Roadshow PT2030 da ANI passou por Évora

“O Alentejo está a criar um posicionamento nas políticas de inovação que é único”, foi com estas palavras que Tiago Teotónio Pereira, Vogal da Comissão Diretiva do Alentejo 2030, abriu o Roadshow PT2030 da ANI, que decorreu no Auditório CCDR Alentejo, em Évora.

Tiago Teotónio Pereira referiu ainda que “as plataformas da Estratégia Regional de Especialização Inteligente são uma mudança de paradigma no ecossistema de inovação do Alentejo, cujo trabalho vai ser visível e notado muito rapidamente” e que “a capacidade de reter e atrair talento depende muito da forma como a região conseguir subir nas políticas de inovação”.

Refira-se que o Roadshow PT2030, organizado pela ANI, em conjunto com o Compete 2030 e com os Programas Regionais, está a realizar várias sessões de esclarecimento sobre “O novo modelo de Custos Simplificados (OCS) nas tipologias de I&D do PT 2030”.

O Alentejo recebeu a segunda sessão do roadshow que vai decorrer em várias cidades do país, cobrindo as regiões NUTII.

Na sessão de Évora, a apresentação do novo modelo de Custos Simplificados foi feita por Alexandra Vilela, Administradora ANI, a que se seguiu uma sessão de esclarecimento, Q&A em que participaram Maria João Serrano, Secretária Técnica do Alentejo 2030, Alexandra Vilela da ANI e Luís Castilho, Vogal da Comissão Diretiva do Compete 2030.

Depois de Évora, o Roadshow PT2030 da ANI vai decorrer em Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto e Vila Real.

“Realismo a Lápis”: obras de Cláudia Matos em exposição em Alandroal

A exposição “Realismo a Lápis”, com trabalhos de Cláudia Matos, está disponível para visita, no Fórum Transfronteiriço de Alandroal, até dia 13 de janeiro.

“O meu trabalho são retratos a lápis, a preto e branco: retrato animais e rostos humanos”, começa por explica a artista, natural de Terena, no concelho de Alandroal.

“O objetivo desta exposição é dar a conhecer os meus trabalhos. Não há muita gente que saiba aquilo que eu faço. Recebi um convite para fazer aqui uma exposição e, como sou de Terena, decidi aceitar para começar aqui por perto”, diz ainda.

O convite para a artista realizar a exposição foi feito há cerca de um ano, revela o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo: “as exposições são agendadas consoante a disponibilidade, não podem ser feitas muitas exposições por ano, pois as exposições ficam patentes normalmente no período de um mês, para que as peças possam ser apreciadas. Normalmente há um tempo de espera, no caso da artista, o convite foi feito há cerca de um ano”.

Cinco detidos em Campo Maior por furto de azeitona

Quatro homens e uma mulher com idades compreendidas entre os 19 e os 49 anos, foram detidos, ontem, 9 de janeiro, por furto de azeitona, no concelho de Campo Maior, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, revela a GNR em comunicado, numa área rural ocupada com olival, no concelho de Campo Maior, “os militares da Guarda surpreenderam os suspeitos quando realizavam a colheita de azeitona para o interior de um veículo, sem a autorização do respetivo proprietário”.

No decorrer das diligências policiais os suspeitos foram detidos e foi possível apreender “200 quilos de azeitona; um veículo ligeiro de passageiros; dois aparelhos de recolha de azeitona, vulgo ouriços e dois recipientes de plástico”.

A azeitona recuperada foi entregue ao seu legítimo proprietário e os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A GNR relembra que “a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival, poderá configurar crime contra o património”.

Projeto “Valoriza-te” da Cruz Vermelha de Elvas premiado pelo BPI Fundação La Caixa

“Valoriza-te” é o nome do projeto do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa que foi premiado, com um valor monetário de 44 mil euros, pelo BPI Fundação La Caixa, no âmbito dos Prémios Infância 2023.

Este projeto, como adianta Isabel Mascarenhas, diretora da Cruz Vermelha de Elvas, pretende “valorizar as competências das crianças e jovens, e baseia-se, essencialmente, “nos problemas de saúde mental identificados nestas faixas etárias, pelo que a prevalência destes problemas tem consequências a médio e longo prazo a nível social, individual e também um grande impacto económico”.

Os beneficiários deste projeto são as crianças dos 5 aos 15 anos, das escolas do concelho de Elvas. Isabel Mascarenhas acredita que “estes problemas são um fator de risco para percursos de exclusão social, que têm impacto social, na vida familiar e no desenvolvimento escolar, pelo que a atuação precoce, neste tipo de problemáticas, será vantajosa na transição entre a adolescência e a vida adulta”.

A diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa adianta que serão várias as atividades a ser desenvolvidas junto das crianças e jovens, nomeadamente, com o obejtivo de “promover capacidades socais e gestão de impulsos, redução dos níveis de ansiedade, redução dos conflitos em contexto escolar, capacitação dos jovens para escolha consciente do percurso escolar, desafios da parentalidade que prevê um trabalho mais próximo com os pais e ainda primeiros socorros pediátricos psicológicos”.

Para a implementação deste projeto, que tem a duração de um ano, a Cruz Vermelha de Elvas conta com uma equipa composta por psicólogo e uma assistente social, bem como algumas entidades parceiras, como é o caso da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens. Aquilo que se pretende, acrescenta, é “trabalhar de forma articulada e concertada, nos agrupamentos de escolas com os profissionais que lá existem e complementar a intervenção existente”.

Isabel Mascarenhas espera que este projeto possa ter um impacto positivo e que tenha uma continuidade ao longo do tempo porque, segundo diz, “intervir nas crianças é uma forma de empoderamento das gerações futuras”.

Junta de Freguesia da Expectação abre inscrições para o Carnaval

Foto arquivo

Estão abertas as inscrições, na Junta de Freguesia da Expectação, para a edição deste ano do desfile de Carnaval em Campo Maior.

Hugo Milton, presidente da Junta, revela que “as três juntas de freguesia do concelho decidiram este ano juntar-se, à semelhança do ano passado, para definirem um tema em conjunto e, ao mesmo tempo, para que mais população possa aderir ao grupo”.

As inscrições devem ser feitas até domingo, 14 de janeiro, na junta de freguesia. Hugo Milton adianta que os inscritos recebem, posteriormente, “todas as informações necessárias”. As inscrições estão abertas até este dia, porque segundo afirma “as inscrições do município terminam no dia seguinte e como a autarquia vai apoiar na compra dos fatos, temos de ter tempo para perceber o número de elementos que temos e comunicarmos à autarquia”.

Hugo Milton apela à adesão dos campomaiorenses para a edição deste ano do desfile de Carnaval, garantindo que será “um momento de convívio e diversão para todos”.

Euromilhões com jackpot de 78 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 78 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 9 de janeiro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 563 mil euros, saiu a um apostador no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, de 18 mil euros, num total de sete contemplados.

O quarto prémio, de 2.159 euros, saiu a 19 apostadores, três dos quais com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 09 – 12 – 39 – 40 e pelas estrelas 01 e 03.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.