Clássicos percorrem estradas do concelho de Arronches

Cotando-se como uma referência na área transfronteiriça, o concelho de Arronches recebeu a visita de dezenas de automóveis, participantes no XIII Encuentro de Vehículos Clásicos, um passeio organizado pelo Ayuntamiento de La Codosera, que se realizou no passado dia 14 de abril e que contou com a colaboração da autarquia arronchense.

A Câmara Municipal de Arronches, representando as suas gentes que tão bem sabem receber, fez ainda questão de ser uma excelente anfitriã para os participantes nesta iniciativa, que partiu de Alburquerque e ofereceu um pequeno beberete junto ao edifício ‘O Celeiro’, onde se encontrava o vice-presidente Paulo Furtado, acompanhado pelo presidente do município organizador, Juan Gomez Herrera.

Antes de esta jornada terminar na Casa de La Cultura de La Codosera, onde decorreu um baile animado pelo acordeonista Felipe Telo, os automobilistas tiveram ainda a oportunidade de visitar o Centro Interativo da Ruralidade de Arronches.

Primeiro-ministro inaugura 40ª edição da Ovibeja a 30 de abril

A 40ª Ovibeja abre portas já no próximo dia 30 de abril e é inaugurada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, em sessão agendada para as 11 horas.

Até 5 de maio, a 40ª Ovibeja conta com seis dias de intensa atividade cultural, recreativa, comercial, de mostra e venda dos mais variados produtos e serviços. A reflexão sobre assuntos da ordem do dia é outro dos pontos fortes da Ovibeja que este ano elegeu o associativismo como tema principal.

Além de muitos outros focos de reflexão sobre este tema, a ACOS – organizadora do evento – vai realizar o seu colóquio sobre “Associativismo Agrícola” no dia 2 de maio, a partir das 11 horas, no Auditório ACOS. Vão intervir Luís Capoulas Santos, sociólogo, ex-ministro da agricultura; Álvaro Mendonça e Moura, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal; Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, Idalino Leão, presidente da CONFGRI, Joaquim Lopes, representante da Confederação Nacional da Agricultura; Agustín Sánchez, presidente da cooperativa espanhola OVIPOR. A moderação vai estar a cargo da jornalista Inês Patola.

Além deste tema de reflexão, a ACOS e a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) vão realizar o “II colóquio Nacional do Pastoreio Extensivo – A importância da cooperação e o associativismo”, no dia 30 de abril, a partir das 15 horas, no Auditório ACOS. Vão intervir representantes do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo e Centro de Competências de Caprinicultura, de diversas associações e agrupamentos de produtores, federações, da Câmara Municipal do Fundão, a região convidada este ano. Da ACOS vão intervir o vice-presidente, Miguel Madeira, sobre “desafios e oportunidades da cooperação e o associativismo na produção” e ainda o diretor geral, Claudino Matos.

Em cima da mesa vai estar também uma reflexão, promovida pela ACOS, sobre “A integração de migrantes no Baixo Alentejo – qual o caminho?”. A ACOS vai ainda dinamizar vários outros colóquios e workshops com sessões teóricas e práticas no novo espaço criado este ano para dar visibilidade ao papel e importância das novas tecnologias na agricultura e pecuária, o Pavilhão da Inovação e Tecnologia, situado no Campo da Feira. “Vantagens da Utilização de Sistemas Inteligentes de Rega”; “Geolocalização na Pecuária”, “Utilização de Drones na Agricultura”, Conservação do Solo” são apenas alguns exemplos dos colóquios da responsabilidade da ACOS previstos para este novo espaço.

A dinamização deste espaço conta igualmente com a participação de vários Centros de Competências de que a ACOS e a FAABA fazem parte. A decorrer de 30 de abril a 5 de maio, a 40ª Ovibeja tem este ano mais expositores, mais iniciativas para todos os públicos-alvo, mais surpresas inovadoras e mais um dia de feira.

Toda a informação em: www.ovibeja.pt

Casa da Cidadania Salgueiro Maia acolheu homenagem a autarcas eleitos no distrito em 1976

A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, acolheu uma cerimónia de homenagem, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), no passado dia 18 de abril.

Esta cerimónia teve como objetivo homenagear os primeiros presidentes das Câmaras e das Assembleias Municipais eleitos no distrito de Portalegre, no regime democrático, numa altura em que se celebram os 50 anos do 25 de abril.

