Meia Maratona Badajoz-Elvas cancelada pelo segundo ano consecutivo

A realização da 34ª edição da Meia Maratona Badajoz-Elvas, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, prevista para o próximo domingo, 14 de abril, foi cancelada. Em causa está o facto da polícia municipal, do outro lado da fronteira, não garantir, em segurança, a saída da prova de Badajoz.

Dando conta que se chegou a pensar numa alternativa, o vereador Hermenegildo Rodrigues garante que, por parte do Município de Elvas, “tudo foi feito” para que a prova fosse uma realidade. “Pusemos inclusivamente a hipótese de fazer a meia maratona até à fronteira, mas ouvimos todas as entidades envolvidas e chegámos à conclusão que talvez fosse benéfico não alterar aquela que é uma rotina de há 34 anos a esta parte”, começa por dizer.

A verdade é que “não estando reunidas as condições necessárias de segurança”, e apesar da Câmara de Elvas ter demonstrado a sua disponibilidade em “fazer a meia até à fronteira e voltar”, adianta o vereador, a autarquia notou que algumas entidades envolvidas na organização da prova “não aceitariam de bom grado essa situação”. Para além disso, também o regulamento da Meia Maratona viria a ter de sofrer alterações.

“Continuamos a aguardar que a situação se resolva, para que não continuemos neste impasse”, diz ainda Hermenegildo Rodrigues, que recorda que já foram várias as provas desportivas canceladas, como a do Baluarte e a Meia Maratona Elvas-Badajoz. “Tivemos também alguma dificuldade face às normas de segurança para levar por diante a segunda edição do EuroBEC Granfondo, mas obviamente contámos com a disponibilidade total, quer da Guardia Civil, quer da GNR, que garantiram a segurança ao longo do circuito”, diz ainda.

Esta é a segunda vez consecutiva que esta 34ª edição da Meia Maratona Badajoz-Elvas é cancelada, sendo que também no ano passado, pelos mesmos motivos, não se realizou.