Festival do Peixe do Rio: II Maratona Fotográfica este sábado em Alandroal

A segunda Maratona Fotográfica tem lugar amanhã, sábado, dia 2 de março, em Alandroal. Uma iniciativa inserida no Festival do Peixe do Rio.

O objetivo desta iniciativa passa por registar e realçar toda a dinâmica que resulta do rio e do peixe do rio, nomeadamente a fauna, a flora, o património histórico e natural, as suas gentes, a arte da pesca e a gastronomia.

A iniciativa tem concentração marcada às 8 horas, do dia 2 de março, no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias, em Alandroal, sendo que o município oferece almoço para todos os participantes.

Arronches celebra 25 de Abril com vários espetáculos e exposições

O Município de Arronches promove uma vasta programação dedicada aos 50 do 25 de Abril, ao longo de todo o mês, com início logo na quinta-feira, dia 4, com a inauguração da exposição “Mulher” no Convento de Nossa Senhora da Luz.

Segue-se, no dia 5, uma masterclass de percussão com Álvaro Cortez, no Centro Cultural, local onde, na noite de sábado, dia 6, o artista se apresenta ao público em concerto.

Já no dia 11, no Convento de Nossa Senhora da Luz, será inaugurada a exposição “Um Olhar Sobre o 25 de Abril em Arronches”. No dia seguinte, no mesmo local, alunos do pré-escolar apresentam “Canções de Abril”, e de 5º ano o “Clube de Notas de Poesia”.

A 20 de abril, a autarquia proporciona à população uma visita à Casa de Salgueiro Maia, em Castelo de Vide, sendo que no dia 24, o Grupo de Cavaquinhos de Estremoz sobe ao palco do Centro Cultural de Arronches.

No próprio dia 25, realiza-se a tradicional solta de pombas, seguida do içar da Bandeira Nacional, nos Paços do Concelho e nas Juntas de Freguesia. Um passeio de Vespa, Bibliovida e leitura da ata de 25 de abril de 1974 do executivo da Câmara Municipal de Arronches são as outras das iniciativas que servem para celebrar esta data histórica.

Por fim, a 27 de abril, Luís Represas junta-se à Escola de Música e à Academia Sénior de Arronches para um concerto no Centro Cultural da vila.

“Calatroia’s Fest” leva as Músicas do Mundo ao CAEP

Galandum Galundaina

14 anos depois, as Músicas do Mundo estão de regresso, entre hoje e amanhã, dias 1 e 2 de março, ao Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP).

Contando com a curadoria do Grupo de Cantares de Portalegre “Semeador”, que está a comemorar 40 anos de existência, e coorganização da Câmara Municipal, o evento, agora designado de “Calatroia’s Fest”, explica o diretor artístico do CAEP, Joaquim Ribeiro, será realizado de dois em dois anos, intercalado com um Festival de Blues (o “Horned Snake Blues Fest”, que decorreu no ano passado).

Este festival de Músicas do Mundo, através do qual se pretende celebrar a riqueza e diversidade musical como expressão da cultura dos povos, da sua tradição e da sua história, tem início esta sexta-feira, com a atuação dos portugueses Galandum Galundaina, pelas 21h30, no Grande Auditório do CAEP, seguindo-se os Al-Caravan, do Magreb, no Espaço Café-Concerto.

Já amanhã, ao palco do Grande Auditório do CAEP sobem os espanhóis Ergutío, juntamente com “O Semeador” e os Roncos do Diabo. Terminado esse espetáculo, os Al-Caravan voltam a animar o Espaço Café-Concerto. Tanto hoje como amanhã, os espetáculos têm início às 21h30.

“Paralelamente a este espectro musical, vamos ter também uma feira de artesanato, que vai funcionar enquanto decorrem os concertos”, revela ainda Joaquim Ribeiro.

 

 

Baixas médicas com novas regras a partir desta sexta-feira

Os serviços de urgência e o setor privado e social podem, a partir de hoje, 1 de março, emitir atestados de incapacidade temporária, as chamadas baixas médicas. Desta forma, os doentes deixam de ter de ir obrigatoriamente a uma consulta no centro de saúde.

Podem agora passar baixas médicas, de acordo com o decreto-lei aprovado em dezembro, “as entidades prestadoras de cuidados de saúde públicas, privadas e sociais, designadamente cuidados de saúde primários, serviços de prevenção e tratamento da toxicodependência, e cuidados de saúde hospitalares, incluindo serviços de urgência”,

Com este alargamento, um doente que tenha sofrido uma situação de doença aguda urgente, e que tenha sido observado num serviço de urgência, deixa de precisar de se deslocar aos cuidados de saúde primários apenas para requerer o respetivo certificado de incapacidade temporária para o trabalho (CIT).

