destaque para um concerto de Deejay Telio.

Também hoje atuam Bunny Wonders, Dj Zanova e Dj Cuba & Quintas Percussion. Já amanhã, sábado, dia 18, no último dia do evento, sobem ao palco BUDAFE, Bárbara Bandeira, Danni Gato e John Bandeiras.

Os bilhetes para este segundo dia do Festival da Juventude e Académico de Elvas têm um preço de oito euros, e para amanhã de dez euros, sendo que a pulseira tem um custo de 14 euros.

As pulseiras e bilhetes diários encontram-se à venda no Posto de Turismo da Praça da República, ticketline.pt e em quatro papelarias da cidade: Cidade Nova, Nova Elvense, Coffee Time Aqueduto e na papelaria do Intermarché.

Elvas: Feira de Maio no Parque da Piedade com caseta e garraiadas

A Confraria do Senhor Jesus da Piedade organiza até domingo, dia 19 de maio, no Parque da Piedade, em Elvas, mais uma edição da tradicional Feira de Maio.

Com mais expositores que no ano passado, diz o juiz da confraria, e a par dos habituais carrosséis, das bancas de comércio e espaços de comes e bebes, desta vez, haverá ainda uma caseta e a realização de garraiadas. Uma vez mais, lembra Carlos Damião, a feira decorre em paralelo com o Festival da Juventude e Académico de Elvas, que tem lugar no coliseu da cidade.

“Nós, confraria, pretendíamos ter, por exemplo, uma exposição de gado, como há muitos anos atrás, mas é impossível, porque as exigências referentes aos animais são muitas. O resto é tudo igual: começa esta quinta-feira e termina no domingo”, adianta.

Assegurando que a confraria não consegue realizar uma feira “muito grande”, devido aos elevados custos, ainda que o evento prometa ser “melhor” que aquilo que foi no ano passado, Carlos Damião revela que os stands automóveis também marcam presença na Piedade, por estes dias.

Carlos Damião explica ainda que o facto do Festival da Juventude não se realizar no Parque da Piedade, como chegou a acontecer, acaba por não permitir à Feira de Maio ter a dimensão de outros tempos. Ainda assim, o juiz revela que a feira sempre aconteceu no terceiro fim de semana de maio, pelo que seria “impensável” alterar as datas da sua realização. “Mas sem dúvida de que tudo junto, no Parque da Piedade, era muito melhor e maior, porque tinha outra dimensão”, remata.

DECO explica como consultar dívidas fiscais

A informação sobre se tem ou não dívidas fiscais pode ser obtida na internet, através do Portal das Finanças, sem necessidade de se deslocar a um Balcão de Atendimento.

A Autoridade Tributária e Aduaneira disponibiliza a informação relativa a todas as dívidas em execução fiscal, bastando para isso aceder ao Portal, clicar em serviços tributários, cidadãos e consultar a opção execuções fiscais/dívidas fiscais.

No caso de existir algum tipo de dívida, esta poderá ser regularizada mediante o seu pagamento.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica desta semana, da DECO, com a jurista na Delegação Alentejo, Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão, ou no podcast abaixo:

Miguel Azevedo leva juventude ao rubro no Coliseu de Elvas

O “Furacão do Alentejo”, Miguel Azevedo, foi o principal responsável por animar ontem, 16 de maio, a primeira de três noites do Festival da Juventude e Académico de Elvas, no coliseu da cidade.

Antes do espetáculo do artista de Mora, que dá voz a sucessos como “Rainha do TikTok” e “Fazer Contigo”, coube à Alentuna, ao Grupo de Serenatas de Portalegre e às Tuninfas, subirem ao palco.

A noite encerrou ao som dos Djs Diazz e Brat.

Imagens: Município de Elvas

Finalistas da ESBE benzem pastas e queimam fitas este sábado

Os finalistas da Escola Superior de Biocências de Elvas (ESBE) celebram este sábado, 18 de maio, junto de familiares e amigos, o terminar de mais um ciclo nos seus estudos, com a tradicional queima das fitas e bênção das pastas.

Depois da entrega das pastas, durante a manhã, revela a diretora desta escola do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Rute Santos, realiza-se a bênção, na igreja da Sé, ainda antes da queima das fitas, marcada para as 15 horas.

“O nosso objetivo é que os alunos que nos escolhem concluam a sua formação e depois possam prosseguir a sua vida. Para eles, é sempre uma data memorável e para nós sempre de assinalar”, diz Rute Santos, que dá conta que o presidente do IPP, Luís Loures, estará presente, para “lhes dar aquelas palavras incentivadoras, no final deste percurso”. “É sempre um dia bonito, em que eles comungam com as famílias e os amigos”, acrescenta.

Rute Santos diz ainda que a escola se “orgulha” sempre que estes alunos decidam prosseguir os seus estudos na ESBE, dado que muitos acabam por ficar em Elvas a tirar uma Licenciatura, no caso dos alunos que terminam um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP), ou um Mestrado, no caso daqueles que concluem uma Licenciatura.

Lembrando que nem todos participam nesta cerimónia de amanhã, a diretora revela que, este ano, serão mais de cem os alunos que terminam os seus cursos na antiga Escola Agrária de Elvas: cerca de 40 dos CTeSP e outros 80 das Licenciaturas.

FITA: Lendias D’ Encantar leva “Bodas de Silêncio” este sábado a Campo Maior

Campo Maior acolhe, amanhã à noite, dia 18 de maio, o último de três espetáculos, no âmbito do Festival Internacional de Teatro do Alentejo.

“Bodas de Silêncio” é o nome da peça de teatro apresentada pela Companhia Lendias D’ Encantar. António Revez, diretor artístico do festival revela que este espetáculo aborda os 50 anos do 25 de abril, através de duas netas que descobrem os enredos da família, nomeadamente da avó, que era progressista e tinha uma relação com um elemento da PIDE, através da qual conseguia sutentar a sua família”.

“Bodas de Silêncio” sobe ao palco do Centro Cultural de Campo Maior amanhã, pelas 21.30 horas. A entrada é gratuita.

GNR deteta duas ligações ilegais de distribuição de energia e água em Campo Maior

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, detetou ontem, 16 de maio, duas ligações ilegais de distribuição de energia e água, no concelho de Campo Maior.

“Na sequência da ação, os militares da Guarda, em colaboração com as empresas E-REDES e AQUAMAIOR, detetaram duas ligações ilegais, respetivamente, na rede pública de distribuição de energia e na rede de distribuição de águas sanitárias”, revela a GNR.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

A Guarda Nacional Republicana relembra que “o furto de energia elétrica e de água, pode configurar o crime de furto qualificado, perturbando os serviços de fornecimento ao público de energia e de água”.