Iluminação de Natal junta motards de Portugal e Espanha em Elvas (c/fotos)

A iluminação de Natal de Elvas e de Badajoz foi o mote para que um grupo com cerca de 80 motards se juntasse para percorrer este sábado, 2 de dezembro, as duas cidades.

Foi ao final da tarde que este grupo, composto por pessoas vindas de várias partes do nosso país e também de Espanha chegou à Praça da República de Elvas.

A iniciativa, “Rota das Luzes”, resulta de uma organização conjunta da delegação de Elvas dos Punishers Law Enforcement Motorcycle Club e dos Moteros Hoy.

Para Jorge Chaves, dos Punishers de Elvas, esta iniciativa é “positiva para conhecer as luzes de Natal das duas cidades”, aliando o convívio ao gosto pelas motas, que para si “é fundamental”.

Já Tony Marquez, presidente do grupo Moteros de Hoy, de Badajoz, revela que a ideia é “percorrer de forma rápida, nas suas motas, as ruas de Elvas e de Badajoz que já estão iluminadas, bem como os restantes motivos alusivos a esta época natalícia”.

 

ACOS prepara programa especial para os 40 anos da Ovibeja

A Associação de Agricultores do Sul (ACOS) está a preparar um programa especial de comemoração do 40º aniversário da Ovibeja que, em 2024, se vai realizar de 30 de abril a 5 de maio.

“40 anos de associativismo” é a temática da Ovibeja que une, num esforço conjunto, um longo percurso de sonhos e de realizações, enquanto evento plural, inédito, de partilha e transmissão de mais-valias. Desde a primeira edição, em 1984, que contou com a participação de uma dezena de produtores de ovinos numa iniciativa dentro da Feira de Maio ou Feira da Primavera, até aos dias de hoje que junta mais de 100 mil visitantes, mais de mil expositores e centenas de iniciativas.

É a expressão dessa associação da diversidade que o cartaz da edição deste ano da Ovibeja pretende transmitir. E é com a riqueza do trabalho conjunto que a ACOS está a construir o programa de 2024. Espaços renovados e mais atrativos, uma grande exposição ilustrativa do percurso realizado, iniciativas inovadoras, concertos ainda mais emblemáticos, mais parcerias de envolvimento conjunto, são apenas alguns exemplos do que está a ser trabalhado.

A decorrer no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, a 40ª edição da Ovibeja pretende juntar todos os que nela têm participado e que com ela têm vindo a crescer.

População solidária com campanha do Banco Alimentar Contra a Fome (c/fotos)

A campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a fome está a decorrer, à semelhança de outras superfícies comerciais do país, até amanhã, domingo 3 de dezembro, no Continente de Elvas e de Campo Maior.

Os escuteiros de Elvas, à semelhança de outras campanhas, são voluntários nesta iniciativa. Rodrigo Ferreira, um dos voluntários com quem falámos revela que o objetivo desta campanha passa por “ajudar quem mais precisa”, adiantando que as pessoas estão a ser “muito solidárias”.

Têm sido muitas as pessoas que ao fazerem as suas compras adquirem produtos para doar nesta campanha. Manuel Menezes, garante contribui “sempre”, nesta altura, para dar “um Natal mais confortável a quem mais precisa, uma vez que nem todos têm condições para ter alimentos na sua mesa”.

Já Inês deslocou-se “propositadamente” ao supermercado para contribuir nesta campanha, porque sabe que há “muitas pessoas a precisar”.

“Todos os anos” José Portas contribui com alimentos, nesta campanha, destacando que “há cada vez mais pobres no nosso país, por isso temos que nos lembrar daqueles que mais precisam”.

Banco Alimentar Contra a fome que realiza até amanhã esta campanha de recolha de alimentos, que terão como destinatários aqueles que mais precisam.

“Natal Solidário” com Kura no Coliseu de Elvas no dia 16

O Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, recebe mais uma edição do “Elvas Natal Solidário”, a 16 de dezembro.

A animar a noite, a partir das 22 horas, vão estar KURA, Pearl Band, banda de tributo aos Pearl Jam, e Deejay Sam, numa festa que promete muito diversão até altas horas da madrugada.

A entrada é feita mediante o pagamento de bilhete, no valor de cinco euros, e da entrega de um ou mais bens alimentares, a favor da iniciativa “Natal Rock Solidário”. A cada participante é oferecido um copo reutilizável.

Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo de Elvas, assim como na Ticketline.

Presépio com mais de 3800 peças Playmobil para visitar na Casa da Cultura (c/fotos)

“Presépio. Do Projeto à Realidade” é mote da exposição, com mais de 3800 peças de Playmobil, da coleção particular do elvense Carlos Borrega Martins que foi inaugurada esta manhã de sexta-feira, 1 de dezembro, na Casa da Cultura de Elvas.

