Vila Viçosa vai contar com um jardim dedicado a Florbela Espanca, que fica integrado no circuito, que tem 15 pontos de interesse, dedicado à vida da poetisa calipolense.
Este jardim contará “com elementos relacionados com a poetisa”, revela o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, adiantando que haverá ainda “um espaço digital que serve de suporte ao espaço museológico e ainda lugares de memória espalhados pela vila”.
O projeto, adianta, “está a avançar rapidamente”, através de “um conjunto de iniciativas que estão a ser tratadas a esse nível, em parceria com o Grupo Amigos de Vila Viçosa, que detém grande parte do espólio, esperando que no próximo ano “o circuito Florbeliano possa já estar definido, de forma a integrar a Rota Literária do Alentejo, promovida pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo”.
Tiago Salgueiro diz ainda que “os trabalhos avançam a bom ritmo”, adiantando que o objetivo “é a reabilitação da casa da Rua Gomes Jardim, transformá-la em espaço museológico, depois associar estes novos elementos, bem como o busto, o mausoléu que se encontra no cemitério e o memorial da casa onde nasceu, portanto estes pontos são incorporados no circuito e será ainda criado um folheto informativo de todos os pontos que as pessoas podem visitar”.
Outro dos pontos que integrará o circuito Florbela Espanca é o mural, da autoria da Associação Sacana, que está a ser pintado no mercado municipal. O vice-presidente garante que o objetivo passa por “dar uma nova vida a esse espaço, ao mesmo tempo que se promove e valoriza o legado poetisa calipolense”.
Para Tiago Salgueiro, Florbela Espanca “em muito contribuiu para o desenvolvimento das artes no nosso país e também para a emancipação do papel feminino na sociedade”.


O Sporting Clube Campomaiorense (SCC) vai atribuir o nome de João Manuel Nabeiro, atual Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, ao campo nº 2 do Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior.
A Junta de Freguesia de Degolados promove um conjunto de atividades este sábado, 1 de junho, em Dia da Criança.
A obra literária “O Avô Rui, o Senhor do Café”, de Mariana Jones, com ilustrações de Joana Gancho, foi apresentada na passada quarta-feira, 29 de maio, no Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior.
As mais-valias correspondem ao lucro obtido com a venda de imóvel, por sua vez, o lucro resulta da diferença entre o preço de venda da casa e o preço pela qual foi comprada.
A Extensão de Saúde do Centro de Saúde de Campo Maior, em Degolados, reabriu ao público, na passada quarta-feira, 29 de maio, com novas instalações, devidamente equipadas e climatizadas, que vão de encontro às necessidades dos utentes.
Este fim de semana, dias 1 e 2 de junho, realiza-se em Elvas o quinto convívio de antigos militares que prestaram serviço na cidade e no extinto Regimento de Infantaria 8.
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo iniciou, na passada quarta-feira, dia 29 de maio, em Campo Maior, os Roteiros de Investimento do Alentejo e Ribatejo, uma iniciativa inovadora, através da qual se propõe apoiar diretamente vários municípios na identificação, tratamento, avaliação e promoção de oportunidades de investimento para a criação de novo alojamento turístico.
O Jardim Municipal de Campo Maior vai ser palco, este sábado, 1 de junho, de um conjunto de atividades, alusivas à celebração do Dia Mundial da Criança.
A Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação promove esta sexta-feira, 31 de maio, um rastreio gratuito à população, nas instalações da CURPI de Campo Maior.