Mercado Municipal este sábado em Campo Maior

Este sábado, 11 de maio, há Mercado Municipal, no Campo da Feira, em Campo Maior.

Por esse motivo, a Câmara Municipal solicita aos utentes da Bolsa de Estacionamento do Campo da Feira para que retirem as suas viaturas desse local até às 18 horas desta sexta-feira, dia 10.

CA dos Contratos de Concessão de Distribuição de Eletricidade em Baixa Tensão constituída

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) recebeu nesta quinta-feira, 9 de maio, a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento (CA) dos Contratos de Concessão de Distribuição de Eletricidade em Baixa Tensão, que agora se encontra oficialmente constituída.

A criação desta CA está de acordo com a legislação em vigor e resulta do acordo estabelecido entre Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a entidade concessionária E-Redes – Distribuição de Eletricidade, S.A. O seu principal objetivo é o acompanhamento das medidas estipuladas através deste acordo, que serão postas em prática nos Municípios do Alto Alentejo.

O regulamento da Comissão foi aprovado por unanimidade, com José Pio – presidente da Câmara Municipal de Gavião – a presidir à mesma, e ainda com a presença de representantes da CIMAA, da AREANATejo e da E-REDES. A reunião contou ainda com uma apresentação por parte dos representantes da E-REDES, onde foi abordado o investimento que tem sido efetuado em todo o território, seja em baixa, média ou alta- tensão.

“O Génio do Mal: O Início” em exibição esta sexta-feira no Centro Cultural

“O Génio do Mal: O Início” é o nome do filme que está em exibição esta sexta-feira, 10 de maio, no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21.30 horas.

Sinopse: “quando uma jovem americana é enviada para Roma para começar uma vida de serviço à igreja, depara-se com uma escuridão que a leva a questionar a sua própria fé e descobre uma conspiração aterradora que espera provocar o nascimento do mal encarnado”.

Os bilhetes, com um custo de 3,50 euros, podem ser adquiridos no Centro Cultural ou na ticketline.

Festival Sons do Guadiana começa esta quinta-feira em Campo Maior

Foto arquivo

O Festival Sons do Guadiana, que decorre entre hoje, 9de maio e próximo dia 27 de julho, conta com 80 atividades e momentos culturais diversificados em sete concelhos do Alentejo e da Estremadura espanhola.

Trata-se de um festival de expressões culturais que promove as boas relações entre os que cá vivem e aqueles que nos visitam.

Nesse sentido, esta noite, pelas 20 horas, o Festival tem início, em Campo Maior, na Taberna “O Ministro”, com um jantar e serão cultural, tendo como tema: o Dia da Espiga.

Municípios de Campo Maior e Elvas representados na Feira do Livro de Badajoz

Os municípios de Campo Maior, Elvas e Badajoz, no âmbito da atividade da EuroBEC, participam em mais uma edição da Feira do Livro de Badajoz, onde os autores portugueses também vão também estar representados.

A 43ª edição do certame arranca esta sexta-feira, dia 10 de maio, no Paseo de San Francisco, prolongando-se até dia 19, e conta com um programa de atividades diverso, entre as 10 e as 14 horas e das 18 às 22 horas, de segunda a quinta-feira, e das 11 às 14h30 e das 17h30 às 22 horas, de sexta-feira a domingo.

Em termos da apresentação de autores locais e nacionais, o programa previsto, na Carpa de Conferências, inclui, no sábado, dia 11, às 18 horas (17 horas em Portugal), a apresentação de “Um enfarte no alto do parque”, de Francisco Moita Flores. Na segunda-feira, dia 13, às 18 horas (17 horas em Portugal), é Fernando Fitas quem apresenta “Levar às mãos o lume”. Já no dia 18, às 13 horas (meio-dia em Portugal), Nuno Franco Pires dá a conhecer “Abril” e, às 17h30 (16h30 em Portugal), Filomena Raposo apresenta “Invocações e Exortações dos Anjos da Guarda”.

Espaço Europa: Dia da Europa celebra-se a 9 de maio

O Dia da Europa, celebado esta quinta-feira, assinala a assinatura da Declaração Schuman que, a 9 de maio de 1950, estabeleceu os passos iniciais para a União Europeia, procurando assegurar a paz a longo prazo na Europa pós-guerra.

Num discurso proferido em Paris, a 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão sobre uma nova forma de cooperação política na Europa que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre históricos inimigos, os quais fariam parte desse novo projeto europeu.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um Tratado que criava uma entidade com essas funções.

Para celebrar a data, o Europe Direct Alto Alentejo promove esta tarde, na Escola Secundária de Campo Maior, depois de já o ter feito em Portalegre, um debate  com os alunos sobre o que têm sido estas décadas de integração de políticas e de construção europeia, mas também sobre as oportunidades que a própria União Europeia tem disponíveis para os jovens.

