Delta Cafés lança primeiro Café português produzido nos Açores

A Delta Cafés anuncia o lançamento do lote de café dos Açores que estará disponível, em exclusivo e edição limitada, nas lojas Delta The Coffee House Experience.

A mais recente novidade resulta do trabalho de cooperação que vem sendo desenvolvido entre a Delta Cafés, a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) e o Governo Regional dos Açores, desde 2019, com o objetivo de promover e dar a conhecer o café dos Açores, difundir conhecimento sobre esta cultura e responder ao interesse que a sua produção tem suscitado, visando criar as condições para certificar a região como a primeira produtora de café na Europa.

Este projeto está alinhado com os valores da Delta Cafés e reflete o compromisso da marca na promoção da qualidade, da sustentabilidade e no crescimento económico nas comunidades em que atua.

Nos primeiros anos o projeto centrou-se na avaliação e na melhoria de todos os aspetos envolvidos na produção, transformação e comercialização de café dos Açores tendo como principal objetivo unir e fortalecer os produtores de modo a estimular fortemente o desenvolvimento da cafeicultura desta região.  Em 2019, foi feito um levantamento exaustivo, produzido um relatório e dado aconselhamento técnico, desde a colheita à moagem e degustação aos cafeicultores associados da APAC.

Com o apoio da International Coffee Partners (ICP), a Delta Cafés investiu na formação e qualificação dos cafeicultores dos Açores, para perceber qual o melhor tipo de café adequado ao clima açoriano, que culminou com um estudo que foi entregue, em maio de 2022, ao Governo Regional dos Açores e que revela o potencial da região para a produção de café.

Já este ano, o Governo Regional dos Açores em conjunto com a Delta Cafés promoveu sessões de “Desenvolvimento da Cultura do Café”, na Ilha Terceira e na Ilha de São Miguel, que abordaram as tendências de consumo e as perspetivas futuras do mercado internacional de café; o enquadramento atual da produção do Arquipélago e os seus objetivos de desenvolvimento, assim como a identificação de desafios e oportunidades que vão surgir com este projeto que vai mudar para sempre o futuro da cafeicultura nos Açores.

Com o lançamento do lote de café dos Açores, à venda nas lojas Delta The Coffee House Experience de Lisboa e Porto, a Delta Cafés, a APAC e o Governo Regional dos Açores estão em vias de celebrar um Protocolo de “Experimentação de novas variedades de café na região Autónoma dos Açores que irá permitir o desenvolvimento futuro do café nesta região, acelerando a produtividade, qualidade e viabilidade económica.

“Hoje, criamos futuro ao transformar o café dos Açores numa realidade e queremos mostrar com este lançamento o potencial deste café. É com orgulho que a Delta apresenta o primeiro café português, resultado de um trabalho contínuo de parceria. Este projeto faz parte do nosso ADN e acreditamos que vai contribuir para criação de valor social, ambiental e económico”, sublinha CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro.

“O lançamento do café dos Açores honra a Região, mas não representa um fim, antes o começo de uma nova etapa. Valorizo, enquanto Presidente do Governo e enquanto açoriano, o trabalho desenvolvido em parceria com a Delta. Com este legado e este passado de trabalho, teremos um amanhã de resultados e de valor social, económico e cultural acrescentado”, realça José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo dos Açores.

Portalegre: Saúde Mental em debate esta terça-feira no CAEP

No âmbito das celebrações do Dia Mundial de Saúde Mental, a associação Realmente promove amanhã, 10 de outubro, o 1º Encontro Local de Saúde Mental do Norte Alentejano, no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP).

A presidente da Realmente, a Associação de Profissionais de Saúde Mental de Portalegre, a psiquiatra Catarina Agostinho, explica que, com este encontro, aberto a todo o público, procura-se, entre outros, “promover a literacia em saúde mental” e “a troca de conhecimentos” e “fortalecer as relações interinstitucionais”.

