Elvas: caminhada e visita guiada ao Centro Histórico a 5 de novembro

Elvas acolhe, no próximo dia 5 de novembro, domingo, a 3ª edição do “TransAlentejo Walking Festival”, com a realização de uma Caminhada e Visita Guiada ao Centro Histórico da Cidade.

Com um percurso de caráter totalmente turístico, esta caminhada tem concertação prevista para as 9.45 horas, junto ao Forte de Santa Luzia, de onde sairão os participantes rumo ao Forte da Graça. Pelo percurso, será efetuada uma visita guiada ao centro histórico.

Nesta caminhada, considerada com um grau de dificuldade baixo, os participantes irão percorrer cerca de 6,3 quilómetros, sendo que no final, no Forte da Graça, haverá transporte de regresso para todos até ao Forte de Santa Luzia (local da partida).

De salientar que o “TransAlentejo Walking Festival” é promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

Campo Maior: noite de terror na terça-feira no Pavilhão Rui Nabeiro

A noite de terça-feira, noite de Halloween, 31 de outubro, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, vai ser de terror, num evento promovido pelos pais e ginastas da classe “Galguinni” do Sporting Clube Campomaiorense.

Toda a receita angariada com o evento servirá para financiar a viagem que os ginastas vão fazer, no próximo ano, a Itália, para participar num festival da modalidade, sendo que, de acordo o treinador Natalino Borrega, o pavilhão do clube, por esta ocasião, vai estar transformado numa verdadeira “casa de terror”, ao estilo daquelas que, habitualmente, se encontram nas feiras.

“As pessoas entram pelo pavilhão, que vai ter as suas divisões decoradas, com vários temas, e o nosso objetivo é assustar as pessoas”, adianta o responsável.

O evento tem início pelas 19 horas. “Faremos uma pequena pausa, das 20h30 até às 21 horas, e depois prolonga-se pela noite fora, até que tenhamos pessoas”, explica Natalino.

As entradas têm um custo de dois euros por pessoa, sendo que a organização vai ter também disponível uma banca. O valor angariado com tudo o que for vendido nessa banca reverterá para o mesmo fim.

Município mudou disposição da Mostra Gastronómica no Arraiolos Multiusos

A 22ª Mostra Gastronómica, o 14º Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos que começou na sexta-feira passada e se prolonga até ao próximo fim de semana no Pavilhão Multiusos de Arraiolos, tem este ano uma nova disposição precisamente dentro do Pavilhão, com o objetivo de criar melhores condições aos visitantes e expositores como nos refere a presidente da Câmara de Arraiolos Sílvia Pinto “este certame já tem mais de 20 anos, por isso é natural que cada ano que passa que vá necessitando de alguns ajustes. neste momento acreditamos que o espaço tem mais fluidez, permite circular, vir ao petisco e também poder vir ao restaurante. Tentamos dar uma nova imagem e penso que conseguimos”

Com nova organização, o Multiusos de Arraiolos permite uma melhor circulação dentro do espaço e assim pretende dar melhores condições a todos os que passem por Arraiolos até dia 5 de novembro.

É precisamente até ao próximo fim de semana que pode passar pelo Pavilhão Multiusos de Arraiolos  e apreciar a mostra gastronómica, o Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos, começou sexta-feira.

 

Elvas: pássaros em exposição na Iberoaves alvo de avaliação rigorosa

Os pássaros em exposição, no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, até ao início da tarde deste domingo, 29 de outubro, no âmbito da VII Iberoaves, foram alvo de uma rigorosa avaliação, na semana passada.

Ainda que já sejam conhecidos os vencedores, desde sexta-feira, dia em que o evento abriu ao público, a entrega de prémios é feita hoje, depois da hora de almoço.

Esta avaliação, de acordo com Marco Domingos, da Federação Ornitológica de Portugal, que colabora com a Associação Ornitológica de Elvas na organização do certame, é feita por uma comissão técnica de juízes. “São pessoas que têm formação específica para julgar, para premiar as aves”, começa por explicar.

“Cada tipo de ave tem o seu standard, a sua regra padrão para julgamento, e no dia da avaliação, a ave tem de estar naquele padrão, em vários fatores, como tamanho, posição no poleiro e coloração”, explica ainda o responsável.

Esta, que é já a sétima edição da Iberoaves, termina hoje, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, pelas 13 horas.

Entre outras novidades, “Agora Quer’Arte” prepara espetáculo sobre as Festas do Povo

A associação “Agora Quer’Arte” tem apresentado ao público de Campo Maior os mais diversos espetáculos, sendo que a revista à portuguesa tem sido uma das suas maiores apostas.

Depois de duas revistas à portuguesa (“Agora É Que É” e “Agora Damos a Segunda”), um espetáculo de fado (“Agora Canta-se o Fado”), um workshop de verão (“Agora no Verão”) e um musical infantil (“Matilda), os jovens que compõem o grupo não têm parado e já têm em preparação um vasto programa de atividades, que inclui, entre outros, uma comédia, um espetáculo dedicado às Festas do Povo e outro à vida.

Recordando que “Agora É Que É” foi a primeira revista à portuguesa produzida e apresentada pelo grupo, o “agora”, assegura um dos elementos da associação, Duarte Silvério, tornou-se quase na “imagem de marca” do grupo, que já vai sendo conhecido na região.

No que diz respeito ao espetáculo relacionados com as Festas do Povo, Duarte Silvério adianta que o objetivo é “mostrar como é que elas começaram, como é que feita a enramação, as noites de convívio”, numa revista, não à portuguesa, mas “à camponesa”.

Atualmente, a focar-se em projetos “mais pequenos” e em formatos “diferentes”, a associação tem em preparação, há já algum tempo, quer uma comédia que tem por base a história de três irmãs, bem como um espetáculo infantil.

Relativamente espetáculo “Vida”, numa união de ballet, dança contemporânea, poesia e fado, Duarte revela que, e ao contrário do que tem acontecido com as revistas à portuguesa, vão procurar “explorar e retratar” os problemas que todos enfrentam, ao longo da vida, no seu quotidiano. “Todos nós passamos por vários problemas, ao longo da vida, problemas que não acontecem só aos outros, como doenças, que não estamos à espera, e nós queremos muito retratar isso”, acrescenta.

Já a atriz e cantora Leonor Alegria, membro da associação, por mais que considere que este “Vida” possa vir a ser um espetáculo com mensagens importantes, assegura que todas as peças apresentadas ao público têm procurado retratar sempre “a realidade lá fora”. A artista revela ainda que, entre todos, o grupo acaba por conseguir incorporar as várias artes do espetáculo, o que confere, a cada trabalho que apresentam, alguma “magia”.

“Vamos ainda lançar também uma nova revista em papel, a ‘Agora Revista’, quando estrearmos o novo espetáculo, que está a ser preparado”, remata Duarte Silvério.