DRCAlentejo vai relançar classificação do centro histórico de Cabeço de Vide

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) solicitou, recentemente, a abertura de um novo procedimento para a classificação do centro histórico de Cabeço de Vide, no concelho de Fronteira, depois da caducidade de outro processo.

A DRCAlentejo entende que o valor patrimonial do conjunto proposto – Centro Histórico de Cabeço de Vide – situado na freguesia de Cabeço de Vide, concelho de Fronteira, distrito de Portalegre, justifica essa reabertura, nomeadamente pela genuinidade do seu património vernáculo, notável valor histórico, harmonia, equilíbrio e beleza do conjunto urbano, sendo a sua preservação importante para o estudo dos materiais e técnicas construtivas da arquitetura tradicional, um saber-fazer que o tempo e a globalização vertiginosa têm destruído, comprometendo a transmissão deste legado às gerações futuras.

O património monumental do Centro Histórico de Cabeço de Vide é assim também demonstrativo da sua importância regional, especialmente a partir do séc. XIV, com uma evolução urbana evidente e bem marcada na paisagem que exprime continuidade de ocupação humana com poucas interferências contemporâneas.

O conjunto urbano do Centro Histórico caracteriza-se pela sua implantação inicial no topo da colina da vila, possivelmente sobre um castro pré ou proto-histórico, com um pequeno reduto muralhado medieval (castelo), perifericamente acompanhado por monumentos importantes no contexto social, político e religioso da povoação (Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, Paços do Concelho/Cadeia com Torre do Relógio, Pelourinho (MN), Capela de N.ª Sr.ª dos Anjos, Igreja de N.ª Sr.ª do Carmo, casas nobres de António de Azambuja e da família Vaz de Camões), vindo a terminar na parte baixa da vila, onde se mantêm o Cruzeiro (MN), Igreja do Espírito Santo, Solar dos Simas Cardoso (MIP) e antiga Fábrica de Moagem e Eletricidade, imóveis também histórica e artisticamente relevantes, todos incluídos na área proposta para classificação.

Casa do Benfica de Campo Maior promove convívio solidário em prol de “Os Cucos”

A Casa do Benfica em Campo Maior, a nº 1 do clube, realiza, no próximo sábado, dia 16 de dezembro, mais edição do convívio “Natal Solidário”, pelas 13 horas, nas suas instalações.

Neste sentido, “a CBCM apela a todos os seus associados a juntarem-se àquela que é a sua causa. O objetivo passa pela angariação de fundos para apoiar uma instituição de solidariedade social da região”, revela a coletividade.

Com este convívio, pretende-se “proporcionar um Natal um pouco mais confortável às crianças do Centro Infantil ‘Os Cucos’, que foi a instituição escolhida para o efeito”. A finalidade, adianta a CBCM “é tentar colmatar algumas das necessidades dessas crianças”, pelo que se pretende angariar computadores portáteis, tablets e phones para computador e telemóvel.

Outra das necessidades de que a CBCM teve conhecido, junto dos responsáveis do Centro de Acolhimento de Elvas, diz respeito a mobiliário. “Por este motivo outra forma de ajudar será através da doação de mobiliário que já não seja utilizado”, como sofás de dois e três lugares, roupeiros, camas e colchões individuais, cómodas e sapateiras.

Os responsáveis da Casa do Benfica de Campo Maior apelam aos associados que participem. No entanto, para quem não possa estar presente no convívio de dia 16, e pretenda colaborar, “será muito bem-vindo”. Para quem quiser juntar-se à iniciativa, a CBCM informa que as inscrições para sócios, a decorrer até quarta-feira, dia 13, devem ser feitas aqui.

Qualquer donativo e a própria inscrição no convívio pode ser feita por mbway ou em numerário a qualquer membro da direção: Miguel Minas (969 138 558); José Mexia (965 778 657); e Nuno Corado (965 865 395).

