Plano de Ação do ITI – Água e Ecossistemas de Paisagem apresentado dia 2

A Sessão de Apresentação do “Plano de Ação do ITI – Água e Ecossistemas de Paisagem” tem lugar na próxima sexta-feira, 2 de fevereiro, no Auditório do Crédito Agrícola Terras do Arade, em São Bartolomeu de Messines, pelas 15 horas

Este Plano é o resultado de um amplo processo participativo iniciado em maio de 2023 que estava previsto nos Programas Regionais do Alentejo e do Algarve, cujos investimentos permitirão sustentabilidade, resiliência e competitividade dos recursos, das comunidades e dos territórios de fronteira do Alentejo e do Algarve, sensíveis às alterações climáticas e à desertificação, com particular impacto na disponibilidade hídrica e na biodiversidade.

Este instrumento mobilizará 32,5 milhões de euros (M€) de fundo do Programa Regional Algarve 2030 e de 20,3 M€ do Alentejo 2030, potenciando o desenvolvimento de projetos que se enquadrem as seguintes áreas: proteção ambiental e dos ecossistemas; disponibilidade hídrica e uso eficiente da água; economia verde e circular; investigação e inovação; valorização e revitalização económica e social; capacitação e sensibilização.

Programa:

15h00 | Acolhimento

15h15 | Boas Vindas

Carmen Carvalheira, CCDR Alentejo

José Apolinário, CCDR Algarve

Luísa Conduto Luís, Município de Silves

15h45 | Apresentação do Plano de Ação do ITI Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo: Vânia Rosa, EY

16h15 | Debate

17h00 | Encerramento

Vila Viçosa: Calipofoliões garantem que edição deste ano do Carnaval será “a maior de sempre”

O corso de Carnaval em Vila Viçosa sai à rua no dia 11 de fevereiro, pelas 15 horas, numa organização da Associação Calipofoliões.

O responsável de comunicação da associação, Miguel Ventura, garante que esta edição será a maior de sempre, não só pelo número de participantes, mas também pelo facto de o Rei do Carnaval de Vila Viçosa ser o cantor Sérgio Rossi. “Preparámos para este ano uma grande edição de Carnaval, com muita animação, temos uma novidade, porque pela primeira vez temos um rei que é o cantor Sérgio Rossi, iremos ter um Dj, que anima o corso carnavalesco e depois o baile do desfile na Praça da República”

Esta “poderá ser uma das maiores edições de sempre do carnaval de Vila Viçosa”, garante Miguel Ventura, com cerca de 600 participantes. São 22 os grupos que fazem parte do corso, entre “associações do concelho, incluindo das freguesias, grupos de Vila Viçosa e de outros concelhos”. Quem quiser ainda se pode juntar ao corso fazendo a sua inscrição até dia 2 de fevereiro.

O corso de Carnaval em Vila Viçosa, no dia 11 de fevereiro, que tem como rei o cantor Sérgio Rossi e conta com animação a cargo do Dj S- Silva e David Melão.

Mora: Mês das Migas em fevereiro nos 14 restaurantes aderentes

O Mês das Migas está a chegar a 14 restaurantes do Concelho de Mora. Esta é a 11ª edição do evento gastronómico que vai decorrer durante todo o mês de fevereiro.

Muitos são os que escolhem como destino o concelho de Mora, nesta altura, para degustar as iguarias que os restaurantes colocam nas suas ementas.

Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, revela que com este evento se pretende “dar a conhecer a gastronomia do concelho”, adiantando que ao longo dos últimos anos “os restaurantes têm aderido e têm apresentado mais variedade de migas, desde as migas de coentros, de cogumelos, de batata, um leque muito grande para apresentar”.

“Mais uma vez as migas vão sair à rua para atrair mais turistas ao concelho, que acabam por degustar as migas acompanhadas com o bom vinho, também aqui da região, e muitos deles aproveitam ainda para conhecer o concelho”, adianta a autarca.

No decorrer da iniciativa gastronómica existirão momentos musicais junto dos restaurantes aderentes. A presidente da autarquia de Mora adianta ainda que no próximo ano tem a “ideia de alargar este evento de uma outra forma, com uma dinâmica diferente”.

Com todas as freguesias representadas, o Mês das Migas conta com a participação dos seguintes restaurantes: “O Poço”, em Brotas; “A Palmeira”, “Os Arcos”, “Solar da Vila” e o “Fluviário”, em Cabeção; “Afonso”, “Sabores de Mora”, “O Alentejano”, “Hélder Ganhão”, “BV Mora” e “O Espanhol”, em Mora; “O Forno” e o “Molh’ó Pão”, em Pavia.