Assegurando que há ainda “um caminho grande” a fazer nesta área, Catarina Agostinho garante que “não há saúde sem saúde mental”. O estigma associado às doenças mentais, diz ainda a psiquiatra, continua a ser uma realidade, confundindo-se, em muitos casos, uma situação de doença com “uma fraqueza pessoal”.

Neste 1º Encontro Local de Saúde Mental do Norte Alentejano participam cerca de uma dezena de instituições do distrito. O evento tem como público-alvo não apenas os profissionais da área, mas também a população em geral.

Aquamaior passa desbaratização e desratização para dia 12 de outubro

A Aquamaior informa os utilizadores do sistema de distribuição de água e de recolha de efluentes do Concelho de Campo Maior, que devido a adversidades no âmbito da operacionalidade, a intervenção de desbaratização e desratização na Vila de Campo Maior agendada para dia 9 de outubro foi agendada para 12 de outubro.

Para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, em todas as sarjetas e
tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível, solicita-se à  população para que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir.

Caso surja alguma questão ou problema em consequência desta intervenção, por favor
contacte os serviços da Aquamaior, através do número 268 689 309.

Campo Maior: filmagens da série “Sr. Rui” decorrem entre 16 de outubro e 6 de novembro

As filmagens da série “Sr. Rui”, uma homenagem à vida e obra do Comendador Rui Nabeiro, produzida pela “Coral Europa” e com o apoio do município, vão decorrer em Campo Maior entre os dias 16 de outubro e 6 de novembro.

As filmagens decorrem no interior de casas e edifícios, assim como em várias ruas e espaços públicos, pelo que a produtora e o município apelam “à compreensão da população para os incómodos que poderão ser causados”.

Campo Maior: cerimónia da Profissão dos Votos Solenes da Soror Joana Filipa da Silva

A cerimónia da Profissão dos Votos Solenes da Soror Joana Filipa da Silva, da Ordem da Imaculada Conceição (OIC) decorreu no passado sábado, 7 de outubro.

A cerimónia teve lugar no Mosteiro da OIC e foi celebrada pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.

O presidente da Câmara, Luís Rosinha, os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo estiveram na cerimónia.

Glifosato: Portugal apresenta a amostra mais contaminada em estudo europeu

Um estudo europeu realizado em 12 países revelou que Portugal é o líder no que toca à  concentração tóxica do herbicida glifosato em cursos de água doce. Este estudo foi conduzido pela ONG Pesticide Action Network-PAN Europe em colaboração com os Verdes Europeus.

Segundo revela José Janela, da Quercus, na edição desta semana do “Ambiente em FM”, o glifosato e seu resíduo metabólico AMPA foram encontrados em águas superficiais em Portugal, mesmo fora da época de aplicação de pesticidas.

O glifosato e o AMPA representam “uma séria ameaça para a vida aquática, a qualidade da água potável e a saúde humana”. O glifosato, explica ainda o ambientalista, “está amplamente presente no ambiente, incluindo na urina humana, poeira doméstica, solos e águas superficiais. Isso levanta preocupações significativas devido aos riscos que essas substâncias representam para a saúde e o meio ambiente”.

A edição desta semana do “Ambiente em FM” para ouvir na íntegra no podcast abaixo:

Associação “Casa EquiAtiva” levou três jovens a Encontro Nacional dos Paralímpicos e Surdolímpicos Jovem

A Associação “Casa EquiAtiva” marcou presença com três jovens no I Encontro Nacional dos Paralímpicos e Surdolímpicos Jovem que decorreu no passado sábado, dia 7 de outubro, no Centro Desportivo Nacional do Jamor.

Os jovens campomaiorenses participaram nas modalidades de deficiência motora (Jorge Dirita), intelectual (Bogdan Pop) e surdez (Hugo Leonardo).

