V Encontro do Ensino Profissional decorre na Secundária de Campo Maior

O quinto encontro do Ensino Profissional decorre até sexta-feira, dia 1 de março, na Escola Secundária de Campo Maior.

Este encontro pretende promover o Ensino Profissional em Campo Maior, mostrando todo o trabalho que se tem realizado no Agrupamento de Escolas.

Na iniciativa, os alunos vão poder participar num conjunto de atividades que lhes vão mostrar várias possibilidades de futuro, assim como trocar experiências com estudantes de outras escolas profissionais que também vão participar no encontro.

A programação completa para conhecer no cartaz abaixo:

Tiago Salgueiro apresenta nova edição de “Do Japão para o Alentejo” em Évora

A nova edição do livro “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tensho em Évora e Vila Viçosa no ano de 1584”, de Tiago Salgueiro, é lançada esta quinta-feira, 29 de fevereiro, pelas 18 horas, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, em Évora.

Com o apoio do Município de Vila Viçosa e da Fundação da Casa de Bragança, em 2012, o autor calipolense lançou a primeira edição da obra. Nessa altura, segundo explica, procurou-se investigar os motivo e os objetivos da visita, em pleno século XVI, da embaixada, “que pertencia a uma família nobre do Japão”, à Corte dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa.

“Foram efetuadas duas edições, nesse período, e foi feita uma tradução para japonês, em 2014. O livro deu origem também a uma peça de teatro e, no ano passado, foi-me lançado o desafio, pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, para que a obra fosse novamente editada, uma vez que as edições anteriores tinham esgotado”, adianta o autor.

Nesta nova edição, a obra conta com “algumas atualizações ao projeto original”, com novas imagens, dando-lhe “uma nova dinâmica” adianta Tiago Salgueiro, tendo também como objetivo promover a vertente turística, quer de Vila Viçosa, quer de Évora.

“Tanto Évora como Vila Viçosa têm vindo a ser motivo de visita para os turistas japoneses e, tendo em conta que 2023 também foi um ano bastante intenso, do ponto de vista turístico, com o crescente número de turistas, vindos também do continente asiático. A nossa ideia aqui é contribuir para essa valorização e dinamização, através desta história, que é interessante do ponto de vista histórico, mas que também apela a novas dinâmicas do ponto de vista turístico”, explica ainda Tiago Salgueiro.

Esta nova edição da obra, editada pela Colibri, conta com prefácio do professor Vítor Serrão.

ESTG e ESAE do Politécnico de Portalegre mudam de nome

A nova designação de duas das escolas do Politécnico de Portalegre já entrou em vigor. Após os devidos trâmites, a Escola Superior Agrária de Elvas passa a chamar-se Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE)e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGD) adota a denominação de Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design.

Mudar a designação para Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design é, segundo o Politécnico de Portalegre revela em comunicado, “corresponder ao desenvolvimento e relevância da área do Design na Escola, que se foi consolidando ao longo dos anos da sua existência, traduzindo-se hoje num conjunto de cursos reconhecidos pela sua qualidade, com um número crescente de estudantes e um corpo docente qualificado.”

O Design vê, assim, refletida na designação da Escola “a importância que representou e continuará a representar para o crescimento e prestígio da instituição”.

Em Elvas, o objetivo foi “criar as condições necessárias à proposta de outras ofertas formativas, em domínios diferentes do saber, com vista à rentabilização dos recursos já existentes, ao nível das Ciências Agrárias e Veterinárias, potenciando a multidisciplinariedade e ampliando o leque de escolhas disponíveis para os estudantes se candidatarem ao Politécnico de Portalegre, numa ótica de sustentabilidade e de coesão territorial. Tendo sido precedida por reflexão e discussão interna alargada, a possibilidade desta mudança foi bem acolhida, quer na Escola, quer na comunidade”.

“Acredita-se que estão reunidas as condições para continuarmos no caminho do crescimento e afirmação do Politécnico de Portalegre”.

 

Festival “Terras do Borrego” de Sousel apresentado na BTL

O Município de Sousel, presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), até domingo, 3 de março, e integrando o stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, vai aproveitar o certame para apresentar a primeira edição do festival “Terras do Borrego”.

Em simultâneo a este festival, de acordo com o presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, vai decorrer, mais uma Quinzena Gastronómica “Terras do Borrego”. Com a envolvência de todos os municípios do distrito de Portalegre, esta iniciativa da Câmara Municipal de Sousel, de 24 de março a 7 de abril, chega à sua terceira edição prometendo, uma vez mais, “pratos deliciosos e momentos de grande confraternização nos mais de 120 restaurantes aderentes”.

Esta promoção feita na capital, no decorrer da BTL, vem no seguimento da última conferência do primeiro Ciclo “Terras do Borrego”, na Casa do Alentejo, em Lisboa. “Todos puderam degustar este produto que é tão nosso. O melhor borrego do mundo é aquele que é criado em Sousel”, diz ainda Manuel Valério.

Faleceu José Cândido Rosa Pereira antigo jogador do SC Campomaiorense

Faleceu José Cândido Rosa Pereira, antigo jogador do Sporting Clube Campomaiorense, aos 62 anos de idade.