“Todos Temos Amor Para Dar” recolhe prendas para crianças desfavorecidas em Elvas e Portalegre

Com o aproximar do Natal, o projeto de solidariedade social do Instituto Politécnico de Portalegre, “Todos Temos Amor Para Dar” volta a entrar em ação, com o objetivo de recolher prendas novas ou bens de primeira necessidade, junto da comunidade, para oferecer a crianças de famílias com dificuldades financeiras enquadradas em alguma instituição da região de Portalegre.

Em Elvas, os bens recolhidas serão entregues ao Movimento Teresiano Apostólico (MTA), promotor do projeto “Ajudar@Crescer”, que apoia diariamente cerca de 40 bebés dos 0 aos 24 meses.

Nesse sentido, até à próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, entre as 8 e as 20 horas, é possível entregar, na Escola Superior Agrária, artigos de puericultura e alimentação para bebés, como fraldas, toalhitas, creme muda fraldas, farinhas lácteas, leite em pó, chupetas, biberões, tetinas, champôs, gel de banho, soro fisiológico, cotonetes e esponjas de banho.

Já em Portalegre, serão apoiados 63 agregados familiares, mais quatro que no ano passado, num total de 193 pessoas, entre as quais 75 crianças, com idades compreendidas entre os 0 e os 17 anos.

Em Portalegre, os pontos de entrega de prendas para as crianças, bem como de artigos de higiene pessoal e para limpeza do lar, para completar os cabazes de alimentos que estão a ser preparados, são o Campus Politécnico (todos os dias úteis das 7h45 às 22 horas), a Escola Superior Educação e Ciências Sociais (todos os dias úteis das 8 às 23h30) e os Serviços Centrais do IPP (todos os dias úteis das 8h30 às 18 horas).

As listas das prendas para as crianças estão disponíveis em cada local de entrega, bem como na página de Facebook do projeto “Todos Temos Amor Para Dar”.

Muita animação e atividades de natal para miúdos e graúdos em Campo Maior

A animação de natal em Campo Maior, depois do arranque das atividades na tarde de ontem, prosseguem este sábado, 9 de dezembro.

Pelas 10 horas, há Parada de Natal, com passagens pelo Centro Comunitário, ruas de comércio e o Jardim Municipal. À mesma hora, na Praça Multimodal, tem início a Feirinha de Natal, que estende até às 19 horas, encerrando entre as 13 e as 14 horas.

Para as 15 horas estão previstas, na Praça Multimodal, atuações do Projeto de Formação de Dança Oriental e Coro Sénior de Campo Maior.

Ao longo de todo o dia, no Jardim Municipal, não faltam atividades a pensar, sobretudo, nos mais novos: atividades radicais pela GEDA; demonstração de Ténis de Natal do CEAN; carrossel; Neve no Polo Norte (de 30 em 30 minutos); insufláveis; oficina de natal; e ainda a presença do pai natal, a quem as crianças podem entregar as suas cartas.

Por estes dias, há também passeios de comboio, de meia em meia hora, com paragem na Praça Multimodal.

Feirinha de Natal com cerca de 50 expositores na Praça Multimodal de Campo Maior

A Praça Multimodal de Campo Maior é, desde ontem, 8 de dezembro, palco de uma Feirinha de Natal, na qual participam cerca de 50 artesãos do concelho.

Num espaço aberto ao público ao longo deste fim de semana, assim como do próximo, entre as 10 e as 19 horas, com pausa entre as 13 e 14 horas, há de tudo um pouco: artigos de artesanato, bijutaria, comes, bebes e também muita animação. Na tenda gigante instalada na praça, há também um globo de neve gigante, onde as crianças se podem divertir.

Também por estes dias, o Jardim Municipal de Campo Maior está “vestido” a rigor, para as celebrações de natal, e onde não faltam atrações para os mais pequenos, como um insuflável, e vários adereços, junto dos quais é possível tirar fotografias.