Delta Cafés alarga aos Açores a produção de café

A Delta Cafés vai dar a conhecer as mais recentes novidades do projeto de café no Arquipélago dos Açores. O evento está marcado para o meio-dia do próximo dia 9, segunda-feira, na Delta The Coffee House Experience, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Esta cerimónia conta com as presenças do CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, do presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, e do presidente da Associação de Produtores Açorianos de Café, Luís Espínola.

Arronches: Dia do Idoso celebrado com batismo de voo em balão de ar quente

Ao preparar um dos eventos mais aguardados pela população de Arronches, a Câmara Municipal procura sempre proporcionar uma experiência diferente para abrilhantar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água, efeméride que se comemora anualmente a 1 de outubro.

Depois de no passado já ter dinamizado a data com sessões de cinema ou aulas funcionais, por exemplo, no passado domingo foi a vez dos seniores do concelho terem a oportunidade de efetuar o batismo de voo em balão de ar quente, uma atividade que se realizou no Espaço Multiusos do Rossio.

Auxiliados pelos colaboradores da empresa ‘Voar Sem Asas’, todos puderam vivenciar esta experiência, uma vez que o balão estava devidamente preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.

De destacar que, além dos seniores, ao longo das horas em que aquele veículo esteve preparado para levantar voo, houve ainda tempo para alguns mais jovens e igualmente curiosos experimentar esta novidade e, desta forma, apreciar a beleza da vila de Arronches de outra perspetiva.

Findo esse período, os cerca de trezentos participantes nestas comemorações dirigiramse para o edifício ‘O Celeiro’, onde decorreu o habitual almoço que juntou munícipes de todo o concelho, com o Município a ceder transporte aos habitantes das freguesias de Esperança e Mosteiros, existindo assim a possibilidade de toda a gente estar nesta festa.

Quem também não faltou à chamada foram os utentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas de Arronches, estando representadas instituições como o Centro de Bem Estar Social, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros e a Santa Casa da Misericórdia.

A receber toda a população naquelas instalações esteve o executivo autárquico, representado pelo presidente João Crespo, pelo vice-presidente Paulo Furtado e pela vereadora Maria João Fernandes, acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, José Bigares e pelos presidentes das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, respetivamente, Pedro Fernandes, Luís Janeiro e Diamantino Pinto.

Após o almoço e antes da animação musical, que ficou a cargo do artista Vítor Realinho, o presidente da autarquia dirigiu umas breves palavras aos presentes, agradecendo a sua presença e destacando o enorme gosto que é receber a população naquele espaço ano após ano. João Crespo referiu ainda que é com muito prazer que o Município oferece este convívio aos seniores do concelho.

A terminar a tarde, decorreu o tradicional partir de bolo, não sem antes ser oferecida uma lembrança a todos os participantes.

Fonte: Município de Arronches

Tarde de ténis e pilates esta terça-feira em Campo Maior

Esta terça-feira, 3 de outubro, a programação da Semana do Desporto, promovido pelo Município de Campo Maior, contempla uma demonstração de pilates e um treino aberto de ténis.

A demonstração de pilates, organizada pelo Grupo de Pilates de Campo Maior, tem início marcado para as 18h15 e decorre no Jardim Municipal da vila.

Entre as 18h45 e as 21h15, a Academia de Ténis do Coração Delta promove um treino aberto de ténis, nos campos da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

Município de Arronches promove programa de apoio ao estudo e ocupação de tempos livres

O Município de Arronches arranca, este ano letivo, com o programa “Educ’Arte”, um projeto de apoio ao estudo e ocupação de tempos livres, destinado a crianças e jovens matriculados no pré-escolar e ensino básico em estabelecimentos escolares do concelho.

Este projeto, com uma componente educativa, mas também lúdico-desportiva, conta com o apoio de “técnicos especializados”, como uma educadora de infância e uma animadora sociocultural, revela o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, servindo de “complemento à oferta que o Agrupamento de Escolas disponibiliza”.