É com sabor a migas que todo o Concelho celebra o mês de fevereiro. Não fossem as migas um dos pratos que mais marca a identidade da cozinha alentejana e que o Município de Mora faz questão de continuar a valorizar e promover.

GNR: condução sem carta e sob efeito do álcool na origem de sete detenções

Sete indivíduos foram detidos, no decorrer da semana passada, entre os dias 22 e 28 de janeiro, pela GNR, no distrito de Portalegre: quatro por condução sob o efeito do álcool e três por condução sem habilitação legal.

De acordo com o Comando Territorial de Portalegre da GNR, foram detetadas 95 infrações, no trânsito, no mesmo período do tempo, das quais se destacam 14 por falta de inspeção periódica obrigatória; oito por falta de seguro de responsabilidade civil; seis por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; cinco relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; e três por uso indevido do telemóvel no exercício da condução. Foram ainda levantados oito autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Em termos de sinistralidade, foram registados 26 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e três feridos leves.

No que toca a ações de sensibilização, a GNR promoveu 30 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 600 pessoas da comunidade escolar; 16 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 180 idosos; e dez no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 111 comerciantes.

Trabalhadores da Hutchinson de Campo Maior em greve

Os trabalhadores da empresa Hutchinson Borrachas de Portugal, Lda, em Campo Maior, vão estar em luta/ greve entre as 22 horas de amanhã, quarta-feira, 31 de janeiro e as 22 horas de quinta-feira, 1 de fevereiro,informa o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul, em comunicado.

O objetivo passa por “exigirem da Administração das empresas o aumento digno dos salários e respostas concretas e objetivas a outros pontos do Caderno Reivindicativo 2024 entregue à Administração.

Esta Luta/Greve foi decidida por larga maioria nos plenários de trabalhadores realizado no passado dia 19 de janeiro. “Esta decisão dos trabalhadores de serem obrigados a recorrer a Luta/Greve é histórica, uma vez que desde início do funcionamento desta empresa em Portugal, mais concretamente em Campo Maior nunca se realizou qualquer luta/greve, esta será a primeira luta/greve que os trabalhadores da Hutchinson de Campo Maior irão fazer.

Os objetivos da Greve passam pelo aumento justo e digno dos salários; pela atualização do subsídio refeição para o máximo permitido em cartão; pelo pagamento das horas trabalhadas ao sábado e feriado em horário normal, como trabalho suplementar; criação/atribuição de diuturnidades; atribuição do dia de aniversário.

A Luta e Unidade dos trabalhadores são “o caminho para o justo aumento do salário e respostas da empresa aos outros pontos do Caderno reivindicativo 2024”.

Os trabalhadores vão concentrar-se no início de cada turno à entrada da empresa nos seguintes horários: às 22 horas do de quarta-feira (dia 31); entre as 5 e as 9 horas de quinta-feira (dia 1); e entre as 14 e as 16 horas de sexta-feira (dia 2).

Granfondo Eurobec já tem mais de mil pessoas inscritas

A menos de dois meses da realização da prova de ciclismo, Granfondo Eurobec, que este ano terá partida de Elvas, a 17 de março, há já mais de mil inscrições efetuadas.

A prova será apresentada esta terça-feira, 30 de janeiro, adianta o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, garantindo que “com este número de inscrições o pelotão estará já bem composto, com mais de mil bicicletas a correr nesse fim de semana”.

Hermenegildo Rodrigues espera que o dia 17 de março seja “um dia de festa, a nível desportivo, que vai ao encontro de todos aqueles que gostam de ciclismo”, desejando que as condições climatéricas possam ajudar também, nesse sentido.

O Eurobec Granfondo, que ainda tem as inscrições abertas, que podem ser feitas AQUI, terá saída de Elvas e passagem por Badajoz e Campo Maior, em três distâncias a serem percorridas pelos atletas, ou seja, o Minifondo, de 57.2 quilómetros, mediofondo de 113.2 quilómetros e Granfondo de 152.5 quilómetros.

Campos de Ténis da Expectação vão sofrer obras de requalificação

Foto arquivo

Os campos de ténis, do Parque Desportivo da Expectação, vão sofrer obras de requalificação.

A obra, que será financiada pelo município de Campo Maior, nomeadamente no que à substituição do piso diz respeito, contempla ainda a melhoria das casas de banho, esta a cargo da junta. Hugo Milton, presidente da junta de freguesia da Expectação, revela que “numa parceria com o município, que vai financiar a requalificação do piso, num valor de 20 mil euros, porque está muito danificado, já a junta financia as casas de banho, que neste momento precisam de obras”.

Junta de freguesia da Expectação e município de Campo Maior que, em parceria, procedem à requalificação dos campos de ténis do Parque Desportivo.