Arménio Pina Almeida (AM de Nisa), António do Rosário Rosa (AM de Gavião), Fernando Emílio Soares (CM de Portalegre) e António Falé Canoa (CM de Monforte) foram os homenageados presentes tendo sido sublinhada a importância do Poder Local e o papel histórico que estes autarcas tiveram no processo de transição para o novo regime e para os alicerces da democracia no nosso território.

A iniciativa contou ainda com a presença de Fernando Soares que, para além de ter sido o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Portalegre em 1976, foi também Presidente em Castelo de Vide no mandato de 1989-93.

GNR: 308 novos guardas prestam Compromisso de Honra em Portalegre

A cerimónia militar do Compromisso de Honra dos 308 formandos do 53.º Curso de Formação de Guardas da Guarda Nacional Republicana (GNR) que terminaram a formação com aproveitamento, em Portalegre, realiza-se amanhã, terça-feira, 23 de abril, às 11h30.

A cerimónia militar, que vai ter lugar na Avenida do Movimento das Forças Armadas, em Portalegre, marca o final de um período de formação dos Guardas Provisórios e o início da atividade profissional dos novos militares da Guarda.

O 53.º Curso de Formação de Guardas teve a duração aproximada de dez meses, período em que foram ministradas diversas matérias relativas quer à formação geral militar, quer à formação nas áreas jurídicas e técnico-profissionais.

A formação contemplou ainda uma vertente de caráter prático (formação em exercício), com o objetivo de proporcionar aos Guardas Provisórios as competências para o exercício das funções da GNR.

Ainda antes da cerimónia militar, amanhã, pelas 10 horas, vai realizar-se, na Igreja Sé Catedral de Portalegre, a cerimónia religiosa comemorativa do 113.º Aniversário da Guarda Nacional Republicana, sendo a celebração aberta ao público em geral e terá a participação do coro da GNR, do grupo instrumental da Unidade de Segurança e Honras de Estado e do Grupo de Cantares Alentejanos da Guarda.

CIMAA homenageia o poder local nos 50 anos do 25 de abril

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) assinalou, na passada quinta-feira, 18 de abril, os 50 anos do 25 de abril de 1974, através de uma simbólica homenagem aos eleitos para as Câmaras e Assembleias Municipais do distrito de Portalegre, nas primeiras eleições autárquicas pós-revolução. Na sua terra natal, Castelo de Vide, o tributo estendeu-se a uma das personalidades mais importantes da “Revolução dos Cravos”: Fernando José Salgueiro Maia, tendo sido depositada pelos presentes uma coroa de flores, junto ao busto deste ilustre castelovidense.

A comitiva, liderada por Albano Silva, Presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, Hugo Hilário, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA e António Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, composta ainda pelos deputados intermunicipais, autarcas do Alto Alentejo e homenageados, teve ainda a oportunidade de realizar uma visita guiada à Casa da Cidadania Salgueiro Maia, localizada num local idílico do Alto Alentejo.

Após a visita, o auditório deste espaço museológico acolheu uma sessão de tributo ao poder local. Arménio do Pina Morais Almeida (AM de Nisa), António do Rosário Moura Rosa (AM de Gavião), Fernando Emílio Silva Soares (CM de Portalegre) e António José Falé Canoa (CM de Monforte), alguns dos autarcas que iniciaram este percurso democrático nas edilidades locais, foram homenageados através da entrega de “Jarras da Liberdade”, manufaturadas na conceituada Cerâmica da Torre do Sino, bem como o livro “25 de abril de 1974, quinta-feira”, do fotojornalista Alfredo Cunha.

O sentimento de gratidão de todos os presentes para com os homenageados, em virtude do serviço prestado à causa pública, levou os ex-autarcas a refletir sobre os desafios que encontraram no processo de transição que o país atravessava, mas também sobre os colegas autarcas – muitos já não se encontram entre nós – que deram o seu imprescindível contributo a cada um dos 15 concelhos do Alto Alentejo, bem como a este território como um todo.

Neste dia em que se celebrou a democracia, a comemoração terminou com a primeira Assembleia Intermunicipal da CIMAA deste ano, que se realizou no Convento de São Francisco, em Castelo de Vide.

Formação Simplex Urbanístico decorreu nos Paços do Concelho de Campo Maior

Uma Formação Simplex Urbanístico decorreu esta manhã de segunda-feira,  dia 22 de abril, nos Paços do Concelho de Campo Maior.

