Campo Maior: município submete candidatura para financiar Festas do Povo

O Município de Campo Maior submeteu esta sexta-feira, 12 de janeiro, uma candidatura à “Linha Mais Interior”, do Turismo de Portugal, para financiamento das Festas do Povo.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, pelo presidente da Câmara, Luís Rosinha, na inauguração do Posto de Turismo de Fonte Nova. Esta candidatura, revela o autarca, “permitirá chegar a valores em torno dos 400 mil euros, com 70% de financiamento a fundo perdido, dotando a candidatura com instalação de infraestruturas próprias para o evento e projetos de promoção e internacionalização”.

Questionado se, com esta candidatura, haverá Festas do Povo este ano, Rosinha diz: “se há quem tenha achado sempre que as festas deviam ser feitas este ano fui eu, tenho feito sempre esse apelo mas, por muito desejo que o presidente tenha, se há projeto que tem de ser feito em conjunto com a população é este, por isso, esta candidatura é mais um mote para apelarmos à população, que até nisto conseguimos um financiamento diferente das edições anteriores.”

Já o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, felicita o município “pela apresentação desta candidatura, por ter dado um passo em frente para o desenvolvimento e concretização das Festas do Povo”

Esta é uma candidatura, segundo o secretário de Estado, que irá “conferir ainda mais ambição às Festas do Povo que já são um bem da humanidade, reconhecido pela Unesco e que contribuem para afirmação da nossa identidade valorização do património”.

Nuno Fazenda esclarece que, neste momento, será o Turismo de Portugal a analisar a candidatura, que a seu ver é um projeto que irá contribuir “para a afirmação do turismo na região e no país”.

Aposta turística de Campo Maior “consolidada” com inauguração de Posto de Turismo da Fonte Nova

O Posto de Turismo da Fonte Nova, localizado à entrada de Campo Maior, foi inaugurado esta sexta-feira, 12 de janeiro.

É com um sentimento de “muito orgulho” que o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, vê este espaço inaugurado, garantindo que este é um local que “não perde a sua identidade e se assume como ideal para receber todos aqueles que visitam a vila e também todos os campomaiorenses que o queiram visitar”.

Tendo em conta que no primeiro semestre do ano passado Campo Maior recebeu mais de 11 mil visitantes, Luís Rosinha garante que “é preciso continuar a aposta turística do concelho”. “Acreditarmos nela, não está culminada, mas sim consolidada com este novo Posto de Turismo, que será o cérebro daquilo que é o projeto turístico do concelho”, assegura.

O Posto de Turismo para além de acolher e encaminhar os turistas, conta também com salas de trabalho, “para que possa vir a ser feito um trabalho de promoção externa, uma equipa de 30 pessoas, e por isso é um espaço multifacetado, contando também com estacionamento para autocarros”.

Durante a inauguração, Luís Rosinha anunciou que foi já submetida uma candidatura, de 400 mil euros, para financiar as Festas do Povo, sendo este mais um mote para apelar à população para que as festas se realizem este ano.

Presente na cerimónia de inauguração esteve o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que garantiu que “Campo Maior está num processo de transformação positiva, de regeneração urbana do espaço público e valorização do património, onde está inserida a recuperação de uma antiga escola primária que dá origem a este Posto de Turismo”.

Nuno Fazenda acrescenta que o espaço “é de grande qualidade, funcional, com bom acolhimento de visitantes e, acima de tudo, com pessoas muito qualificadas, que conhecem bem o concelho, a região e os pontos turísticos do território”.

Fluviário de Mora volta a premiar o Jovem Cientista do Ano

O Fluviário de Mora tem abertas, até segunda-feira, 15 de janeiro, as candidaturas à edição deste ano do prémio Jovem Cientista do Ano.

Trata-se de uma iniciativa através da qual se pretende distinguir um aluno do Ensino Superior, que seja autor de um artigo, já publicado, sobre a temática da conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais.

Segundo explica a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, o prémio a ser atribuído é de mil euros, e patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola, que existe há já alguns anos. “Todas as pessoas, digamos assim, podem concorrer, desde que apresentem um trabalho na área da conservação e da biodiversidade de recursos aquáticos continentais (estuários e rios): tudo isto, porque estamos a falar do nosso fluviário, que conta a história dos rios, desde a nascente à foz”, adianta a autarca.

