CIMAA celebra 50 anos do 25 de Abril no dia 18 em Castelo de Vide

A Assembleia e o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) irão assinalar o 50.º aniversário do 25 de abril de 1974 no próximo dia 18 de abril, em Castelo de Vide.

O programa das comemorações inicia-se às 15 horas com a deposição de uma coroa de flores junto ao busto de Salgueiro Maia, no Parque 25 de Abril, seguido de uma visita guiada dos autarcas à Casa da Cidadania Salgueiro Maia. No final da visita decorrerá, no auditório da Casa da Cidadania, uma homenagem aos Presidentes de Câmara e Presidentes de Assembleia Municipal eleitos em 1976, nas primeiras eleições livres do poder local.

O dia culminará, às 18 horas, com uma reunião da Assembleia Intermunicipal no auditório do Convento de São Francisco, da Fundação Nossa Senhora da Esperança, onde os deputados intermunicipais irão conhecer, em primeira mão, os livros escritos e ilustrados por cerca de 600 crianças dos 3.º e 4.º anos dos agrupamentos de escolas do Alto Alentejo, uma iniciativa em parceria com a Fábrica de Histórias da CABEÇUDOS. Cada um dos quinze textos temáticos é da responsabilidade de um grupo de cerca de 20 crianças do 4º ano de cada um dos municípios e a sua ilustração da responsabilidade de outro grupo de cerca de 20 alunos do 3º ano.

Entre os dias 19 de abril e 17 de maio, os livros são apresentados à comunidade escolar e forças vivas municipais, em cada um dos 15 municípios que integram a CIMAA, e distribuídos a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Alto Alentejo.

Romaria ao Rei Santo cumpre-se no domingo em Arronches

Foto arquivo

A Romaria até ao Rei Santo, em Arronches, volta a cumprir-se no próximo domingo, 14 de abril, numa caminhada que parte das várias freguesias do concelho e também da localidade de La Codosera.

Esta tradição decorre “sempre no segundo fim de semana depois da Páscoa e reúne centenas de pessoas”, revela João Crespo, presidente da Câmara de Arronches, e culmina com uma festa, que se assume como “religiosa e popular, mas acima de tudo de muito convívio”.

A Romaria ao Rei Santo tem início marcado para as 9 horas, com a concentração dos Romeiros no Bairro Novo de Esperança, para transportarem a imagem do Rei Santo, segue-se pelas 11.30 horas a concentração dos caminheiros para se iniciar a subida até à Ermida.

Pelas 13 horas há almoço convívio entre a população e Às 15 horas decorre a missa e procissão.

As inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal de Arronches, ou nas juntas de freguesia.

Oitava jornada do Torneio da Malha “João Brioso” este sábado na Calçadinha

A Freguesia de São Brás e São Lourenço acolhe este sábado, 13 de abril, a oitava jornada do Torneio da Malha do Concelho de Elvas “João Brioso.

Até ao momento, José Domingos lidera a classificação Geral, no escalão de veteranos. Sempre “bem classificado”, neste torneio, revela José Domingos, considera que deveriam existir “mais jovens” a praticar a modalidade, que se caracteriza, acima de tudo, pelo “convívio entre todos”.

A prova, hoje, está marcada para as 14.30 horas, junto ao polidesportivo da Calçadinha.

Festival Taurino 3º Memorial José Tello Barradas este sábado em Santa Eulália

A Praça de Touros de Santa Eulália, no concelho de Elvas, será este sábado, 13 de abril, a partir das 17 horas, palco do Festival Taurino 3º Memorial José Tello Barradas.

João Moura, António Ribeiro Telles, Ana Batista, Marcos Bastinhas, Francisco Palha e Tomás Moura são os cavaleiros que compõem o cartel de “luxo” desta corrida. De acordo com Alberto Barradas, responsável pela organização do festival taruino, este é um cartel que se assemelha aos de Lisboa, “ao nível e à dimensão” do homenageado, o seu irmão José Tello Barradas.

Nesta corrida, vão pegar os touros da ganadaria do Foro do Almeida os Forcados Académicos de Elvas e Coimbra e os Amadores de Arronches.

José Tello Barradas, para além de escritor e conferencista, foi também apoderado e um grande amante da tauromaquia.

Exposição sobre “como é ser criança atrás das grades” inaugurada este sábado no Espaço.arte

Foto: Catarina Araújo Ribeiro

“Punctum – Ser Criança atrás das grades” é o nome da exposição de fotografia, que é inaugurada na tarde deste sábado, 13 de abril, no espaço.arte, em Casmpo Maior.

Esta mostra “conta com 24 fotografias da fotógrafa Catarina Araújo Ribeiro, que passou três meses no Estabelecimento Prisional de Tires, a captar o dia-a-dia das 17 crianças que vivem com as mães que estão presas, neste estabelecimento prisional”, revela a vereadora São Silveirinha. Esta exposição assume-se como “uma reflexão sobre a liberdade ou a falta dela”, considerando que as fotografias são “bastante interessantes”.

A inauguração desta exposição de fotografia está marcada para hoje, às 15 horas, no Espaço.arte, em Campo Maior, onde fica patente até dia 7 de julho.

Esta iniciativa insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, desenvolvidas pelo município de Campo Maior.