Bênção e procissão de Ramos este domingo em Campo Maior

Campo Maior celebra este domingo, 24 de março, o Domingo de Ramos.

As celebrações religiosas têm início às 10.30 horas, com a bênção dos ramos na Igreja de São João Baptista, seguida de procissão em direção à Igreja Matriz, onde será celebrada a Eucaristia.

Eduard Prades vence quarta etapa da “Alentejana” e é o novo Camisola Amarela

Eduard Prades, da Caja Rural – Seguros RGA é o vencedor da penúltima etapa da Volta ao Alentejo que uniu este sábado, 23 de março, Monforte a Castelo de Vide, numa distância de 148 quilómetros.

O ciclista espanhol é também o novo Camisola Amarela da prova.

Em segundo lugar ficouFrancisco Penuela, da Rádio Popular – Paredes- Boavista e o terceiro classificado, nesta etapa foi Abner Gonzalez, da Efapel Cycling.

A 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola termina amanhã, na Praça do Giraldo, em Évora.

Para esta derradeira etapa da “Alentejana”, os ciclistas partem de Nisa, pelas 11 horas, para um percurso de 188 quilómetros. A chegada à meta do pelotão está prevista para as 15h43. Esta última etapa inclui três metas volantes, em Avis, Mora e Arraiolos, e prémio de montanha em Alter do Chão.

Acompanhe os últimos momentos da “Alentejana” na Rádio ELVAS.

Festas de Nossa Senhora da Enxara começam este sábado com procissão

As Festas de Nossa Senhora da Enxara têm início já esta noite de sábado, dia 23 de março, no entanto a programação estende-se até dia 1 de abril.

Neste sábado, como revela um dos responsáveis da Comissão de Festas, José António Caramelo, decorre “a procissão com a imagem da santa, de Ouguela para o Santuário da Enxara”.

Estas festas assumem-se como “muito importantes para as gentes da vila”, uma vez que é também altura de acampar no campo, por esta época de Páscoa. José António Caramelo garante que “há uma zona, da responsabilidade da Comissão, que “está já praticamente reservada”.

Procissão de Nossa Senhora da Enxara, marcada para hoje às 21 horas, com saída de Ouguela em direção ao Santuário da Enxara.

Encontro infantil em Campo Maior promove convívio entre judocas do distrito (c/fotos)

O encontro infantil de judo que decorreu esta manhã de sábado, 23 de março, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, contou com cerca de 80 atletas, dos 5 aos 12 anos.

Organizado pela Associação Distrital de Judo, foram seis, os clube do distrito, a marcar presença nesta iniciativa, que “estava previsto realizar-se na passada semana, mas teve de ser alterada devido a uma formação de treinadores que decorria no mesmo dia”, revela Chavigas Drogas, presidente da Associação de Judo de Portalegre e responsável pela modalidade, na Casa do Povo de Campo Maior.

Da Casa do Povo de Campo Maior participaram 23 atletas. Chavigas Drogas diz ainda que esta iniciativa tem, como principal objetivo “que os jovens judocas tenham contacto com a modalidade em termos competitivos mas, acima de tudo, de conviverem com outras crianças”.

Já Rosa Costa, treinadora de judo no CRP da Boa-Fé, levou 15 atletas, considerando estas iniciativas de extrema importância para que os atletas “contactem com crianças de outros clubes, e com a competição e, ao mesmo tempo, que se elimine o mito de que a competição é agressiva ou perigosa, o que não é verdade, porque há um sistema muito bom de ensino, e eles estão felizes, fazem amigos e isso é o mais importante”.

Rosa Costa enaltece ainda a importância da presença dos pais, nestes encontros, considerando que são “determinante nestas idades, para que os mais novos consolidem a aprendizagem, nas modalidades”.

Natalino Borrega, do Sporting Clube Campomaiorense, que levou 12 atletas, garante que é este tipo de encontros que “dá vida ao judo”, pelo facto de as “crianças se divertirem e terem contacto com aquilo que é a competição”.

Para além destes três clubes, participaram na iniciativa o Clube Desportivo de Portalegre, o Eléctrico Futebol Clube e o Montargilense.