Acreditando que este prémio pode “abrir portas” aos jovens cientistas, a autarca lembra ainda que o período de candidaturas, que inicialmente estava previsto até 31 de dezembro, foi estendido até segunda-feira, dia 15 de janeiro. “Já vimos trabalhos bastante interessantes e, depois deste prémio, por vezes, também se abre as portas a um outro horizonte e é também isso que se pretente”, diz ainda.

As candidaturas podem ser feitas pelos professores orientadores, co-autores dos artigos ou pelos próprios alunos. Cada candidato só poderá submeter um artigo a concurso. A ficha da inscrição pode ser consultada aqui.

ULSAA: 24 profissionais contratados na pandemia com situação regularizada

A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA) procedeu, no passado dia 8 de janeiro, à assinatura de contratos de trabalho sem termo com profissionais de várias áreas, contratados ao abrigo da legislação de resposta à pandemia Covid-19.

Estes profissionais veem assim a sua situação regularizada com contratos sem termo, permitindo vínculos estáveis.

Com efeitos a 29 de dezembro de 2023, 24 profissionais que aceitaram o desafio de começarem a trabalhar na ULSAA, na fase mais crítica da pandemia Covid-19, iniciam uma nova fase na sua relação laboral.

São oito Assistentes Operacionais contratados e ainda seis Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, oito enfermeiros, um Assistente Técnico e um Técnico Superior, que veem os seus contratos convertidos em contratos sem termo.

A ULSAA inicia “a sua renovada missão em 2024 com este importante acto na área dos recursos humanos”.

Três detidos por furto de azeitona em Campo Maior

Um homem e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 63 anos, foram detidos, por furto de azeitona, no concelho de Campo Maior, na passada quarta-feira, 10 de janeiro, pela GNR.

De acordo com o Comando Territorial de Portalegre da GNR, “no âmbito de uma denúncia a dar conta da existência de um furto de azeitona, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local onde constataram que os suspeitos já tinham encetado uma fuga. Tendo por base a descrição das características do veículo dos indivíduos foram alocadas várias patrulhas, quer do Posto Territorial de Campo Maior, quer do Posto Territorial de Elvas, para os localizar”.

No seguimento da ação “foi possível intercetar os suspeitos quando chegavam à localidade de Elvas”. Da ação resultou a detenção dos suspeitos e a apreensão do seguinte material: cerca de 200 quilos de azeitona; um veículo; dois aparelhos de recolha de azeitona, vulgo ouriços; e dois recipientes de plástico.

A azeitona recuperada foi entregue ao legítimo proprietário. Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A GNR relembra que “a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património”.

DECO: apoio mensal de arrendamento vai aumentar cerca de 5%

As famílias com uma taxa de esforço acima dos 35% receberam no ano de 2023,  um apoio mensal para a renda. O apoio cujo valor máximo foi de 200 euros e será pago durante 5 anos.

Este ano de 2024, este valor vai aumentar cerca de 5% e essa atualização é automática, para as famílias que já o recebem.

Não tinha uma taxa de esforço superior a 35%, mas se passar a ter a partir de janeiro de 2024, após a atualização da renda, pode requerer a atribuição do subsídio mensal.

Para requerer este subsídio, terá de entrar em contacto com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, apresentar o requerimento até ao último dia útil do mês seguinte à atualização da renda. Ou seja, se a renda for atualizada em janeiro, tem até ao último dia útil de fevereiro para apresentar o requerimento.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Sofia Rosa, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

“O Elvas” promove primeira Cimeira das Entidades Desportivas

Hugo Mimoso, presidente de “O Elvas”

O Elvas” Clube Alentejano de Desportos promove este sábado, 13 de janeiro, no auditório São Mateus, a primeira edição da Cimeira das Entidades Desportivas de Elvas, na qual participam, entre outros, o elvense e antigo internacional de futebol Luís Vidigal e a atleta Inês Henriques, campeã da Europa e do mundo de marcha.

A par destes dois “nomes sonantes” do desporto nacional, que vão partilhar, com os presentes, os seus testemunhos, a intenção desta iniciativa, segundo explica o presidente de “O Elvas”, Hugo Mimoso, e com vista a “dar movimento ao desporto” no concelho, é reunir todas as associações desportivas de Elvas. “A ideia é debater, tirar ideias e falarmos um pouco de cada modalidade”, garante.

