No ano de 2022, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal/França, o IPDJ Alentejo organizou e promoveu o Concurso Internacional de Fotografia Jovem “Igualdade de Género”, em parceria com o Comité de Liaison Diagonal France.
Este certame foi inaugurado pela vice-presidente do IPDJ, Selene Martinho e pelo Diretor Regional do Alentejo do IPDJ, Miguel Rasquinho, e encerrou as atividades na região Alentejo relativas ao Ano Europeu da Juventude.
De acordo com o projeto, a Direção Regional do Alentejo do IPDJ promoveu, a partir de 2023, a itinerância da mostra em território nacional e, simultaneamente, o Comité de Liaison Diagonal France, garantiu também a sua divulgação em território francês.
Nesta mostra, estão representados treze jovens concorrentes, residentes em Portugal e em França, com destaque para os quatro vencedores, nas três categorias a concurso: Maria Beatriz Matos e Luana Azevedo, prémio ex aequo – categoria A (entre os 16 e os 19 anos); Leonardo Ladeira – categoria B (entre os 20 e os 25 anos); Maria Giorgi – categoria C (entre os 26 e os 30 anos).
Para 2024, a mostra será enriquecida com uma instalação fotográfica, com o título “Só às Paredes Confesso”, que servirá de mote a um conjunto de workshops a realizar no espaço expositivo, abordando as questões da identidade de género, atividades essas que serão orientadas pelas psicólogas e técnicas do IPDJ Alentejo.
Continuando a referida itinerância, chegou a vez da cidade de Évora receber esta exposição.
A inauguração da mesma irá decorrer na quarta-feira, 14 de fevereiro no próximo dia 14 de fevereiro, pelas 11 horas e ficará sediada Galeria da Fundação INATEL, em Évora até ao próximo dia 30 de abril, concretizando-se desta forma, a parceria que tem vindo a decorrer entre o IPDJ Alentejo e a Fundação Inatel.
O IPDJ Alentejo tem ainda como objetivo, integrar esta ação nas Comemorações dos 50 anos do 25 de abril e no Mês da Juventude de Évora, também em estreita colaboração com a Fundação Inatel, sediada nesta cidade.


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) autorizou a caça ao javali em zonas de caça turística (ZCT) com dimensão inferior a 400 hectares, podendo as entidades gestoras das ZCT alterar os seus Planos de Ordenamento e Exploração Cinegética (POEC) para o efeito.
O botânico Miguel Porto descobriu uma nova planta no Alentejo, denominada de erva-toira-de-noudar, durante um passeio que fez perto de Barrancos, no Baixo Alentejo.
As comemorações de Carnaval prosseguem na noite desta segunda-feira, 12 de fevereiro, em Elvas, com um baile no Centro Recreativo e Popular (CRP) da Boa-Fé, animado pelo grupo musical Remix, a partir das 21h30.
Tendo por base a exposição “Pontos de Luz”, da autoria de Ângela Dias, o município de Campo Maior promove, no dia 16 deste mês, uma conversa de artista sobre esta mostra, no Espaço.arte.