Empada de Arraiolos é um atrativo para o concelho, garante Carmen Carvalheira

O Pavilhão Multiusos de Arraiolos é palco, até ao próximo domingo, 5 de novembro, da Mostra Gastronómica, Festival da Empada e Feira do Tapete de Arraiolos.

Carmen Carvalheira, vice-presidente da CCDR Alentejo destaca que Arraiolos “soube ter a empada como uma marca do concelho e esta mostra é, naturalmente, uma boa forma de promover o que aqui se faz e está associada à qualidade daquilo que se faz na região.

Este tipo de marcas são aproveitadas para atrair turismo, dinamizar e ajudar os vários agentes económicos do concelho”, acrescenta a vice presidente da CCDR Alentejo.

Hoje no Pavilhão Multiusos, pelas 22.30 horas sobe ao palco a Banda Xapa, seguida do Dj Toy.

“Mercado Cá da Terra” de regresso este domingo a Campo Maior

O “Mercado Cá da Terra” regressa ao Jardim Municipal de Campo Maior, na manhã deste domingo, 5 de novembro.

Este mercado, que decorre a partir das 9h30, conta com a participação de produtores e artesãos locais, que terão à disposição dos visitantes produtos endógenos e peças de artesanato.

A iniciativa, promovida pelo Município de Campo Maior, decorre no primeiro domingo de cada mês.

“Fabulosa Barragem da Apartadura” é mote para percurso pedestre este domingo

Este domingo, 5 de novembro, no último dia da edição deste ano do TransAlentejo Walking Festival, será percorrido o percurso da “Fabulosa Barragem da Apartadura”, em Marvão.

O mote para esta caminhada é esta reserva de água “estratégica”, que, com o tempo, criou um lago de montanha. Nesse sentido, José Pedro Calheiros, o diretor técnico do festival, promovido pela Entidade Regional de Tursimo do Alentejo e Ribatejo, lembra que Marvão é “muito mais que o seu castelo”.

Cabe ao Município de Monforte conduzir este percurso que deve incluir uma visitar à Quinta do Barrieiro.

Esta terceira edição do TransAlentejo Walking Festival que termina amanhã, depois de percorridos, praticamente, 50 percursos pedestres em 47 concelhos da região.

Gala da Associação de Atletismo de Portalegre decorre este sábado em Arronches

A Associação de Atletismo do distrito de Portalegre distingue, este sábado, 4 de novembro, a partir das 17.30 horas, os atletas que se destacaram na última época desportiva, em mais uma gala da Associação.

Esta gala assume-se como um “convívio de final de época e de homenagem aos atletas que obtiveram melhores resultados, numa época muito boa e competitiva, por parte de uma associação que á das mais pequenas, mas com o maior número de provas efetivadas, o que muito nos orgulha”, revela Luís Rodrigues, presidente da direção da Associação de Atletismo do distrito de Portalegre.

Luís Rodrigues adianta que os atletas distinguidos são aqueles que “atingiram o pódio em todos os escalões e nas classificações gerais de provas de trail, pista e circuito de corridas”, acrescenta Luís Rodrigues.

Terminada esta gala de encerramento da época passada, amanhã, 5 de novembro, inicia-se já a nova época com “uma prova mista de estrada, na Cunheira, num total de 10 quilómetros a serem percorridos”.

A Gala da Associação de Atletismo do distrito de Portalegre, que conta atualmente com 370 atletas, decorre hoje, no edifício “O Celeiro”, em Arronches.

Monforte: percurso da Rota das Antas de Rabuje percorrido este domingo

A edição deste ano do TransAlentejo Walking Festival, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, chega ao fim este domingo, 5 de novembro, com um conjunto de caminhadas: uma delas é a do percurso da Rota das Antas de Rabuje, em Monforte.

De acordo com o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, este é um dos itinerários “mais bonitos” que integra a rede TransAlentejo.

O percurso, que termina junto às antas, património cultural e turístico com um interesse relevante, diz ainda o responsável, tem algumas “características especiais”.

O início desta caminhada, na Praça da República de Monforte, está marcado, amanhã, para as 10 horas.