José Pereira representou o clube de Campo Maior nas épocas de 1985/1986 e 1986/1987.

Numa publicação nas redes sociais o Sporting Clube Campomaiorense deixou “ as condolências à família, pela partida do homem e do profissional, que deixará saudades pela sua entrega e dedicação”, dizendo ainda que “o futebol português ficou mais pobre”.

CIMAA tem de estar “obrigatoriamente” na BTL, diz Hugo Hilário

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) “tem marcado posição na maior feira de turismo do país e uma das melhores exposições, a nível da Península Ibérica e até da Europa”, de há alguns anos a esta parte, garante o presidente Hugo Hilário.

Presença assídua há vários anos na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a CIMAA tem vindo “a concertar todas as respostas dos 15 concelhos do distrito e levá-las a mostrar àqueles que, de outras paragens e regiões, visitam a feira internacional de turismo de Lisboa”.

Considerando que a CIMAA tem de, no seu entendimento, estar “obrigatoriamente” na BTL, Hugo Hilário diz ainda que o objetivo é marcar uma posição, mostrar os seus produtos e captar e atrair investimento e pessoas para o Alto Alentejo.

João Crespo: BTL é “a melhor montra para divulgar Arronches”

O Município de Arronches, com um stand próprio, em conjunto com os outros três municípios do Parque Natural da Serra de São Mamede – Portalegre, Castelo de Vide e Marvão –, e integrado no espaço do Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre entre esta quarta-feira, 28 de fevereiro, e domingo, dia 3 de março.

“Vamos ter atividades em conjunto e uma série de apresentações também dos quatro municípios, numa ótica de divulgação deste cantinho do Alentejo”, refere o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo. “Lá estaremos para divulgar Arronches e o Parque Natural da Serra de São Mamede”, acrescenta.

Lembrando que “a vertente turística é um dos grandes fatores de desenvolvimento económico deste território”, o autarca explica ainda que tem sido feito uma aposta “muito forte também nessa vertente, ao nível da promoção”. “A BTL é a melhor montra para divulgarmos o território de Arronches e lá estaremos, como sempre”, remata.

Projeto “Escolas de Atletismo” apresentado em Campo Maior

O projeto desportivo distrital “Escolas de Atletismo”, promovido pela Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, é lançado esta quinta-feira, 29 de fevereiro, na Escola Secundária de Campo Maior, pelas 10h40.

A apresentação do projeto, que inclui uma palestra, e que se insere no âmbito do V Encontro do Ensino Profissional, que decorre na secundária campomaiorense, contará com as intervenções do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, do presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, Luís Rodrigues, e de Carlos Pepê, representante do grupo Campo Maior Trail Runners.

“A presença dos responsáveis escolares do distrito, do poder político, de técnicos de desporto dos municípios e os clubes da região é fundamental para podermos germinar uma visão sustentável da nossa modalidade”, diz a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre em comunicado.

Município de Elvas na BTL para conseguir atrair mais turistas

A par dos outros municípios do Alentejo, também o de Elvas se faz representar, a partir desta quarta-feira, 28 de fevereiro, através do stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na FIL, no Parque das Nações.

“Vamos fazer os nossos contactos e tentar levar Elvas o mais longe possível, a todos aqueles que nos procurarem, mas também a todos aqueles que conseguirmos arrastar para nós, para lhes mostrarmos o que temos de bom e para que possam, de alguma forma, promover Elvas nos seus destinos turísticos”, começa por dizer a vereadora Vitória Branco.

Assegurando que a componente profissional da feira é “extremamente importante”, a vereadora lembra que cabe às agências de viagens incluir Elvas nos percursos que promovem. Com isso, espera-se que mais turistas possam conhecer e visitar a cidade raiana.

“Elvas é um todo, é uma marca extremamente importante, que tentamos que seja absorvida”, diz ainda Vitória Branco, que não tem dúvidas que é através da BTL que se consegue que “mais agências de viagens tenham interesse neste pequenino pedacinho de Portugal”.

A vereadora assegura ainda que as participações do Município de Elvas, ano após ano, nesta que é a maior feira do setor do turismo em Portugal, têm tido o seu retorno. “Tem acontecido, mas é um processo que não se faz numa só edição”, remata.

A promover a sua oferta turística, Campo Maior leva as flores de papel à BTL

Campo Maior é um dos municípios alentejanos representados na Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, entre esta quarta-feira, 28 de fevereiro, e domingo.

Como não poderia deixar de ser, o Município de Campo Maior, naquele que “é o maior certame do turismo de Portugal”, aposta na realização de workshops de flores de papel, bem como na divulgação de toda a oferta turística do concelho, revela a vereadora São Silveirinha.

“A nossa aposta vai no sentido da divulgação da oferta turística, porque, como toda a gente sabe, temos vindo a ganhar espaço a este nível. Temos um conjunto de espaços museológicos de grande interesse e de grande procura dos turistas e visitantes que vêm a Campo Maior”, adianta a vereadora.

A par das flores de papel, a Câmara de Campo Maior, no seu espaço, terá uma roleta, com oferta de brindes, contando ainda com a participação de vários produtores locais, de áreas como “azeite, doçaria, vinhos, elaboração de objetos em madeira e de produtos naturais”.