Esta formação, dirigida aos funcionários da Divisão de Obras e Urbanismo e do Balcão Único de Atendimento do Município de Campo Maior, visa dotar os formandos de conhecimentos acerca das alterações impostas pelo Decreto-Lei N°.10/2024 de 8 de janeiro, ficando habilitados para as identificar e aplicar na prática.

Estiveram presentes o pesidente do Município, Luís Rosinha, o vereador Paulo Pinheiro, o Chefe da Divisão de Obras e Urbanismo, Rui Carneiro, e o Dirigente de Nível 3, José Filipe Lopes.

Dia Mundial da Terra celebra-se esta segunda-feira

Celebra-se hoje, dia 22 de abril, o Dia Mundial da Terra, que foi instituído em 2009, em Assembleia-geral das Nações Unidas.

A partir desta data ficou reconhecido que a terra e os seus ecossistemas são o nosso lar, e que para alcançar um justo equilíbrio entre as necessidades económicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras é necessário promover a harmonia com a natureza e a Terra.

Neste dia é importante lembrar que precisamos de uma mudança para uma economia mais sustentável que funcione tanto para as pessoas como para o planeta. “Juntem-se ao movimento global para restaurar o nosso mundo!” é o apelo que as Nações Unidas fazem.

Tudo para saber sobre o Dia Mundial da Terra, no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir, na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou podcast abaixo:

Revolução dos Cravos e liberdade explicadas às crianças do concelho pela ARKUS

“Liberdade” é o nome da peça de teatro que a Associação Juvenil Arkus está a apresentar às cerca de mil crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Elvas, com o objetivo de lhes explicar a importância do 25 de Abril.

Raquel Pirota, atriz e membro da associação, revela que esta peça “não se baseia apenas no dia 25 de abril, mas recua até 1933, para que as crianças percebam o que aconteceu durante o Estado Novo e também qual o regime aplicado nessa altura, bem como a importância da Revolução”.

A atriz considera ainda importante transmitir que, há 50 anos atrás não havia liberdade, para que eles lhe dêem valor”.

Esta peça de teatro conta com três personagens, aqui apresentadas por Raquel Pirota: “a avó que conta a história do 25 de abril, a neta que tem de fazer um trabalho sobre esse momento histórico, e ainda um soldade que entra com um cravo e um cartaz a dizer liberdade e a festejar esse momento”.

Na Escola de Santa Luzia os alunos de 1º ciclo puderam assistir a esta peça, que segundo a professora Nádia Lascas acaba por “complementar o que é ensinado em sala de aula, e também algumas atividades relacionadas com os 50 anos do 25 de abril, mas de uma forma lúdica”.

Degolados disputa primeiro Torneio de Jogo do Burro

O União Futebol de Degolados (UFD) promoveu no passado sábado, 20 de abril, na sua sede, o I Torneio de Jogo do Burro, que contou com a participação de mais de 20 pessoas.

Numa tarde de grande convívio, estiveram presentes, para além do presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo, e o presidente da UFD, Florival Cirilo, o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o vereador Paulo Pinheiro e o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo.

Esta iniciativa foi uma organização do UFD, que contou com o apoio do Município de Campo Maior, da Junta de Freguesia de Degolados e da Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre.

Fernando Fitas apresenta “Levar às Mãos o Lume” em Campo Maior

O poeta campomaiorense Fernando Fitas apresentou em Campo Maior, no passado sábado, 20 de abril, o seu mais recente trabalho: “Levar às Mãos o Lume”.

A sessão de apresentação do livro aconteceu nas galerias do Museu Aberto e contou com a participação da vereadora São Silveirinha, ao lado de Luís Maçarico, que apresentou o livro, e de José Vaz, que declamou alguns poemas da obra.

Estiveram ainda presentes o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o deputado da Assembleia da República, Ricardo Pinheiro, os vereadores Paulo Pinheiro, Paulo Almeida e Fátima Vitorino, e José Leão, em representação da Junta de Freguesia da Expectação.

“Levar às Mãos o Lume” reúne um conjunto de poemas escritos há cerca de oito anos, os quais, pela sua natureza, não cabiam em nenhum dos livros entretanto publicados pelo autor, designadamente por se tratar de textos que visam denunciar arbitrariedades e injustiças.

Esta apresentação do livro de Fernando Fitas esteve inserida nas comemorações, em Campo Maior, do 50.º aniversário do 25 de abril de 1974.