A Academia Sénior da CURPI de Campo Maior deu, na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro, início ao novo ano letivo, com um lanche convívio, no qual participaram alunas, professores, para além dos elementos da direção, bem como da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.
Perante uma casa cheia, no arranque de mais um ano de atividade, o presidente da instituição, José Pedro Caldeirão, era, naturalmente, um homem “feliz e orgulhoso”. “Já vão para 24 anos que sou presidente da instituição, mas esta academia teve início em 2008. Desde então, que tem tido sempre muita atividade, todos os anos”, garante, esperando que este seja “mais um início muito bom”.
A juntar às atividades que já antes vinham a ser desenvolvidas na instituição, como as aulas de Vidas Contadas, Poesia e Artes Decorativas, as alunas da Academia Sénior vão este ano letivo poder também participar em sessões de ginástica, assim como vir a fazer parte de um coro. Estas atividades, segundo explica a chefe de serviço na CURPI, Anselmina Caldeirão, foram propostas pela Câmara Municipal. “Em tempos, tivemos um coro e, de facto, o que esta camada ‘jovem’ gosta é de cantar e o município propôs-nos esta atividade, numa aula que vai ser dada pelo professor Alexandre”, explica.
A juntar aos professores que já antes faziam parte da equipa desta Academia Sénior, há agora algumas novidades, adianta ainda Anselmina Caldeirão: os professores Rui Aragonez, Amelia Vadillo e Maria Sarmento.
O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, presente nesta sessão de arranque das atividades, não tem dúvidas que os mais velhos têm agora pela frente mais um ano de “novas oportunidades”. Este, diz ainda, é um projeto “agregador”, em que os “mais experientes” têm possibilidade de desenvolver a sua atividade física e mental. O autarca explica ainda que foi lançado à CURPI o desafio para que as alunas da Academia Sénior frequentem aulas de ginástica e passem a integrar um coro, duas atividades a ser desenvolvidas em conjunto com os projetos de formação do Município, no Centro Comunitário da vila.
Para as alunas da Academia Sénior, como Idaulina Borrega e Aldemira Negrita, mais que as aprendizagens, este é o retomar de momentos de convívio, em que, acima de tudo, se quebra a possível solidão em que podiam, facilmente, cair.
A tarde no salão da instituição, que serviu também para debater o futuro que se quer para as Festas do Povo, foi ainda animada por um baile.


A 22ª Mostra Gastronómica, o 14º Festival da Empada e a Feira do Tapete de Arraiolos decorrem entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro, em Arraiolos.
O ano de 2023 está a ser incrível para os desportos de combate. Só na segunda metade do ano teremos Tyson Fury vs. Francis Ngannou, Júnior Cigano vs. Fabrício Werdum e vários outros combates interessantes.
Um homem de 60 anos foi detido na passada quinta-feira, 12 de outubro, por furto de azeitona, na localidade de Benavila, no concelho de Avis, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial do Avis.
O Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, acolhe, nos dias 29 e 30 de novembro, a segunda edição do Congresso de História e Património Vitivinícola do Alentejo.
Celebra-se esta segunda-feira, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, que foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial, sendo que este ano o tema é “Água é vida, água é alimento”.
O Município de Campo Maior volta a juntar-se à causa “Outubro Rosa”, iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro, criada com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através dos rastreios.
O Conselho Sub-regional de Portalegre da Ordem dos Médicos teve conhecimento de que todos os elementos do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Portalegre apresentaram a sua “indisponibilidade para realizar mais horas extraordinárias no ano de 2023”, uma situação que tal como noticiámos (
O Eurobec Granfondo 2024 vai decorrer a 17 de março e, este ano, a partida acontece de Elvas.
O Município de Campo Maior volta a apoiar os alunos do concelho que frequentem o Ensino Superior, com as já habituais bolsas de estudo.