Corrida Beer Runners em Portalegre adiada para 4 de maio

A 3.ª edição da Beer Runners agendada para este sábado, dia 27 de abril, sofreu alteração de data e foi adiada para o próximo dia 4 de maio.

Esta corrida que incentiva à prática de exercício físico e concilia o ato social de partilhar uma cerveja com amigos, mantém o início da prova para as 10 horas, junto ao Mercado Municipal.

Em colaboração entre os Cervejeiros de Portugal, a Câmara Municipal de Portalegre e a DAP – Desporto e Aventura de Portalegre, este é um evento destinado a todos os praticantes de exercício físico, sejam atletas profissionais ou amadores. A prova desportiva regressa com um percurso de corrida de dez quilómetros e uma caminhada de cinco no centro da cidade de Portalegre.

No final da prova, todos os participantes que cruzarem a meta serão incentivados a celebrar e a desfrutar de uma cerveja com ou sem álcool.

Luís Represas em concerto este sábado em Arronches

Luís Represas, acompanhado pela Orquestra de Câmara Ibérica e o pianista Miguel Nuñez, sobe ao palco do Centro Cultural de Arronches, este sábado, 27 de abril, para um concerto que encerra as comemorações dos 50 anos do 25 de abril, na vila.

O presidente da Câmara, João Crespo, revela que este concerto, conta “com a participação especial dos alunos da Escola de Música e da Academia Sénior de Arronches, terminando em grande a programação destas comemorações”.

O concerto de Luís Represas, no Centro Cultural de Arronches, está marcado para as 21.30 horas. Os bilhetes podem ser adquiridos, uma hora antes, na Bilheteira do Centro Cultural.

Direitos dos consumidores em compras online na rubrica da DECO

Conheça melhor os seus direitos nas compras à distância.

Tem 14 dias seguidos (prazo de livre resolução) para devolver o bem, sem problemas ou pagamentos. Para isso, deve comunicar por escrito ao vendedor a sua intenção, sem que seja necessário indicar o motivo da sua decisão. (O prazo é alargado para 12 meses caso o vendedor não tenha informado o consumidor acerca dessa possibilidade).

O vendedor dispõe de um prazo de 14 dias para proceder ao reembolso de todos os pagamentos recebidos, incluindo os custos de entrega do produto, sob pena de ficar obrigado a devolver o dobro desse valor, no prazo de 15 dias úteis, ficando ainda sujeito ao pagamento de uma indemnização pelos eventuais danos causados pelo atraso.

Mas se o artigo que comprou online for “personalizado”, como por exemplo, a camisola da seleção de futebol com o nome do filho gravado, e assumindo que essa camisola não tem qualquer defeito, não poderá trocar o produto. O mesmo acontece com o CD ou DVD a que retirou o selo.

Não faça pagamentos sem antes identificar corretamente o vendedor. Normalmente quando estamos perante uma fraude, o vendedor tenta ocultar a sua verdadeira identidade.

Escolha sites com um sistema de pagamento seguro. O vendedor tem a obrigação de informar que sistemas de pagamento utiliza.

Verifique se está a fazer o pagamento numa página segura, procurando o símbolo de um cadeado no fundo da página, ou se o endereço eletrónico da página onde se encontra apresenta um “s”: https://…

Não se esqueça de guardar todos os talões, comprovativos ou recibos.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica desta semana da Deco, com a jurista na Delegação Alentejo, Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Elvas: candidaturas ao Orçamento Participativo abertas até final de junho

O Município de Elvas tem já abertas as candidaturas de projetos à edição deste ano do Orçamento Participativo: uma ferramenta de participação cívica, que, entre outros, visa incentivar o diálogo entre eleitos e eleitores, contribuir para a educação cívica, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos cidadãos e aumentar a transparência da atividade da autarquia.

Explicando que já antes houve projetos vencedores, alguns deles neste momento em execução, e que “todas as ideias são válidas”, o vereador Cláudio Monteiro recorda que esta é já a terceira edição do Orçamento Participativo. “Qualquer pessoa que tenha a sua ideia, desde que esteja dentro do regulamento do Orçamento Participativo, deve apresentá-la”, aconselha. “Quantas mais ideias melhor”, acrescenta.

O valor total de 25 mil euros a ser investido pela autarquia neste Orçamento Participativo, que pode não ser atribuído a um único vencedor, mas vir ser distribuído pelos projetos mais votados, tendo em conta o orçamento apresentado por cada um, como aconteceu na primeira edição do Orçamento Participativo.

Cláudio Monteiro, que apela ainda à participação das freguesias rurais de Elvas nesta iniciativa, assegura que para que o processo decorra da forma “mais justa e isenta” nenhum eleito, nem qualquer associação ou coletividade pode apresentar projetos.

Os interessados em submeter as suas propostas podem fazê-lo no site do Orçamento Participativo do Município de Elvas ou dirigindo-se à Câmara Municipal ou Juntas de Freguesia. Esta primeira fase de recolha de ideias e projetos que elvenses ou residentes no concelho querem colocar em prática, termina a 28 de junho.

Seguem-se as fases de análise de propostas, de reclamação, de divulgação e de votação, com o vencedor ou vencedores a serem conhecidos a 9 de outubro.

Os projetos vencedores irão, posteriormente, ser colocados no orçamento público municipal no ano seguinte, nomeadamente nas Grandes Opções do Plano e Orçamento.

Sarau Sénior este sábado no jardim municipal de Campo Maior

Foto arquivo

O Sarau Sénior, inserido na 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, realiza-se amanhã, sábado, dia 27 de abril, no Jardim Municipal de Campo Maior, às 10 horas.

Esta atividade conta com a adesão de nove municípios (Alter do Chão, Campo Maior, Fronteira, Nisa, Sousel, Marvão, Avis, Ponte de Sor, Castelo de Vide) e perto de 280 participantes, revela Paula Jangita, técnica de Desporto do município de Campo Maior. Este sarau, adianta, é um “momento de convívio, o culminar das atividades que realizam ao longo do ano e serve mostrar que o desporto é para todas as idades”.

Este sarau tem início com a “apresentação dos grupos, seguindo-se um pequeno desfile por parte dos participantes de cada município, que depois farão uma pequena demonstração das atividades que desenvolvem ao longo do ano e no final haverá uma aula conjunta”.

Paula Jangita convida ainda a população para que assista a este momento: “deixo o convite para quem quiser assistir a este momento e também para que percebam o quão importante é a atividade física, nestas idades”.