A Escola Secundária D. Sancho II recebeu ontem, terça-feira, dia 30 de abril, a campanha “Tu Também Podes Ser Presidente do teu clube”, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
O objetivo desta campanha, que já passou por vários concelhos da região, explica o diretor regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, passa por “cativar os jovens, em geral, e as mulheres, em particular para o dirigismo desportivo”. “Estas são sessões muito importantes para levarmos os jovens a participarem no dirigismo, mas acima de tudo as mulheres, porque entendo que as mulheres não são melhores ou piores, só queremos que participem, até porque no Alentejo há um défice de participação feminina no dirigismo”, revela.
Miguel Rasquinho garante ainda que a sessão, em Elvas, “correu muito bem”, até porque houve espaço para que “três dirigentes, do sexo feminino, no distrito, que têm feito um excelente trabalho pudessem mostrar que as mulheres conseguem fazer igual ou mais que os homens, nesta área”.
Presidente do Sport Clube Estrela, há cinco anos, Vanda Roque, revela que pretendeu “despertar mentalidades, para que as mulheres sem envolvam no associativismo, porque todos temos as mesmas capacidades”.
Vanda Roque diz ainda que esta é a primeira vez que o clube que dirige tem uma mulher como presidente, adiantando que o importante “é defender as causas e a associação que se representa”.
Já o professor na Secundária de Elvas, Filipe Carvalho, considera que esta é uma iniciativa “muito nobre”, até porque foi dirigida aos alunos do Curso Profissional Técnico de Desporto.
Tendo presente que, atualmente, há uma grande “carência de dirigentes disponíveis, a nível desportivo”, o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues garante que esta campanha “faz todo o sentido”.
IPDJ a sensibilizar jovens da Secundária de Elvas para que participem no dirigismo associativo.