Ainda assim, e para que utentes não urgentes passem a dirigir-se às urgências, com o intuito de obter uma baixa médica, a medida não se aplica àqueles a quem tenha sido atribuída pulseira azul (doente não urgente) ou verde (doente pouco urgente).

Segundo o mesmo decreto-lei, o período inicial para a baixa médica de doentes oncológicos e vítimas de doença isquémica cardíaca e de acidente vascular cerebral (AVC) pode agora ser prolongado de 30 para 90 dias, sendo a decisão final dada pelo médico. Em situações de pós-operatório, os limites temporais para o período inicial e para o prolongamento da baixa passam de 30 a 60 dias. Em caso de diagnóstico de tuberculose, o período inicial da baixa pode ser estendido pelo médico até 180 dias.

ERT do Alentejo e Ribatejo lança portal de percursos ‘Walking & Cycling’

A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo acaba de lançar o portal Alentejo & Ribatejo Outdoor, uma plataforma que agrega a oferta de ‘Walking & Cycling’ dos dois destinos.

Através do site http://www.alentejo-ribatejo-outdoor.com/pt, é possível ter acesso a cerca de 130 percursos pedestres e mais de 140 percursos de bicicleta (BTT, ciclismo de estrada, gravel e cicloturismo) dos territórios alentejanos e ribatejanos, aos ‘Caminhos de Santiago’ e respetivas etapas que atravessam os destinos e informação e à localização dos Centros Cyclin’Portugal para apoio ao ciclista. O portal permite ainda descarregar e navegar nas aplicações Caminhos de Santiago, Responsible Trails e Outdooractive.

Neste novo portal passamos a disponibilizar informação estruturada e detalhada sobre as várias opções de percursos dos dois destinos. Existe uma oferta diversificada quer no Alentejo, quer no Ribatejo, que convidamos a explorar ao longo de todo o ano. Este lançamento insere-se na estratégia de desenvolvimento regional da oferta turística e reforçar a estruturação dos produtos e a sua divulgação junto do público-alvo”, adianta o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos.

Para quem pretende visitar a natureza do Alentejo e Ribatejo, encontra neste portal as diferentes opções desenvolvidas pelas entidades gestoras, nomeadamente Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Rota Vicentina, Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e seus municípios.

O portal de destino Alentejo & Ribatejo Outdoor foi desenvolvido em parceria com a A2Z, tendo subjacente a tecnologia Outdooractive, para que os utilizadores planeiem a aventura de natureza e façam a navegação pelos percursos, recorrendo ao portal e às aplicações para smartphone.

Através do portal do mundo outdoor do Alentejo e Ribatejo, os visitantes poderão, assim, alcançar as melhores experiências ao ar livre, desde a fase da inspiração da visita, exploração e escolha, identificação dos seus pontos de interesse e alojamentos bike friendly de forma georreferenciada.

A apresentação desta nova ferramenta de comunicação da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo realizou-se esta sexta-feira, dia 1 de março, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Calendário anual de eventos do Alentejo, Caiado de Fresco e Calendário Anual de Eventos do Ribatejo, Viva a Festa

O stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo na BTL foi também o palco da divulgação do calendário anual de eventos que irão decorrer em 2024 nos dois destinos.

A agenda anual do Ribatejo celebra a gastronomia, a natureza, a música e o cavalo , em diversos eventos como o Mês da Enguia e Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais, em Salvaterra de Magos, em Março; o Festival Internacional de Balonismo, em Coruche, de 21 a 24 deste mês; o Festival do Vinho do Cartaxo, entre 26 de abril e 1 de maio; o Sorraia Summer Fest, de 12 a 14 de julho, na Reserva Natural do Cavalo Sorraia; o Festival da Sopa da Pedra, de 26 de agosto a 1 de setembro, em Almeirim; ou a Feira do Cavalo da Golegã, de 1 a 11 de novembro.

O Alentejo convida a viver a sua autenticidade, identidade e tradição, aliadas à inovação. Até dezembro, muitas são as propostas para visitar as terras alentejanas, desde o Congresso das Açordas, de 22 de março a 7 de abril, em Portel; passando pela XXI Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre, nos dias 19 e 20 de abril; o Pés no Chão – Festival Internacional de Dança de Campo Maior, de 03 a 05 de maio; Congresso das Migas, em Mourão, em maio; ou o 10º Festival Internacional de Música de Marvão, de 19 a 28 de julho.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, conclui: “Muitos são os motivos para visitar o Ribatejo e o Alentejo em 2024. A acrescer à nossa oferta é possível agora escolher um ou mais eventos destes dois calendários contendo ambos experiências irrecusáveis”.

DECO congratula-se atribuição de passes gratuitos a estudantes de ensino profissional

DECO congratula-se com a publicação da Portaria que prevê a atribuição de passes gratuitos, na modalidade estudante sub 23+TP, a estudantes de ensino profissional.