Ainda que, atualmente, vocacionado para o futebol, “O Elvas”, com esta iniciativa, procura abranger todas as modalidades praticadas no concelho, para que todos os clubes se “apoiem uns aos outros” e para que, juntos, “possam crescer”. “Por isso vamos ter um debate com o Rugby Clube de Elvas, com o Clube Elvense de Natação e o Clube de Futebol ‘Os Elvenses’, para criar a união entre todos os clubes e associações, porque não tem de haver rivalidade e só temos todos a ganhar com isso”, garante Hugo Mimoso.

Esperando que as pessoas compareçam, Hugo Mimoso explica que esta cimeira é aberta a toda a população. “As entradas são livres e apelo para que os elvenses compareçam, porque só assim faz sentido fazermos estas iniciativas e tentar dar um abanão no desporto em Elvas. É importante que as pessoas comecem a aderir a estas iniciativas, porque só assim poderemos ter sucesso”, diz ainda.

Na sessão, e para além de Luís Vidigal e de Inês Henriques, participam também o coordenador do curso de Desporto da Escola Agrária de Elvas, Nelson Valente, bem como o diretor Regional do IPDJ, Miguel Rasquinho, havendo ainda espaço para uma mesa redonda sobre “O futuro do desporto no concelho”. A abertura da cimeira, por volta das 9 horas, estará a cargo do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, e do vereador com o pelouro do desporto, Hermenegildo Rodrigues.

Terminada esta primeira edição da Cimeira das Entidades Desportivas de Elvas, a sede de “O Elvas”, às 15h30, será palco de uma conferência comemorativa dos cem anos da fundação do Sport Lisboa e Elvas e do Sporting Clube Elvense, com a participação do historiador Rui Jesuíno.

Neste evento, que se insere na programação das comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos conta com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas.

Inauguração do Posto de Turismo de Campo Maior antecipada para esta sexta-feira

A inauguração do Posto de Turismo da Fonte Nova, em Campo Maior, inicialmente prevista para amanhã, sábado, 13 de janeiro, vai realizar-se hoje, sexta-feira, dia 12.

De acordo com o Município de Campo Maior, a alteração deve-se “a motivos de agenda” do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda. A inauguração está marcada para as 18h30.

Segundo a autarquia, este “é mais um momento de grande importância para o concelho e é uma obra que se integra na ampla estratégia de promoção turística do Município de Campo Maior”.

Localizado no antigo edifício da Escola da Fonte Nova, este novo equipamento será “a porta de entrada no concelho e onde quem visita Campo Maior pode preparar a sua estadia e ficar a conhecer tudo aquilo que a vila tem para oferecer”.

De referir que no local foi também realizada uma intervenção ao nível do espaço envolvente, que permitiu reorganizar as áreas de estacionamento na zona e dar condições de acessibilidade ao novo equipamento.

O projeto “Qualificação do Destino Turístico de Campo Maior”, onde se insere o Posto de Turismo da Fonte Nova, tem um custo total elegível de 761.502,25 euros, comparticipado à taxa 85%, não reembolsável, pelo Programa Operacional Regional do Alentejo – Alentejo 2020, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com uma contribuição de 647.276,92 euros, cabendo ao Município a assegurar a contrapartida pública nacional no valor de 114.225,33 euros.

Município de Campo Maior tem abertas inscrições para desfile de Carnaval

O Município de Campo Maior tem abertas as inscrições para as associações que queiram participar no desfile de Carnaval, marcado para dia 10 de fevereiro.

As inscrições, que estão abertas até segunda-feira, 15 de janeiro, devem ser feitas no Centro Comunitário da vila. A vereadora na Câmara Municipal, São Silveirinha, adianta que “foi feito o convite a todas as associações e instituições do concelho para que se inscrevam, porque é necessário saber antecipadamente quantos participantes irão integrar o desfile, para que o município possa atribuir os devidos apoios às respetivas associações e instituições”.

O município tem estipulado, para já, o valor de 12 euros por participante. São Silveirinha apela às pessoas para que se inscrevam, porque “este desfile que só faz sentido com muita gente, muita animação, cor e alegria”.