Houve oportunidade de conviver com vários atletas e selecionadores nacionais, como a campeã de canoagem, a selecionadora de curling, o selecionador de tiro, o atleta paralímpico de ciclismo Telmo Pinhão. proporcionando uma experiência para mais tarde recordar a este grupo tão especial.

Campo Maior com sábado repleto de desporto: judo, prova kids urban run e padel

A iniciativa do Município, Desporto em Campo Maior 2023, contou com uma programação cheia de atividades, e o sábado, dia 7 de outubro, não foi exceção.

Assim, o presidente do Município, Luís Rosinha, esteve presente no Torneio de Judo para Infantis que comemora o início da celebração de 40 anos de Judo da Casa do Povo em Campo Maior de forma ininterrupta.

O torneio teve a participação de mais de 100 crianças de vários clubes a nível nacional, com destaque para a Casa do Povo e para o Sporting Clube Campomaiorense.

Já a II Prova do Campeonato Kids Urban Run, organizada pelo Campo Maior Trail Runners com o apoio do União Futebol de Degolados, decorreu no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada e contou com cerca de 30 participantes.

Por dentro das paredes do castelo, as crianças correram consoante o seu escalão: micros, benjamins, infantis, iniciados e juvenis.

O vereador Paulo Pinheiro e o Presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, Hugo Rodrigo, marcaram presença na entrega de prémios da prova e do Campeonato.

O Grupo Despertar Alentejano animou a tarde com as tradicionais saias de Campo Maior.

Por fim, o IV Torneio de Padel Henrique Costal, uma organização da Casa do Benfica em Campo Maior, foi outra atividade que ao longo da semana decorreu no Polidesportivo da Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Expectação, servindo para homenagear o Ex-presidente da Assembleia daquela associação.

Esta atividade terminou com a entrega de prémios na qual participou a vereadora São Silveirinha.

Zona industrial em Elvas de apoio à Plataforma Logística em avaliação pelo Governo

O Governo criou um grupo de trabalho que vai avaliar o corredor logístico Sines-Badajoz. Este mesmo grupo de trabalho, dado a conhecer em despacho publicado em Diário da República, vai procurar, entre outras coisas, avaliar a possibilidade de, na Herdade da Comenda, em Elvas, poder vir a ser criada uma zona industrial de apoio à Plataforma Logística de Badajoz.

De acordo com o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, o relatório final, que deve incluir também a identificação de eventuais constrangimentos e uma proposta de extensão da plataforma logística da cidade espanhola para Portugal, deve ser elaborado até final do ano. Este grupo de trabalho é constituído, entre outros, e para além da própria Câmara de Elvas, por representantes dos gabinetes do ministro das Infraestruturas e da Agricultura.

Rondão Almeida diz ainda que, caso o Ministério da Agricultura e o INIAV “abram mão da Herdade da Comenda”, haverá possibilidade, com um “trabalho bem organizado” de, naquele espaço, nascer “um grande parque empresarial”, para complementar a Plataforma Logística de Badajoz.

Este grupo de trabalho, designado “Grupo de Trabalho – Extensão da Plataforma Logística do Sudoeste Europeu”, foi criado através de um despacho conjunto dos ministérios das Infraestruturas, Coesão Territorial e Agricultura e Alimentação, já publicado em Diário da República.

Segundo o Governo, o grupo de trabalho terá de apresentar o relatório final com as propostas aos membros do executivo representados até ao dia 31 de dezembro, cessando a atividade nessa data.

Delta Cafés dá a conhecer esta segunda-feira novidades do projeto de café nos Açores

A Delta Cafés vai dar a conhecer as mais recentes novidades do projeto de café no Arquipélago dos Açores. O evento está marcado para o meio-dia desta segunda-feira, 9 de outubro, na Delta The Coffee House Experience, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Esta cerimónia conta com as presenças do CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e do presidente da Associação de Produtores Açorianos de Café, Luís Espínola.