Candidaturas abertas às operações “Títulos de Impacto Social”

O período do aviso de concurso às operações “Títulos de Impacto Social” econtra-se aberto, desde 29 de fevereiro, até dia 19 de dezembro de 2025.

A ação “Títulos de Impacto Social” destina-se a promover a experimentação de soluções inovadoras em áreas prioritárias de política pública, promovendo uma cultura de prestação de serviços públicos orientada para os resultados e são orientadas para resultados, que proponham indicadores e metas quantificáveis, permitindo ganhos mensuráveis e capazes de gerar impacto na melhoria de respostas, em áreas prioritárias de política pública.

As operações são apoiadas por investidores sociais que financiam integralmente a intervenção durante a sua execução, sendo o pagamento a estes investidores efetuado após a obtenção dos resultados e apenas mediante o cumprimento das metas previamente contratualizadas.

Podem candidatar-se as entidades da economia social e as entidades públicas e privadas, especificadas que integram uma parceria. A parceria deve, obrigatoriamente, contemplar, no mínimo, um investidor social e uma entidade da economia social ou outra entidade privada que realize a intervenção (entidade implementadora).

A área geográfica abrangida pelas operações é NUTS II – Alentejo, sendo a dotação indicativa disponível de 510 mil euros a uma taxa máxima de cofinanciamento FSE de 85 por cento.

Vila Viçosa: com telhado em ruínas, Igreja da Lapa vai ser alvo de obras 

A Igreja da Lapa, um dos mais emblemáticos edifícios religiosos de Vila Viçosa, construído nos tempos do reinado de D. José I, vai ser alvo de uma intervenção, dado o estado avançado de degradação da sua cobertura.

Para fazer face aos problemas existentes naquele edifício religioso, explica o presidente da Câmara de Vila Viçosa, Inácio Esperança, e com o intuito de se candidatar o projeto de requalificação a fundos comunitários, foi já realizado, em conjunto com a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, um levantamento topográfico, fundamental para a realização do futuro projeto.

“Estamos a solicitar orçamentos para fazermos o projeto de intervenção e aguardamos que haja algum fundo comunitário, a que possamos candidatar o projeto, para, pelo menos, salvaguardar a questão do telhado, que está em ruínas”, explica o autarca.

Neste levantamento topográfico, que Inácio Esperança diz ser “muito completo”, o Município de Vila Viçosa envolveu, não só a Irmandade da Lapa, mas também empresas, como a Solubema. “Agora estamos na fase da elaboração do projeto, porque sem isso não se pode intervir num património que é classificado”, acrescenta.

Só em projetos, o Município de Vila Viçosa irá investir cerca de 60 mil euros. Quando à obra, “nunca será coisa para menos de um milhão de euros”.

Devido ao mau tempo, a proteção da zona do altar-mor da Igreja da Lapa foi removida pela força do vento. Entretanto, o Município de Vila Viçosa procedeu à colocação de uma nova proteção provisória mais resistente, de forma a proteger a entrada de água da chuva.

Eleições e ambiente em destaque no “Ambiente em FM”

Estamos em plena campanha eleitoral e os ambientalistas, através da coligação C7, da qual a Quercus faz parte, têm manifestado algumas preocupações, relativas ao ambiente.

A Coligação C7 destaca, para estas eleições, medidas como a conservação e restauro da natureza, dentro e fora de áreas classificadas, e também ações relacionadas ao clima e energia, agricultura

As metas incluem garantir o cumprimento da proteção de 30% do território terrestre e marinho até 2030, garantir a implementação da Rede Natura 2000, elaborar e implementar o Plano Nacional de Restauro, promover o restauro dos rios, aumentar o financiamento para ações de conservação da natureza, manter a defesa da proteção do lobo a nível europeu, e criar legislação para a conservação das árvores junto das estradas nacionais e municipais.

Tudo para saber sobre a Coligação C7 e as suas medidas para estas eleições legislativas, no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Chocko lança “A Tua Dança” integrada no seu novo projeto musical

O artista elvense Ruben Domingos, de nome artístico Chocko lançou recentemente a primeira música do seu novo projeto que prevê o lançamento de, pelo menos, um novo tema por mês.

Ruben Domingos revela que, depois de uma paragem, regressa agora com novas músicas, neste projeto, que considera estar “bem elaborado”, em que aborda vários temas. “Estive um pouco desligado da música, mas não estive parado e, este ano de 2024, deu-me o ‘click’ e sinto que sou uma pessoa diferente, consigo passar os meus sentimentos para o microfone e tenho condições para criar novas músicas”, adianta. Todos os meses será lançada uma música nova com videoclipe, a estar disponível em todas as plataformas digitais, e em cada uma delas o artista fala de diversos temas.

“A Tua Dança” assim se chama o primeiro tema que já está disponível em todas as plataformas digitais e que fala, segundo explica o artista, de “um relacionamento desgastado”, pelo que considera que muitas pessoas irão rever.

Ainda este ano, Ruben Domingos vai fazer a sua primeira tour de norte a sul do país. Sem querer revelar muito sobre este assunto, o artista garante que esta oportunidade resulta do seu “trabalho e profissionalismo”.

A entrevista completa a Ruben Domingos sobre este novo projeto musical que pode ouvir, no podcast abaixo:

Em 2023, a Capela dos Ossos de Campo Maior foi o espaço mais visitado na vila

Campo Maior recebeu, no ano passado, cerca de 23.500 visitantes, que procuraram conhecer o que de melhor a vila, em termos de património, tem para oferecer.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, revela que os espaços museológicos mais visitados foram “a Capela dos Ossos, a Casa das Flores/ Museu Aberto e o Lagar Museu, sendo que os meses mais fortes foram abril, agosto e setembro”.

Relativamente à capela dos Ossos, que abriu ao público, depois de obras de requalificação, há pouco mais de um ano, foi o espaço que recebeu o maior número de visitas. A vereadora adianta que “o turismo religioso tem cada vez mais procura e este é, por isso, o espaço mas visitado na vila”.

A aposta do município no turismo e cultura “têm dado muitos frutos e este é o caminho que queremos continuar a fomentar, porque a cultura e o turismo movimentam a economia do concelho e é isso que queremos”, diz ainda São Silveirinha.