Até aqui, apenas os estudantes do ensino superior estavam abrangidos pela redução do preço do passe dos transportes públicos. Esta é uma vitória da Associação que, desde logo, reivindicou este alargamento.

De acordo com esta Portaria que define as condições de atribuição dos passes gratuitos para estudantes, nas modalidades “sub 18+TP” e estudante “sub 23+TP”, os jovens com mais de 18 anos e até ao último dia do mês em que completam 24 anos, que estejam inscritos num estabelecimento de ensino nacional, seja ele de ensino básico, secundário, profissional ou superior, são beneficiários do passe gratuito para jovens estudantes, na modalidade estudante sub 23+TP.

A proposta inicial de Lei do Orçamento do Estado para 2024 previa, já, a gratuitidade dos passes “sub23”, contudo, abrangia apenas os estudantes do ensino superior. Na altura, apesar de a DECO ter aplaudido a iniciativa, reivindicou a alteração dos respetivos critérios de atribuição, por forma a passarem a abranger, também, os estudantes do ensino profissional.

É, pois, com satisfação que a DECO vê agora acolhida a sua reivindicação, pondo-se fim a uma situação de injustiça e reforçando-se o apoio aos jovens estudantes.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Esperados cerca de 200 atletas no XI Corta-Mato Cidade de Elvas

São cerca de 200 os atletas, desde benjamins a veteranos, que participam, na manhã de domingo, 3 de março, na 11ª edição do Corta-Mato Cidade de Elvas “Memorial a António Leitão”, junto ao Estádio Municipal de Atletismo.

Promovida pelo Clube Elvense de Natação (CEN), a prova, explica o presidente do clube, José Caldes, que integra o circuito de corta-mato da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, já vai tendo “alguma importância”. “Aquilo que esperamos é que corra dentro do expectável”, assegura, dando conta que esta é “mais uma oportunidade que os atletas têm de se mostrarem” nesta modalidade.

O início das provas, no domingo, está marcado para as 10 horas, sendo que o secretariado abre às 9 horas. “São vários percursos, porque à medida que for aumentando a idade, vai também aumentando o grau de exigência e o circuito será maior. Começamos sempre pelos mais novos, com os benjamins, e terminamos com os mais velhos”, adianta José Caldes.

No decorrer dos vários trajetos deste corta-mato, lembra ainda o responsável, os atletas têm oportunidade contemplar o património da cidade e toda a paisagem. “No arranque, vemos ali a zona da Boa-Fé. Depois na parte mais alta já se consegue ver a cidade de Elvas e Badajoz. Acabamos por ter aqui uma paisagem muito bonita e acho que, no local, existem as condições ideias para este evento”, garante.

“Estamos sempre dependentes de um proprietário, a quem nós agradecemos a cedência daquele terreno”, acrescenta presidente do CEN, lembrando ainda o “apoio importante” do Município de Elvas, pela cedência do próprio estádio, onde os atletas podem usar os balneários, e a zona do parque de estacionamento onde, a par do secretariado da prova, haverá ainda espaço para comes e bebes e alguma animação.

Revelando que há intenção de realizar, em Elvas, uma prova nacional de corta-mato, José Caldes garante que estão a ser estabelecidos contactos com a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre nesse sentido.

Sai em liberdade após “ameaças” no Centro de Saúde de Campo Maior

Uma mulher de 47 anos terá, alegadamente, proferido ontem ofensas e ameaças agravadas a profissionais de saúde, no Centro de Saúde de Campo Maior, quando, pela manhã, tentava ser atendida numa consulta de urgência, que foi agendada para a tarde.

Em comunicado, a GNR informa que “na sequência de uma denúncia por ameaças a duas assistentes operacionais, os militares deslocaram-se rapidamente para o local, onde presenciaram a suspeita a proferir ameaças às vítimas, tendo sido de imediato detida”  

A suspeita ficou em liberdade com Termo de Identidade e Residência por ordem do Tribunal Judicial de Elvas.

Caminhada da Mulher em prol da Loja Social este sábado em Campo Maior

A Caminhada da Mulher realiza-se amanhã, sábado, dia 2 março, com partida do jardim municipal de Campo Maior, às 9 horas.

A iniciativa, como revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha para além de “assinalar o dia da Mulher que se celebra na próxima sexta-feira, alia a prática desportiva à vertente social, uma vez que é solicitada a entrega de bens alimentares, aos participantes, que revertem para a loja social”.

A entrega de alimentos, refere São Silveirinha, “é muito importante, principalmente para todas as famílias carenciadas do concelho,” garantindo que “toda a ajuda é pouca”.

Esta iniciativa não carece de inscrição prévia, acrescenta a vereadora, bastando as pessoas aparecerem e juntarem-se à caminhada, adiantando que no final haverá uma demonstração de zumba.