Depois de, no ano passado, já ter feito um presépio com peças da Playmobil, este ano, a exposição ocupa uma superfície de 20 m2. “No seguimento da edição do ano passado, em que fiz o primeiro presépio com peças da Playmobil, voltei a ter o desafio do município para fazer o mesmo tipo de exposição, mas dando-lhe uns toques diferentes, que acabaram por se repercutir no aumento do tamanho, porque no ano passado ocupei 13 m2, este ano são 20m2”, revela Carlos Martins.

Este ano a mostra “não está tão organizada”, como no ano anterior. Carlos Borrega revela que “está mais transversal e divertida, tem mais vida e reflete um pouco a sociedade atual, em que há toda uma movimentação”, esperando que todas as pessoas gostem.

No total são 3851 peças da Playmobil que estão expostas na Casa da Cultura de Elvas. Carlos Borrega demonstra-se “feliz e orgulhoso” do resultado final, apesar de terem sido dias de “muito trabalho”.

Para o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, esta exposição, “para miúdos e graúdos é um verdadeiro encanto e sonho de Natal”, acreditando que será “um sucesso e irá superar as 10 mil entradas do ano anterior”.

Exposição com mais de 3800 peças da coleção particular de Playmobil, do elvense Carlos Martins que está patente até dia 7 de janeiro, na Casa da Cultura de Elvas. Pode ser visitada, de segunda-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 15 às 20 horas.

Organização da “Uniberland” quer tornar o evento num festival (c/fotos e vídeo)

“Uniberland Ice Age” foi o mote para a segunda edição da festa Uniberland que decorreu na noite de ontem, sexta-feira, 1 de dezembro, no Coliseu de Elvas.

Álex Martini, Putzgrilla, Zinko, Chimeno, Oscar Amaya e Cuba foram os artistas que animaram a noite, nesta festa fronteiriça, que resulta da organização de um elvense, João Grenho, e de dois jovens de Badajoz, Javi e Curro.

João Grenho, da organização, revela que o objetivo é “unir a península ibérica, numa festa noturna, para que as pessoas sintam algo que nunca sentiram noutras festas, com artistas de topo portugueses e espanhóis”, pelo que a ideia é “criar uma marca para que, no futuro seja um festival”.

Esta festa, que é “diferente de todas as outras”, contou com uma zona Vip, atrás do palco para permitir uma maior proximidade entre as pessoas e os artistas, numa nova experiências, adianta João Grenho.

Contudo, “as expectativas nunca estão superadas”, garante João Grenho, agradecendo à Câmara Municipal de Elvas, nas pessoas do presidente Rondão Almeida e vereador Cláudio Monteiro, pela cedência do espaço e na logística.

Banco Alimentar realiza campanha de recolha de alimentos este fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome realiza este fim de seman mais uma campanha de recolha de bens alimentares, em todas as superfícies comerciais.

O objetivo é que “cada pessoa possa contribuir com um bem alimentar, dentro das suas possibilidades, para ajudar aqueles que mais precisam”, revela Graça Mocinha, responsável pelo pólo de Elvas do Banco Alimentar Contra a Fome.

Paralelamente a esta recolha, decorre também a campanha vale, que permite que “as pessoas contribuam na caixa de supermercado, com o valor de um bem alimentar”.

Graça Mocinha apela à solidariedade das pessoas, nesta campanha, porque segundo diz “há muitas famílias a passar dificuldades, neste momento, e se cada um contribuir com algo, fará a diferença na mesa daqueles que não têm nada”.

Esta Campanha do Banco Alimentar contra a fome tem como mote “É bom saber que ainda há desejos que podemos tornar realidade” e decorre hoje a manhã em todas as superfícies comerciais do país, contando, a nível nacional com mais de 40 mil voluntários.

Grupo de Cavaquinhos de Estremoz atua este sábado em Monforte

Foto Arquivo

O Grupo de Cavaquinhos da Associação Cultural e Musical do Concelho de Estremoz apresenta o seu espetáculo, este sábado, pelas 10h30, no Mercado de Natal de Monforte, que decorre desde ontem, na Praça da República da vila.

Pelas 15 horas, está previsto mais um workshop de bolachas de natal, com Silvia Cakes. Às 16h30, há concerto da Orquestra Juvenil da Associação Cultural e Musical do Concelho de Estremoz.

No decorrer do evento, que se estende até amanhã, os mais pequenos têm ao seu dispor, entre outros, a Casa do Pai Natal com os seus Duendes Mágicos, pinturas faciais, moldagem de balões, bolas de sabão e tatuagens de glitter.

Euromilhões com jackpot de 217 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 217 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 1 de dezembro, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 266 mil euros, saiu a seis apostadores no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, de 20 mil euros, num total de 18 contemplados.

O quarto prémio, de 2007 euros, saiu a 58 apostadores, cinco deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 04 – 10 – 14 – 38 – 50 e pelas estrelas 09 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.