“Patos!” em exibição este domingo no Centro Cultural de Campo Maior

“Patos!” é o nome do filme que está em exibição amanhã, domingo, 7 de janeiro, pelas 16 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Sinopse: “a família Mallard está num impasse. Enquanto o pai Mack está contente em manter a sua família em segurança a nadar eternamente no seu lago de Nova Inglaterra, a mãe Pam está ansiosa por agitar as coisas e mostrar ao filho adolescente Dax e à filha patinha Gwen todo o vasto mundo. Após uma família de patos migradores aterrar no seu lago com emocionantes contos de lugares longínquos, Pam convence Mack a embarcar numa viagem em família, passando por Nova Iorque, em direção à tropical Jamaica. À medida que os Mallards se dirigem para sul durante o inverno, os seus planos bem pensados rapidamente descarrilam. A experiência vai inspirá-los a alargar os seus horizontes, abrirem-se a novos amigos e a realizarem mais do que alguma vez imaginaram, enquanto também lhes ensina mais um sobre os outros e sobre si próprios”.

Os bilhetes têm um custo de 3.50 euros e podem ser adquiridos em Tickeline.pt.

Município de Monforte recupera património para apostar em circuito turístico

Com a inauguração do Monforte Sacro, em outubro, num espaço dedicado à vida e aos milagres da Rainha Santa Isabel, na Igreja do Espírito Santo, onde se destacam vários azulejos do Século XVIII, e com vista a potenciar o turismo na vila, o Município de Monforte tem vindo a procurar delinear um circuito que leve os visitantes a conhecer todos os pontos de maior interesse daquela localidade.

A Capela dos Ossos e a capela do antigo Hospital da Misericórdia, onde se encontra um esqueleto humano que, ao que tudo indica, será do padre, à época, são alguns desses atrativos, sendo que, em alguns casos, como explica o presidente Gonçalo Lagem, o objetivo da autarquia é “requalificar património” e, depois, “dar-lhe vida”.

“Depois temos a Praça da República; vamos alterar o local do Centro de Interpretação Tauromáquica para o antigo depósito, que fica em plena Praça da República; vamos ter a Casa do Prior visitável, num curto espaço de tempo também, que está em fase de finalização”, adianta o autarca.

Para contribuir para “a preservação da memória coletiva”, diz Gonçalo Lagem, o Município quer agora adquirir a casa onde nasceu o poeta António Sardinha, bem como uma mercearia que, passados muitos anos, ainda está totalmente “intacta”. “Vamos dar vida também a essa mercearia, com o mobiliário antigo do senhor Meira”, assegura.

O próprio castelo de Monforte, neste momento, já é visitável. “Sugiro que visitem o castelo, porque já está visitável, não está abandonado nem devoluto, como estava aqui há dois ou três meses atrás”, garante o presidente. Gonçalo Lagem revela ainda que há intenção de criar um percurso nas muralhas do castelo, para que se possa “transitar em cima” delas, sendo que, atualmente, decorrem estudos em torno de alguns vestígios judaicos “muito importantes” que foram descobertos na vila.

Com a criação deste circuito, a autarquia espera que Monforte “possa receber turistas” e que este seja “um projeto diferenciador e que tenha a capacidade mobilizadora de atrair gente para alimentar a economia local”. Ainda que considere Monforte e a região destinos turísticos de eleição, que estão “na moda”, Gonçalo Lagem diz ser necessário inverter a tendência deste território ser povoado apenas aos fins de semana.

Euromilhões: segundo prémio de 359 mil euros sai em Portugal

Um segundo prémio do sorteio de ontem, 5 de janeiro, do Euromilhões, no valor de 359.048,55 euros, saiu a dois jogadores, um deles com aposta registada em Portugal.

Os 23.975,87 euros do terceiro prémio saíram a um total de sete jogadores, todos no estrangeiro. Já o quarto, de 886,02 euros, contempla 59 apostadores, nove em Portugal.

Sem totalistas esta sexta-feira, o próximo sorteio, na terça-feira, dia 9 de janeiro, contará com um “jackpot” em jogo de 64 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 4, 7, 18, 39 e 50 e as estrelas 3 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.

Pista de gelo em Elvas diverte miúdos e graúdos

Têm sido muitas as pessoas que usufruem, desde o dia 30 de novembro, da pista de gelo, instalada na Praça da República de Elvas.

Miúdos e graúdos encontram, naquele espaço, um motivo de diversão, sejam eles amantes desta atividade ou mesmo principiantes.

Aos nossos microfones, algumas crianças, que ali, se divertiam, contam como foi experiência, que nem sempre se revela fácil. Rodrigo, pela primeira vez na cidade, explica que não gosta muito de gelo e não se divertiu como se esperava. Por outro lado, Pedro Renga considera a experiência “muito gira”, considerando que “não é muito fácil e caiu algumas vezes”. Joana diz que patinou no gelo pela primeira vez, e que gostou “muito”, afirmando que foi “uma tarde divertida”.

A Pista de Gelo, na Praça da República, é um dos principais atrativos da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, que dinamiza o coração da cidade até dia 7 de janeiro.

Município de Campo Maior realiza último sorteio da campanha de apoio ao comércio local

O quinto e último sorteio da segunda edição da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal”, promovido pelo Município de Campo Maior, realizou-se na tarde de ontem, 5 de janeiro.

No sorteio, que teve lugar no Centro Comunitário da vila, estiveram presentes o vereador Paulo Pinheiro, a comerciante convidada Susana Guerra e a munícipe convidada Beatriz Sabino.

A lista de premiados pode ser consultada na tabela abaixo:

Os premiados serão contactados a partir de segunda-feira, dia 8 de janeiro, para receberem informações sobre como poderão levantar os seus prémios. Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 29 de fevereiro, nos estabelecimentos aderentes à campanha (podem ser consultados aqui).

Orfeão de Portalegre em Concerto de Ano Novo em Ouguela este sábado

A Igreja Matriz de Ouguela, aldeia do concelho de Campo Maior, recebe, este sábado à tarde, 6 de janeiro, o Orfeão de Portalegre para um Concerto de Ano Novo.

Este, de acordo com Júlia Ferreira, uma das responsáveis do orfeão, será também um Concerto de Reis, ou não se realizasse precisamente em Dia de Reis, ainda imbuído no espírito de Natal. “Vamos cantar temas de Natal, porque vivemos nesta época ainda. Vamos ter umas peças bonitas de época natalícia”, adianta.

Já no ano passado o Orfeão de Portalegre atuou em Campo Maior, por esta altura. Habituado a atuar em igrejas, o grupo, lembra Júlia Ferreira, realizou, como já vem sendo habitual, o seu concerto de natal na Sé Catedral de Portalegre.

“Vai ser um prazer cantar em Ouguela, uma aldeia muito bonita. Esperemos que as pessoas gostem daquilo que nós vamos cantar”, diz ainda a responsável.

O início deste concerto de Ano Novo, em Ouguela, está marcado para as 16 horas.