“A Minha Casinha” em exibição este sábado em Campo Maior

“A Minha Casinha” é o filme que está este sábado, 20 de janeiro, em exibição, no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21.30 horas.

Sinopse: “As dificuldades de uma família do interior a enfrentar mudanças e a encarar verdades desconfortáveis quando o filho sai de casa para estudar em Londres. Durante um ano e focando essencialmente as férias sazonais quando ele regressa à sua casinha (Inverno, Primavera, Verão e Outono), nós observamos momentos da crise de meia-idade do pai, da puberdade da filha, da emancipação do filho e da maneira como a mãe lida com o “ninho vazio”. O filme é uma exploração de dinâmicas familiares portuguesas quando confrontadas com a nova emigração do século XXI, e com a dificuldade de crescerem e envelhecerem”.

Os bilhetes têm o custo de 3.50 euros e podem ser adquiridos na Ticketline.

Trânsito interdito no túnel de Santa Eulália

Imagem de arquivo

Os caudais de várias ribeiras do concelho de Elvas acabaram por transbordar na manhã desta sexta-feira, como é o caso da Ribeira do Cêto, assim como da ribeira que corre junto à linha de ferro, em Santa Eulália.

Devido à altura da água, por debaixo da ponte, o trânsito automóvel acabou mesmo por ter de ser interditado.

A expectativa, de acordo com o comandante dos Bombeiros de Elvas, Paulo Moreiras, é que, tendo em conta a melhoria do estado do tempo, a partir da tarde, e assim que forem restabelecidas as condições de segurança, aquele troço da Estrada Nacional 246 possa reabrir ao trânsito.

DECO preocupada com práticas de algumas mediadoras imobiliárias

A DECO tem sido confrontada com denúncias de consumidores, potenciais arrendatários, que se deparam com a necessidade de apresentar recibos de vencimento e comprovativos de rendimento para visitar uma casa.

Estes documentos são pedidos por mediadoras imobiliárias que alegam estar a assegurar o cumprimento dos contratos de arrendamento junto dos proprietários.

Os consumidores referem que esta exigência é feita mesmo quando ainda não celebraram contratos de mediação imobiliária, sem que exista qualquer relação contratual estabelecida entre si e a empresa intermediária do arrendamento.

Segundo a DECO são cada vez mais as denúncias, bem como as preocupações e dúvidas relacionadas com o pagamento antecipado de rendas e os valores de caução recebidas na Associação.

Tudo para saber sobre este tema na rubrica da DECO, com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Chuva obriga a cortar trânsito em estradas municipais de Campo Maior

Ainda que “com poucas ou nenhumas ocorrências em habitações”, os Bombeiros de Campo Maior, devido à chuva intensa das últimas horas, têm direcionado os seus esforços para as vias de circulação, sendo que são várias as estradas municipais da vila cortadas ao trânsito.

Cortadas ao trânsito estão a Estrada da Figueira, “parcialmente submersa pela água”, a Estrada do Retiro, que liga Campo Maior a Badajoz, bem como a Estrada Municipal 1316 (da Amoreirinha), que faz a ligação da vila a Elvas, através da “zona e da ponte Dona Joana”.

“Temos também a Estrada 371, que vai para Portalegre, e a 373, que vai para Elvas, condicionadas, devido aos lençóis de água, que temos com alguma quantidade”, adianta o comandante.

Atentos à situação, Pedro Tomé diz ainda que os Bombeiros de Campo Maior vão tentar, ao máximo, “evitar os danos causados pelas águas pluviais”.

Carnaval de Elvas com duas rainhas e um rei

A Câmara Municipal apresentou os reis da 26ª edição do Carnaval Internacional de Elvas, na tarde da passada quarta-feira, 17 de janeiro. São eles Cláudia Batuca, Raquel Trabuco e Francisco Laranjeira, três atletas do concelho.

A apresentação decorreu no salão nobre da Câmara Municipal, com as presenças do presidente Rondão Almeida, da vice-presidente Anabela Cartas, do vereador Cláudio Monteiro e de representantes dos grupos de Elvas.

Como vem sendo tradição ao longo dos últimos anos, o presidente da Câmara de Elvas entregou, nesta ocasião, a “chave da cidade” aos reis do Carnaval. Durante seis dias, a animação não vai faltar no Carnaval elvense, com algumas novidades, desde logo pela escolha dos reis Cláudia Batuca, Raquel Trabuco e Francisco Laranjeira, três “campeões elvenses”, começa por destacar o vereador Cláudio Monteiro. “Outra das grandes novidades deste ano é termos um grupo convidado de fora de Elvas. No caso das crianças, temos também a participação das crianças do primeiro ciclo do Agrupamento nº 3 que no ano passado não vinham”, adianta.

Ao todo, são 11 grupos a desfilar e dez carros alegóricos, mais uma vez criados por Nuno Ezequiel, para os corsos de sábado, domingo e terça-feira de Carnaval. E porque se trata de um Carnaval Internacional, regista-se a presença de comparsas de Badajoz, no sábado, e de Olivença, na terça-feira.

Luís Rosário, da Gota d’ Arte, fez “um apelo para que as crianças possam ficar a assistir ao espetáculo, na Praça da República, na sexta-feira”, após o desfile. “Não façam como em anos anteriores, em que as crianças depois do desfile infantil são levadas sem poder ver o espetáculo”, diz ainda.

Jorge Goes atua esta sexta-feira no Centro Cultural de Campo Maior

Jorge Goes apresenta-se em espetáculo, esta sexta-feira à noite, 19 de janeiro, no Centro Cultural de Campo Maior, numa atuação que tem como base o seu mais recente álbum, “Essências”.

Este, que é o quarto álbum do músico elvense, conta com 14 temas, que refletem as suas “essências musicais: desde baladas jazzísticas, fado canção, cante alentejano e as saias de Campo Maior”.

Jorge Goes diz ainda que canta, neste álbum, “temas alusivos a Lisboa e também ao Alentejo”. Questionado sobre qual a música que destacaria deste álbum, o músico revela que é “O Alentejo à Mesa”, para dar “valor aquilo que é nosso e porque fala da gastronomia alentejana”.

O espetáculo de Jorge Goes está marcado para hoje, às 21.30 horas, no Centro Cultural de Campo Maior. Os bilhetes estão à venda na Ticketline, no Centro Cultural e no Posto de Turismo e têm um custo de três euros.

Homem e mulher detidos em Campo Maior por furto de azeitona

Um homem e uma mulher, de 54 e 55 anos, foram ontem, 18 de janeiro, detidos pela GNR, por alegado furto de azeitona, no concelho de Campo Maior.

“No âmbito de uma denúncia a dar conta da ocorrência de um furto de azeitona, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local onde constataram que os suspeitos já tinham encetado uma fuga. Tendo por base a descrição das características do veículo dos indivíduos foram alocadas várias patrulhas, para os localizar. No seguimento da ação foi possível intercetar os suspeitos nas imediações do local dos factos”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado.

No decorrer das diligências policiais os suspeitos foram detidos e foi possível apreender cerca de 180 quilos de azeitona, um veículo ligeiro de mercadorias e duas ferramentas de recolha (ouriços).

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.