Peditório Nacional faz “toda a diferença” para a Liga Contra o Cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro está a promover o seu tradicional peditório nacional, desde a passada quarta-feira, 1 de novembro. Trata-se de uma iniciativa fundamental para dar resposta às muitas necessidades que os doentes oncológicos e famílias enfrentam, no que toca a prestação de diversos apoios de cariz social, psicológico e até jurídico.

Sendo esta uma instituição “independente”, que não recebe qualquer outro tipo de ajudas ou subsídios, estes apoios aos doentes e famílias, explica a coordenadora do Grupo de Apoio de Portalegre, Cristina Bruno, só são possíveis graças a este peditório, que decorre até amanhã, domingo, dia 5.

As verbas angariadas servem, para além daquilo que é o apoio social, jurídico e ao nível das psiconcologias, para a “aquisição de próteses e cabeleiras e para a investigação”.

Até domingo, qualquer pessoa vai encontrar, nas ruas e supermercados de todo o país, sobretudo, voluntários, que estão devidamente identificados, a realizar este peditório. “Estão identificados com um colete vermelho, com uma lata ao peito, a dar a cara pela Liga e a pedir às pessoas se querem contribuir para a Liga Portuguesa Contra o Cancro”, revela a responsável.

Ao longo do ano, e através das várias extensões, como aquela que já existe em Elvas, a Liga vai conseguindo angariar algumas verbas, com as mais diversas atividades promovidas, como espetáculos ou caminhadas. Contudo, “a grande entrada de dinheiro” acontece com este peditório, pelo que Cristina Bruno considera que este faz “toda a diferença”.

Cristina Bruno diz ainda que, e porque vai sendo raro existir uma família em que não haja casos de cancro, os portugueses têm-se mostrado sempre “muito solidários” com a causa.

Como são cada vez menos aqueles que participam nestes peditórios, este ano, a Liga Portuguesa contra o Cancro lançou a campanha para recrutar novos voluntários, com o mote “Os Heróis da Liga”.

Linhas de Elvas percorridas este domingo em caminhada do TransAlentejo Walking Festival

A terceira edição do TransAlentejo Walking Festival, evento promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, termina este fim de semana, com um conjunto de caminhadas no Alto Alentejo, com passagem, este domingo, 5 de novembro, por Elvas.

Amanhã, pelas 9h45, arranca do Forte de Santa Luza, em Elvas, uma caminhada em direção ao Forte da Graça, sendo que, pelo percurso, haverá visita guiada ao centro histórico da cidade Património Mundial.

Nesta caminhada, considerada com um grau de dificuldade baixo, os participantes irão percorrer cerca de 6,3 quilómetros, sendo que no final, no Forte da Graça, haverá transporte de regresso para todos até ao Forte de Santa Luzia (local da partida).

Considerando Elvas um “ex-líbris da cultura e do património” da região e do país, José Pedro Calheiros, diretor técnico do festival, assegura que a caminhada pelas “Linhas de Elvas” é uma “homenagem à cidade”. Nesta caminhada, em Elvas, são evidenciadas, quer a componente de natureza da cidade, quer a sua componente urbana.

“O Maior Show Infantil” este domingo no Centro Cultural de Campo Maior

O espetáculo “O Maior Show Infantil” é apresentado, amanhã, domingo, 5 de novembro, pelas 16 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Trata-se de um espetáculo que promete animar pequenos e graúdos, onde, em palco, vão estar muitas das personagens que povoam o universo infantil, numa produção multidisciplinar e com cenários surpreendentes.

Este espetáculo que irá, segundo o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, animar a tarde das famílias, com momentos de pura diversão, realiza-se a pedido da empresa promotora do evento.

“Os menores, mais os pais, vão ter um dia mais divertido com este espetáculo, no nosso Centro Cultural, num mês que nos diz muito, que diz muito ao Centro Cultural, especialmente este ano, porque celebra 20 anos de vida”, diz ainda o autarca.

Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo de Campo Maior, no Centro Cultural da vila e na Ticketline. A bilheteira reverte a favor da entidade promotora.