A edição de natal da iniciativa “Alandroal ConVida” está de regresso nos dias 16 e 17 de dezembro, com o tradicional Mercado de Natal a decorrer no Mercado Municipal da vila.
Esta iniciativa, que inclui um conjunto alargado de atividades, tem como objetivo principal aproximar os habitantes e o comércio local, explica o presidente do Município de Alandroal, João Grilo. “Pretende-se criar uma dinâmica de aproximação entre os habitantes, o comércio local e as instituições, numa altura de natal; aproveitar a época natalícia para as pessoas fazerem compras no comércio local, que participem em atividades conjuntas, em que a câmara, as juntas de freguesias e as outras entidades se envolvem, e criar atividades para que as pessoas passem bons momentos no concelho”, revela o autarca.
Esta edição do evento traz, pelo menos, uma novidade. Se nos anos anteriores era feito um sorteio com os vouchers adquiridos, após compras no comércio local, desta feita serão três: “as compras no comércio local dão direito a um vale de participação no sorteio, sendo que nós, este ano, vamos fazer três sorteios, ao longo do período em que decorre a iniciativa, ao contrário do que fazíamos em anos anteriores, que era apenas um sorteio no final”.
No decorrer do evento, e a par de um mercado de natal, não vão faltar atividades, sobretudo, a pensar nos mais pequenos. “Temos as atividades normais de natal para as crianças, temos a chegada do pai natal, a animação de rua, temos o habitual passeio dos pais natais motards em colaboração com o Moto Clube de Alandroal, em que eles passam por todo o concelho a distribuir lembranças às crianças. Temos o mercado de natal, que este ano vai se realizar junto do mercado municipal. Vamos tentar criar uma dinâmica à volta deste espaço”, diz ainda João Grilo.
Espetáculos musicais, ateliers, cinema, atividades com o pai natal e insufláveis para os mais novos são algumas das ofertas desta edição de natal do “Alandroal ConVida”, a 16 e 17 de dezembro, no Mercado Municipal.


O Município de Campo Maior adquiriu, recentemente, duas carrinhas elétricas (Toyota Proace Verso BEV), aumentando, desta forma, a frota de transporte escolar, oferecendo às crianças do concelho mais condições de conforto e segurança.
Tiago Teotónio Pereira, vogal da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030, apresentou, recentemente, no evento de lançamento da plataforma “Aproveitar Talentos”, organizado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão (DG REGIO) em Bruxelas, a proposta do Alentejo em ser uma região piloto para a atração de talento, assim como a visão estratégica do Alentejo em prol do crescimento sustentável e da promoção de oportunidades para os seus habitantes.
A GNR tem a decorrer, a partir desta sexta-feira, 24 de novembro, e até dia 31 de dezembro, a operação “Comércio Seguro 2023”, promovendo ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de garantir a segurança dos comerciantes e clientes, fruto do aumento de fluxo de pessoas em espaços e áreas de comércio.

O inspetor do recém-extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e coordenador das polícias portuguesas no Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro do Caia, nos últimos três anos e meio, despede-se esta sexta-feira, 24 de novembro, dos colegas e da “casa” que o acolheu, depois de ter chegado a hora da reforma.
O período de candidaturas ao aviso de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, está aberto até ao próximo dia 31 de janeiro de 2024.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, realiza hoje, sexta-feira, dia 24 de novembro, uma visita ao concelho de Alandroal.
O Agrupamento 142 de Portalegre do Corpo Nacional de Escutas (CNE) promove, no sábado, 25 de novembro, mais uma Noite Escutista das Sopas, no mercado municipal da capital de distrito.
O salão polivalente de Degolados volta, a 2 de dezembro, a ser palco de uma feirinha de natal, organizada pela junta de freguesia.