Presente na entrega de medalhas esteve o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, que se demonstrou satisfeito com a quantidade crianças que participaram neste encontro, acima de tudo, a “praticar desporto e a fazer bem à sua saúde”. O autarca diz ainda que este tipo de encontro revela que “ o judo continua a ter muita vida e, em Campo Maior há garante de continuidade da modalidade, através do Sporting Clube Campomaiorense e da Casa do Povo”.

11ª edição da Festa do Arroz este sábado em Ponte de Sor

O Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor acolhe, este sábado, 23 de março, a 11ª  edição da Festa do Arroz.

Segundo Sérgia Betencourt, vereadora da Câmara Municipal de Ponte de Sor o objetivo “é realçar um produto que foi muito importante na economia local do concelho”.

“O Centro de Artes e Cultura (CAC) funciona numa fábrica de moagem de cereais e descasque do arroz que ali funcionou durante 50 anos. A ideia de criar a festa do arroz surgiu de toda a equipa que trabalha no CAC”, de forma a “cativar a população do concelho, para atraí-los para o espaço e que sentissem que era um espaço de todos, porque foi uma fábrica onde trabalhou muita gente, por onde muitas pessoas passaram”, referiu a vereadora.

“Este evento conta com um concurso de arroz doce em duas vertentes: o tradicional e o inovador. O município fornece o arroz e os restantes ingredientes e depois os concorrentes fazem o arroz doce na quantidade que nós pedimos as portas são abertas à população e toda a gente come arroz doce à descrição”, acrescentou.

A 11ª  edição da Festa do Arroz de Ponte de Sor, este sábado pelas 15 horas, conta com um showcoocking com a chefe italiana Maria Menegato, um  concurso de arroz doce tradicional e inovador e um espetáculo com os cantadores do Alentejo.

Conferência este sábado na Casa da História Judaica de Elvas

No âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, a Casa da História Judaica, em Elvas, recebe a conferência “A Presença Judaica em Elvas”, este sábado, dia 23 de março, pelas 16 horas.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, conta com duas comunicações: “Quotidianos e sociabilidades judaicas na Elvas medieval”, por Beatriz Felício (CHAIA-Universidade de Évora), e “Vigiar a Fé num território de fronteira: a presença da Inquisição em Elvas (séculos XVI-XIX)”, por Bruno Lopes (CIDEHUS-Universidade de Évora).

Nesta conferência podem participar todos os interessados, bastando para o efeito estar no local e hora indicado.

Carlos Cunha Produções apresenta “O último Fecha a Porta” no Centro Cultural

A peça de teatro “O Último fecha a Porta”, da companhia Carlos Cunha Produções é apresentada esta noite de sábado, 23 de março, no Centro Cultural de Campo Maior, no âmbito da iniciativa Mês do Teatro, promovida pelo município.

Este espetáculo, garante a produtora e atriz Érica Mota, “conta a história de dois amigos de longa data que decidem fazer exames e um deles descobre que está a morrer”. Nessa altura” faz uma lista de desejos insólitos e a peça reside à volta disso e tem arrancado muitas gargalhadas ao público”.

Érica Mota revela que esta peça tem tido “uma ótima recetividade por parte por público”, demonstrando-se “muito feliz” por apresentar este espetáculo em Campo Maior.

“O último” fecha a porta”, que conta com os atores Carlos Cunha, Nuno Pires e Érica Mota é apresentado hoje, pelas 21.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior. Os bilhetes, com um custo de três de euros, podem ser adquiridos no Centro Cultural ou em ticketline.pt.

Alunos de Campo Maior plantam árvores e mini-horta em Dia Mundial da Árvore

De forma a assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se celebrou a 21 de março, o Município de Campo Maior ao longo da semana promoveu a plantação de árvores, floreiras, espécies autóctones e uma mini-horta com a ajuda dos alunos das escolas do concelho.

Neste sentido, esta iniciativa pretendeu sensibilizar para a importância das árvores e o seu contributo para um ambiente mais sustentável.

O Programa de Sustentabilidade de Vinhos do Alentejo, implementado pela Adega Mayor, que está ligado à germinação e plantação de árvores autóctones, associou-se também ao evento, em colaboração com o Centro Educativo Alice Nabeiro, o Agrupamento de Escolas e o Município, disponibilizando 90 sobreiros que foram plantados nas escolas.