Campo Maior aproveitou feriado para praticar desporto

Este feriado de 5 de outubro também foi dia de “Desporto em Campo Maior”. Durante a manhã, o GEDA proporcionou passeios de Canoagem e a prática de Paddle Surf, atividades bastante concorridas e que contaram com a participação do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha.

Já no Jardim Municipal, o vereador Paulo Pinheiro recebeu os participantes do “I Moto Tour Alentejo”, uma organização da “Sena XTours”, que junta cerca de 25 participantes num passeio por todo o Alentejo.

Também neste dia teve início, no Parque Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, o “IV Torneio de Padel Henrique Costal”, uma prova intergeracional e mista, que conta com três níveis evolutivos (aprendizagem, sócio desportivo e competitivo). Esta é uma organização da Casa do Benfica em Campo Maior e decorre até ao próximo sábado, dia 7 de outubro.

Fonte: Município de Campo Maior

Turismo: Alentejo é a região que mais tem crescido no mercado interno

Para o turismo no Alentejo, 2023 está a ser um ano muito positivo, sendo que, em julho, esta foi a região do país que mais cresceu em número de dormidas. Este crescimento, comparado com o mesmo mês do ano passado, é de 8,6%.

O Alentejo é também, este ano, a região que mais tem crescido em termos de turismo interno. Assegurando que não fica satisfeito com a diminuição da procura pelos outros destinos de Portugal, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, garante que a região tem conseguido continuar a ganhar quota no mercado nacional.

“O Alentejo e o Ribatejo, em agosto, ainda conseguiram subir o número de turistas, face ao idêntico mês do ano passado”, adianta o responsável. De janeiro a agosto, este é destino que “mais cresceu no mercado interno”. Para isso, diz ainda José Manuel Santos, têm contribuído o trabalho do setor hoteleiro, o turismo rural e dos municípios.

Em termos de procura externa, o Alentejo, em julho, e de acordo com os últimos dados, registou o maior crescimento de entre as regiões turísticas portuguesas, com um aumento de 11,5%.

“Clube dos Poetas Vivos” esteve reunido em Campo Maior

Numa iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em colaboração com o Município de Campo Maior, no âmbito do projeto “Odisseia Nacional”, o Centro Cultural da vila foi palco, na noite de ontem, 4 de outubro, de uma conversa do “Clube dos Poetas Vivos”, que teve Rafaela Jacinto como poetisa convidada.

Numa conversa dirigida por Teresa Coutinho, e com a participação do ator João Grosso, foram abordados os mais variados temas relacionados com a obra de Rafaela Jacinto.

 

 

Alunos do Porto vencem Concurso Europeu para Jovens Cientistas

Um grupo de alunos portugueses, do Colégio Luso-Francês, no Porto, venceu, este mês, o Concurso Europeu para Jovens Cientistas, organizado pela Comissão Europeia, com um projeto que propõe regenerar tecido ósseo através do uso de teias de aranha.

O projeto de Afonso Nunes, Inês Cerqueira e Mário Onofre assenta na proposta de produção simultânea de seda de teia de aranha, recombinante com um péptido bioativo, que demonstra ter propriedades regenerativas do tecido ósseo.

O grupo, com este projeto, identificou ainda a capacidade de produção de hidrogénio verde como subproduto do uso de uma bactéria marinha, sendo que o “produto final poderá ter aplicações na mitigação da osteoporose, ao possibilitar a produção ‘in vitro’ de osteoblastos, células responsáveis pela síntese orgânica da matéria óssea”.

Estes alunos receberam um prémio monetário de 7.500 euros e ainda a possibilidade de acesso a uma experiência de uma semana no European XFEL – European X-Ray Free-Electron Laser Facility, em Hamburgo.

Este é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Tarde de muita atividade física no Complexo das Piscinas da Fonte Nova

O Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova, em Campo Maior, recebeu ontem, dia 4 de outubro, um conjunto de atividades integrado na iniciativa “Desporto em Campo Maior 2023”, promovida pelo Município.

Realizaram-se várias aulas abertas com as diferentes modalidades que o espaço oferece: hidro, mega, deep, spinning, body pump e cross fit.

Os técnicos do Município de Campo Maior, Paula Jangita, Joel Ganchinho e Rúben Gomes, proporcionaram aos participantes uma tarde divertida e puderam mostrar no que consistem as suas aulas.

A vereadora São Silveirinha marcou presença nesta tarde de atividades.

Odisseia Nacional: laboratório teatral na Secundária de Campo Maior

O auditório da Escola Secundária de Campo Maior abriu ontem, 4 de outubro, portas, para o laboratório teatral “Julgamento Marianas”, que integra o programa Frutos, do projeto Odisseia Nacional, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com o Plano Nacional das Artes e em colaboração com o Município de Campo Maior.

Numa sessão dirigida ao ensino secundário, Leonardo Garibaldi e Leonor Buescu, elementos da companhia “Os Possessos”, utilizaram como mote o julgamento movido contra Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa em 1972.

Esta atividade surge no contexto do espetáculo “Ainda Marianas”, que será apresentado no Centro Cultural da vila, amanhã, dia 6 de outubro, e pretende convocar o debate em volta do livro “Novas Cartas Portuguesas”, publicado em 1972 e censurado pelo Estado Novo.

Candidaturas às bolsas de estudo da Câmara de Campo Maior até dia 16

O Município de Campo Maior volta a apoiar os alunos do concelho que frequentem o Ensino Superior, com as já habituais bolsas de estudo.

Ao todo, como revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha, serão atribuídas 30 bolsas, que representam um valor anual em torno dos 900 euros, valor que ultrapassa o custo das propinas no Ensino Superior Público, em Portugal.

“As candidaturas têm uma análise prévia, têm cumprimentos que têm a ver com valores relacionados com o IAS (Indexante dos Apoios Sociais) familiar per capita, entre despesas deduzidas”, adianta o autarca. Luís Rosinha explica ainda que o número de bolsas disponíveis corresponde à expectativa do número de candidatos que possam surgir.

Os estudantes, que cumpram com os requisitos necessários, podem fazer a sua candidatura a estas bolsas de estudo até ao próximo dia 16 de outubro, no Balcão Único da Câmara Municipal de Campo Maior.

Celebram-se esta quinta-feira os 113 anos da Implantação da República

A partir de 5 de outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república, pelo que se celebra hoje o dia da Implantação da República.

Após a proclamação da República, foi criado um governo provisório, chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Há precisamente 113 anos, deixou de haver monarcas a governar o país, mudou-se a bandeira, o hino e o regime político.