É este o tema do programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Campo Maior: Bombeiros e GNR sensibilizam para cuidados com queimadas

O Município de Campo Maior, em colaboração com as três Juntas de Freguesias do concelho, a Guarda Nacional Republicana e os Bombeiros Voluntários de Campo Maior, promoveu, na manhã de ontem, 8 de maio, uma ação de sensibilização e informação, no âmbito da Operação “Campanha Floresta Segura 2024” da GNR.

A ação de sensibilização, destinada à população em geral e, de forma mais particular, aos agricultores do concelho, teve lugar no Centro Cultural da vila.

O vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, foi o responsável por abrir a sessão, dando as boas-vindas a todos os presentes, seguindo-se as intervenções do cabo-chefe Bruno Baptista, do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Elvas, do cabo João Fialho, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR de Évora, e do comandante dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Pedro Tomé.

Esta sessão serviu para alertar para a importância da tomada de ações preventivas, no que diz respeito ao cumprimento das faixas de gestão de combustível, assim como no uso do fogo na realização de queimadas.

Encontro de Atletismo Adaptado alia desporto ao convívio entre utentes de instituições do distrito

Perto de cem utentes de seis instituições do distrito de Portalegre participaram na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, na 20ª edição do Encontro de Atletismo Adaptado, que decorreu no Estádio Municipal de Atletismo.

Esta prova insere-se na 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo e, para Luís Mendes, presidente da direção da APPACDM de Elvas, assume-se como “um momento desportivo, de alegria, partilha e de convívio entre os utentes da APPACDM de Elvas, APPACDM de Portalegre, CERCI Portalegre, Centro de Recuperação de Menores de Assumar, Centro de Bem Estar Social de Arronches e Centro de Recuperação Infantil de Ponte de Sor”.

Luís Mendes garante ainda que, o desporto “continua a ser fomentado por todas as instituições”, pelo que os seus utentes “já se conhecem de edições anteriores”. No final da prova realizou-se um almoço convívio na APPACDM de Elvas.

Já o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, lembra que este é acima de tudo, “um momento desportivo, onde todos os utentes gostam de participar e, onde reina o convívio e a inclusão, porque é necessário sermos mais inclusivos, porque estas pessoas precisam e merecem que nós tenhamos este carinho e postura para os conseguir incluir, cada vez mais, na nossa sociedade”.

Centro Comunitário de Campo Maior celebra 24º aniversário

O Centro Comunitário de Campo Maior celebrou ontem, 8 de maio, o seu 24.º aniversário.

Para celebrar esta data especial, as técnicas do espaço prepararam um lanche-convívio para todos os que diariamente passam o seu tempo no Centro Comunitário.

Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha tiveram a oportunidade de se juntar ao momento e conviver com os utentes do Centro Comunitário, numa tarde em que o bolo de aniversário não faltou.

Durante a tarde, o Clube das Saias animou os presentes ao som das pandeiretas e das castanholas.

Ouguela é palco de recriação histórica este fim de semana

Uma recriação histórica tem lugar este fim de semana, dias 11 e 12 de maio, no Castelo de Ouguela.

A iniciativa surge no âmbito do Projeto “Raia Viva – Castelos e Fortalezas de Fronteira do Alentejo”, organizado pela Cooperativa Cultural Historicalia, com o objetivo de “promover a história e o património histórico das localidades da raia alentejana, com várias atividades, que se centram em dois períodos históricos: a guerra da Restauração 1640-1665 e a crise dinástica de 1383-1385 que facultou a ascensão de D. João Mestre de Avis como Rei de Portugal, como revela Mário Rebelo, do departamento de marketing da Historicalia.

Esta recriação histórica, em Ouguela incide na crise dinástica entre 1383 e 1385, pelo que haverá “vários acampamentos com tendas dedicadas a equipamentos de cavaleiros, das milícias concelhias, da escrita medieval e outra mais orientada para os mais novos, com montagem de uma torre de um castelo medieval, bem como espaço com jogos didáticos”.

Ainda no sábado, dia 11 de maio, para além de “animação de rua, há concerto de música medieval, pelas 21.30 horas, na Igreja de Ouguela”, acrescenta Mário Rebelo.

O responsável de Marketing da Historicalia adianta ainda que, ao contrário de outros eventos do género, não haverá zona de comércio. “Todas as atividades são gratuitas para criar um ambiente de festa e para que as pessoas possam interagir diretamente com a história, no entanto não haverá zona comercial, nem zona de comes e bebes”.

Para além de Ouguela, explica Mário Rebelo, este tipo de recriação histórica “vai passar também por outros locais da região, nomeadamente em Beja, no final de junho; em outubro e novembro por Arronches, Alandroal e Barrancos”.

Ouguela que é palco este fim de semana de uma recriação Histórica, com entrada gratuita. A iniciativa tem início no sábado, pelas 15 horas e termina às 20 horas; já no domingo decorre entre as 12 e as 19 horas.

Pode conhecer mais sobre este projeto AQUI.