Universidade de Évora quer criar novas instalações junto ao futuro Hospital Central do Alentejo

A Universidade de Évora (UÉ) pretende criar novas instalações para a sua Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano junto ao futuro Hospital Central do Alentejo, em construção na cidade alentejana.

A reitora da Universidade, Hermínia Vasconcelos Vilar, revelou que este projeto está pensado para um terreno, propriedade do Estado português, com uma área de quatro hectares e situado junto do futuro hospital.

“É o faz sentido para que o hospital lucre com a proximidade da escola e a escola também lucre com a proximidade do hospital”, ou seja, esta vizinhança vai “facilitar a articulação entre os alunos e as valências” do futuro hospital, afirmou a responsável.

Hermínia Vasconcelos Vilar adiantou que a academia já iniciou negociações com a Estamo, a gestora de imóveis públicos que recentemente sucedeu à Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), para a cedência do terreno.

“Há concordância da Estamo” para a cedência do terreno à UÉ, referiu, salientando que a academia alentejana também já avançou com o pedido de autorização ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para prosseguir com a operação.

A reitora realçou que a elaboração do projeto tem financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), escusando-se avançar, para já, com mais pormenores sobre investimento e datas.

Segundo a responsável, a ideia é que as futuras instalações juntem no mesmo espaço as escolas de Saúde e Desenvolvimento Humano e Superior de Enfermagem São João de Deus da UÉ, esta atualmente situada junto ao Hospital do Espírito Santo de Évora.

Assim, esse edifício acolherá os cursos da Escola de Enfermagem e as licenciaturas em Ciências do Desporto, Reabilitação Psicomotora e Ciências Biomédicas e o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano.

“E, no futuro, também esperamos que possa vir a albergar o curso de Medicina”, acrescentou Hermínia Vasconcelos Vilar.

Atualmente, a parte teórica dos cursos da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano é lecionada no Colégio Luís António Verney, no centro histórico, e a parte laboratorial no polo da Mitra, a alguns quilómetros da cidade.

Por seu turno, a presidente da ARS do Alentejo indicou que “o terreno situado junto do novo hospital é do Estado e vai ser cedido para a Escola de Saúde” e Desenvolvimento Humano.

O futuro hospital, em construção na periferia de Évora, deverá ter 360 camas em quartos individuais, que pode ser aumentada, se necessário, até 487.

A nova unidade, cujas obras estão agora previstas terminar no final de 2024, custa mais de 200 milhões de euros e vai ter, entre outras valências, 11 blocos operatórios, três dos quais para atividade convencional, seis para ambulatório e dois de urgência, cinco postos de pré-operatório e 43 postos de recobro.

Mini milkQool: a primeira máquina compacta da Delta Q que permite a extração de bebidas compostas

Pensada para combinar com qualquer ambiente e desenhada para proporcionar experiências autênticas e muito saborosas à base de café, a mais recente inovação da Delta Q – a nova minimilkQool – destaca-se por ser a primeira máquina de café em cápsulas compacta no mercado que permite a extração de bebidas compostas, seja com leite ou com bebida vegetal.

Com um design moderno e elegante, a Delta Q mini milkQool permite criar uma grande variedade de bebidas, desde o expresso perfeito, a bebidas como galão ou capuccino.

Uma das características da nova máquina é a personalização do volume de café e de leite ou bebida vegetal com recurso a um seletor próprio. Para a preparação de bebidas compostas, o depósito extra com capacidade de 300ml permite criar várias receitas, podendo ser desconectado da máquina e guardado no frigorífico se necessário. Por último, a máquina possui um programa prático de limpeza do sistema de leite.

Idealizada para atender a todas as preferências, tornando cada momento de café uma verdadeira experiência de prazer, o lançamento da Delta Q mini milkQool marca a entrada num universo de sabores suaves e cremosos em formato mini.

Em contagem decrescente para o Natal, Delta Q mini milkQool é a sugestão de presente perfeita para tornar a época festiva ainda mais especial e saborosa e já se encontra disponível nos pontos de venda habituais e em mydeltaq.com com um PVPR de 99 euros.

Trabalhadores da Função Pública com tolerância de ponto a 26 de dezembro e 2 de janeiro

Os trabalhadores da Função Pública, segundo divulgou o governo numa nota publicada, vão ter tolerância de ponto nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

O Governo decidiu conceder tolerância de ponto nestas datas justificando, nesta altura do ano, ser “tradicional a deslocação de muitas pessoas para fora dos seus locais de residência no período natalício e de ano novo tendo em vista a realização de reuniões familiares”.

Apesar da tolerância de ponto concedida, de fora ficam “os serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo competente”.

Campo Maior: roubo a funcionária de supermercado rende cerca de 20 mil euros

Uma funcionária do Intermarché de Campo Maior foi assaltada, na passada segunda-feira, 18 de dezembro, quando se dirigia a uma entidade bancária da vila para fazer o depósito de cerca de 20 mil euros.

O dinheiro, pertencente àquele supermercado, que se encontrava dentro da mala desta mulher, terá sido roubado, pelo método de esticão por um dos ladrões, mesmo à porta do banco.

O homem colocou-se em fuga, num carro que o aguardava perto da instituição bancária, onde se encontrava o outro interveniente neste roubo.

