Função Pública tem tolerância de ponto a 2 de janeiro

Os trabalhadores da Função Pública vão ter tolerância de ponto no dia 2 de janeiro.

O Governo divulgou, através de uma nota publicada, que decidiu conceder tolerância de ponto nestas datas por ser “tradicional a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência, no período de ano novo”.

Apesar da tolerância de ponto concedida, de fora ficam “os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente”.

 

2023: “o melhor ano de sempre” para o turismo do Alentejo

2023 foi um ano de excelência para o turismo do Alentejo. Com “um crescimento nas dormidas de portugueses e de estrangeiros”, o Alentejo foi a região do país que “mais cresceu no mercado nacional”, tendo sido este, de acordo com José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, “o melhor ano de sempre” deste território.

“Recuperámos o número de hóspedes dos níveis pré-pandemia e melhorámos, na hotelaria, no rendimento por ocupado, nas taxas de ocupação, nos proveitos globais. Diria que foi um ano muito bom, mas difícil, em que as nossas empresas demonstraram uma grande capacidade de adaptação ao mercado”, assegura o responsável.

Lembrando que o setor do turismo implica um “esforço contínuo de adaptação e de resiliência”, José Manuel Santos assegura ainda que as empresas de alojamento, animação e restauração conseguiram “adaptar-se muito bem”.

Em 2024, diz ainda, o turismo do Alentejo vai “voltar a estar à altura das expectativas”, ainda que reconheça “os riscos e desafios” que a região tem pela frente.

Apesar dos tempos difíceis, o turismo no Alentejo continua a crescer. Ao longo deste ano de 2023, a ocupação foi de cerca de 75% no global do destino.

GNR: detenção por furto no distrito de Portalegre

Foram efetuadas, pelo Comando Territorial da GNR de Portalegre, entre os dias 18 a 24 de dezembro, duas detenções por condução sob influência de álcool, uma por condução sem habilitação legal e uma por furto.

No que toca ao trânsito, foram detetadas 246 infrações, destacando-se 21 relacionadas com os pneumáticos, 20 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças, 16 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 14 por falta de inspeção periódica e dez por falta de seguro de responsabilidade civil.

Foram também registados 24 acidentes rodoviários, resultando quatro feridos leves.

No âmbito da fiscalização geral foram registados dois autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

A GNR realizou 39 ações de sensibilização no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 427 comerciantes, 32 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 303 idosos.

Portugal é o quinto país da UE que mais desperdiça alimentos

Portugal é dos países da União Europeia que apresenta uma das maiores taxas de desperdício alimentar, estando em 5º lugar neste “ranking”.

Em 2020 cada cidadão europeu desperdiçou cerca de 131 quilos de alimentos. Só em Portugal, cada pessoa, em média, desperdiçou cerca de 180 quilos.

Tudo para saber sobre o assunto no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Elvas: “Circo Mágico de Natal” promete divertir miúdos e graúdos esta sexta-feira

Esta sexta-feira, 29 de dezembro, ao final da tarde, o Cineteatro Municipal de Elvas será palco de um espetáculo de circo para toda a família.

Este “Circo Mágico de Natal”, apresentado pela família Cardinali, para o qual os bilhetes se encontram à venda na Ticketline, explica o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, será um circo “diferente” do habitual, mas com “muita animação e brilho”.

É um espetáculo interativo que conta com malabaristas, palhaços, equilibristas, acrobatas, e as principais mascotes do universo infantil.

“O natal também se faz com circo e tenho a certeza que miúdos e graúdos vão gostar”, assegura o vereador, que convida todos a aproveitarem as várias iniciativas que se inserem na programa de “Elvas Cidade Natal”. O início deste Circo Mágico de Natal, na sexta-feira, está marcado para as 18 horas.

Compras no comércio local de Campo Maior podem valer prémios até 500 euros

No decorrer da segunda edição da campanha “Comércio Local… Onde Tudo Se Faz Natal!”, que decorre até dia 5 de janeiro, a Câmara de Campo Maior distribui um total de 15 mil euros em prémios.

Com esta iniciativa, o município visa fomentar a revitalização da economia do concelho, gerando o hábito de consumo local, principalmente durante esta quadra festiva.

Apelando para que todos os campomaiorenses se associem a esta campanha, que conta com um valor em prémios superior ao do ano passado, para que apoiem, desta forma, o comércio local, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, lembra que a primeira edição foi “um sucesso”.

Esta, garante o autarca, é uma campanha de promoção “única e exclusiva do comércio local”. A somar a um maior valor de prémios, o município decidiu também, desta feita, aumentar o número de prémios e de sorteios a realizar.

A campanha decorre até dia 5 de janeiro, sendo que, ao fazer compras nos estabelecimentos aderentes, os consumidores recebem um cupão por cada dez, 20 ou 30 euros gastos, que servem para participar nos sorteios a realizar.

Os prémios sorteados serão atribuídos em vales de compras, com valores entre os 100 e os 500 euros, que poderão ser utilizados nos estabelecimentos aderentes à campanha até dia 29 de fevereiro de 2024. Os dois últimos sorteios realizam-se esta sexta-feira, 29 de dezembro, e a 5 de janeiro.

Tudo para saber sobre a campanha e quais os estabelecimentos aderentes aqui.