Já são conhecidos os vencedores do 3º sorteio “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal”

O terceiro sorteio da segunda edição da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal” decorreu ontem, sexta-feira, 22 de dezembro.

Na ocasião estiveram presentes o vereador Paulo Pinheiro, a comerciante convidada Bruna Rosinha e o munícipe convidado João Pingo.

Pode consultar a lista de premiados nas imagens abaixo. Os premiados serão contactados a partir de quarta-feira, dia 27 de dezembro, para receberem informações sobre como poderão levantar os seus prémios.

Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 29 de fevereiro de 2024 nos comércios aderentes que pode consultar AQUI.

Mercado de Natal em Badajoz com muita animação

O Paseo de San Francisco, em Badajoz, acolhe um mercado de Natal com a magia do Advento.

Neste mercado encontra 45 barracas, que lhe disponibilizam presépios, enfeites de árvores, guirlandas, abetos, presentes de Natal e doces típicos.

Para os mais pequenos, há também as oficinas infantis.

Este mercado pode ser visitado todos os dias, das 11 horas às 14 horas e das 17.30 horas às 21 horas, na sexta-feira e no sábado pode ser visitado das 11 horas às 14 horas e das 17.30 horas às 21.30 horas. Encontra-se fechado à tarde nos dias 24 e 31 de dezembro e encerra o dia todo nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

 

Feira do Livro Solidária na Biblioteca Municipal de Elvas até 7 de janeiro

A Feira do Livro Solidária, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, decorre até 7 de janeiro.

O objetivo é que a população troque um bem alimentar ou de alimentação animal, por um livro. Esta iniciativa pretende ajudar os que mais precisam, angariando alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome e para o Movimento Animal

A atividade decorre na sala Polivalente da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e está integrada no “Elvas Cidade Natal”.

Vila Viçosa: Pai Natal chega este sábado ao Mercadinho de Natal

O Mercadinho de Natal de Vila Viçosa termina este sábado, 23 de dezembro, depois de vários dias com muita animação, no Largo D. João IV, onde alguns expositores marcaram presença, para divulgarem os seus produtos.

“Salames do Alentejo” é um dos stands presente. Carlos Rosado explica que promove, acima de tudo, salames, mas “diferentes dos mais tradicionais”, bem como bolachas de chocolate, crocante de frutos secos com chocolate branco e negro, entre outros”. O objetivo passa por “dar a conhecer os nossos produtos e a marca que é recente”, adianta.

Para Joaquim Mestre, que representa a sua filha, no stand Lacinhos da Botica”, com artesanato tradicional, para “dar a conhecer o negócio”, garantindo que está “a correr muito bem”.

Para este último dia do mercadinho de Natal está prevista a chegada do Pai Natal, que irá animar os mais novos, às 11 e às 15 horas.

Primeiro encontro de capotes na Praça da República de Elvas

O primeiro encontro de capotes está a decorrer hoje, desde as 18 horas, na Praça da República de Elvas, numa iniciativa promovida pela associação juvenil Arkus e o grupo Roncas d’Elvas.

“É importante manter as tradições de Elvas”, afirma o vereador do município de Elvas, Cláudio Monteiro.

“Esta é a primeira edição, e é um hábito que o Município de Elvas juntamente com a associação Arkus quer implementar na cidade”, acrescenta.

Esta iniciativa “pretende replicar o natal de Elvas, em que as pessoas se juntam, de forma a valorizar a importância do capote”.

“A Arkus preparou uma explicação da importância do capote, feita pelo senhor Alpedrinha”, afirma Cláudio Monteiro.

A Banda 14 de Janeiro juntou-se voluntariamente a esta iniciativa.

“Fazer as pessoas saírem às ruas voluntariamente era o objetivo do município”, revela o vereador.

José Manuel Martins veste capote “já antes do grupo Roncas d’Elvas começar”, esta vestimenta para José não foi novidade, afirma.

Segundo Carlos Mendes, integrante das Roncas d’Elvas, “o grupo está cada vez mais unido, dia 6 de janeiro as Roncas d’Elvas marcam presença na Casa do Alentejo em Lisboa”, diz Carlos Mendes.

Campo Maior: Santa Casa alarga projeto de apoio a idosos em fim de vida às famílias

Pelo segundo ano, com financiamento do BPI e da Fundação la Caixa, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior está a desenvolver o programa “Vidas Ligadas”, através do qual a instituição presta apoio, a nível psicológico e social, a pessoas com mais de 80 anos e em situação de fim de vida.

Ainda que com a mesma equipa a trabalhar, constituída por um psicóloga e uma assistente social, Rosália Guerra, da instituição, explica que, do primeiro para o segundo ano de intervenção, “percebeu-se que era necessário alargar o número de beneficiários”, que eram inicialmente 40, fazendo chegar essa ajuda, não só aos doentes, mas também às suas famílias.

No que toca às famílias, Rosália Guerra lembra que, muitas vezes, e não estando preparadas para prestar os melhores cuidados, “precisam de uma capacitação para saber lidar com estas questões do final da vida”.

Já nesta segunda edição do projeto, Rosália Guerra explica que, e contrariamente ao que aconteceu da primeira vez, foram estreitadas relações com os serviços de saúde, o que tem permitido realizar um trabalho “importante”, que une as intervenções sociais e médicas, através do Centro de Saúde de Campo Maior.

De recordar que, para ajudar pessoas que se encontram em cuidados paliativos, através deste projeto, a Santa Casa de Campo Maior conta com um financiamento de 25 mil euros para um ano de intervenção.