A GNR está a investigar o caso.

Município de Portalegre com orçamento para 2024 superior a 37 milhões

A Câmara de Portalegre, liderada pela coligação PSD/CDS-PP, aprovou, no final do mês passado, o orçamento para 2024, superior a 37 milhões de euros. O documento será submetido a votação, amanhã, quinta-feira, dia 21, na Assembleia Municipal, onde a coligação não tem maioria.

Deste orçamento municipal, a presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, destaca algumas obras que deverão ser inauguradas já no início do próximo ano, como é o caso da Escola Básica Cristóvão Falcão, que resulta de um investimento superior a cinco milhões de euros.

O município, adianta ainda a autarca, pretende, no início de 2024, inaugurar as obras da “cobertura do mercado municipal, da expansão da zona industrial, bem como do centro interpretativo da Quinta da Saúde”, intervenção já concluída.

Assegurando que “seria mau para Portalegre não ter orçamento municipal aprovado”, Fermelinda Carvalho revela ainda que “a autarquia quer ainda inaugurar, no início do ano, uma nova residência de estudantes, destinada aos alunos do Politécnico de Portalegre, esta é uma ajuda não só para os estudantes, mas para a cidade”.

O orçamento da Câmara de Portalegre para 2024, caso venha a ser aprovado em Assembleia Municipal, será inferior ao deste ano, que rondava os 40 milhões de euros.

José Galguinho: o trabalho de mais de dois anos em prol de Caia, São Pedro e Alcaçóva

Eleito presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, em setembro de 2021, pelo Movimento Cívico por Elvas, José Galguinho faz um balanço dos dois primeiros anos de mandato, dando conta que, ao dia de hoje, tem vontade de se recandidar ao cargo.

Em termos de projetos levados a cabo, o presidente da junta destaca a recente a “reestruturação total” que foi levada a cabo, para já, em três dos parques infantis da freguesia. “Estavam bastante degradados e completamos já, este ano, os três maiores”, revela.

Por outro lado, José Galguinho destaca “o sucesso” do Mercadinho da Horta, uma iniciativa que decorre aos domingos, no Parque da Fonte da Prata, na Boa-Fé. “Foi um projeto que eu tinha já de início, que tem corrido muito bem. Em altura de bom tempo, aquilo tem sido um sucesso, como penso que irá ser um sucesso futuramente”, assegura.

No que toca à abertura da extensão da Junta de Freguesia, no Centro Comercial da Boa-Fé, e apesar do atraso em relação àquilo que estava inicialmente previsto, José Galguinho adianta que tudo aponta para janeiro. Trata-se de um projeto que promete facilitar a vida à população da Boa-Fé que, a partir do próximo mês, poderá tratar de qualquer assunto, no que toca à Junta de Freguesia, sem ter de se deslocar ao centro histórico de Elvas.

Recordando as “reticências iniciais” quando aceitou o desafio de encabeçar a lista do Movimento Cívico Por Elvas à Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcaçóva, José Galguinho, que assegura ter outros projetos em carteira e que mantêm, por agora, em segredo, revela que, tem vontade de se recandidatar.

A entrevista completa a José Galguinho para ouvir no podcast abaixo:

Portalegre: livros do Projeto Guardiões apresentados na Escola da Corredoura

A Escola Básica do 1.º Ciclo da Corredoura, em Portalegre, acolhe esta quarta-feira, 20 de dezembro, a apresentação dos livros infantis do projeto Guardiões, “À descoberta das energias renováveis” e “À descoberta da economia circular”, da autoria de Ana Loures e Luís Loures, pelas 14 horas.

As duas publicações têm como objetivo estimular a adoção de comportamentos amigos do ambiente, nos mais novos, e vão ao encontro dos desígnios do projeto Guardiões: sensibilizar e informar a sociedade civil sobre temas relacionados com as alterações climáticas, através de conteúdos e ações dirigidas à comunidade, instituições da administração pública e escolas.

O projeto Guardiões resultou da parceria entre o Politécnico de Portalegre, o Fórum da Energia e Clima e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Município de Campo Maior oferece prendas aos filhos dos bombeiros

Em tempo de Natal, o Município de Campo Maior não esqueceu os Bombeiros Voluntários da vila e ofereceu uma lembrança aos filhos daqueles que, diariamente, desenvolvem o seu trabalho em prol dos campomaiorenses.

O momento teve lugar no quartel da corporação e contou com a presença do presidente do Município, Luís Rosinha, do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, do presidente e tesoureiro da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, Luís Fava e Carlos Belo, respetivamente, e do comandante Pedro Tomé.

Na ocasião, Luís Rosinha desejou um feliz Natal aos soldados da paz, fazendo votos de que a colaboração entre as duas instituições se mantenha forte durante o ano de 2024.

Euromilhões com jackpot de 53 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 53 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 19 de dezembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 529 mil euros saiu a um apostador no estrangeiro.

Para Portugal vieram dois terceiros prémios, de 17 mil euros, num total de sete contemplados.

O quarto prémio, de 2.967 euros, saiu a 13 apostadores no estrangeiro

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 10 – 20 – 41 – 43 – 45 e pelas estrelas 02 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.