“Alguns pais e encarregados de educação tinham-nos questionado sobre a disponibilidade do município, para poder acolher os alunos que não têm com quem ficar, desde o final do período letivo, até que os pais estejam disponíveis”, explica o autarca, adiantando que este programa vai funcionar no Centro Cultural de Arronches.

A frequência deste programa tem um custo associado de 20 euros por mês. “Tem um custo simbólico para responsabilizar, porque sentimos, no ATL de Verão, que é totalmente gratuito, que os miúdos se inscrevem e depois não aparecem”, explica João Crespo. O objetivo é que, acima de tudo, se consiga “dar resposta a essa solicitação” da própria população, com vista a ir de encontro às suas necessidades.

Durante o período de aulas, este programa funciona entre as 14 e as 19 horas e, nas interrupções letivas, das 9 às 17h30.

Rondão Almeida quer que IPP invista em Elvas e altere designação da ESAE

Com o crescimento da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, quer ver o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) alterar a designação desta instituição de ensino para Escola Superior de Elvas, para que possa acolher outro tipo de oferta formativa.

Por outro lado, e porque o número de alunos da ESAE tem vindo a aumentar, Rondão Almeida, que recorda que a Câmara Municipal de Elvas tem vindo a investir na criação de residências de estudantes, assegura que cabe ao IPP, à semelhança do que faz em Portalegre, ir “comprando e aumentando as suas instalações”. “Há uns anos, fez-se, em Elvas, uma residencial e, neste momento, a Câmara Municipal, através do seu esforço financeiro, está a fazer outra”, lembra o autarca.

Rondão Almeida diz ainda que o IPP deve agora “acompanhar este desenvolvimento da escola”, adquirindo prédios em Elvas, e recuperá-los, para que haja outra oferta de residências para estudantes.

“Esta não é uma responsabilidade da Câmara Municipal. Penso que nós estamos a subir muito mais alto do que qualquer outra instituição, dentro desse apoio, àquilo que não é a nossa responsabilidade. Estamos a fazer residenciais, quando, por este país, quem faz as residenciais são as próprias instituições, com o apoio dos fundos comunitários. Aqui, tem sido a Câmara Municipal de Elvas”, remata o presidente.

IPP promete continuar a alargar oferta formativa da Escola Agrária de Elvas

O número de alunos a frequentar a Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) tem vindo a crescer, ao longo dos últimos anos, na sequência do aumento da oferta formativa. Para isso, e neste novo ano letivo, contribuiu também o novo Curso Técnico Superior Profissional de Desporto e Atividade Física.

Ainda que o intuito seja o de manter a matriz desta instituição de ensino, enquanto escola agrária, diz o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Luís Loures, têm sido feitos todos os esforços para que a oferta da escola possa continuar a ser alargada a outras áreas “com procura”. “Nós temos esse objetivo e já o discutimos com o município e, internamente, na escola, que está a dar todos os passos, para poder ampliar a sua base de oferta formativa, sem esquecer que a escola surgiu como uma escola agrária”, assegura.

A intenção é a de “ir para áreas que são áreas que têm procura e de que há necessidade dessa oferta formativa ao nível do distrito e, depois, ao nível específico do concelho de Elvas”, acrescenta.

Luís Loures revela-se ainda muito satisfeito pela aposta no curso de desporto, quer em Elvas, quer em Ponte de Sor, em ambos os casos, com boa procura. “Felizmente, são ofertas formativas que tiveram uma procura muito significativa e, por isso, são uma boa aposta”, assegura. No caso específico de Elvas, revela ainda o presidente do IPP, este curso resulta de “um desafio” que já tinha sido lançado ao IPP “há muitos anos”: “um projeto que nós, neste momento, tivemos oportunidade de abraçar e levar a bom porto”.

Apostar na especialização e na formação avançada é um dos objetivos do IPP, até porque, diz Luís Loures, não podem ser criados cursos que “canibalizem” a oferta que já existe.

Lembrando que, atualmente, a ESAE tem mais de 500 alunos, quando, em 2016, os estudantes eram cerca de 250, Luís Loures assegura que a escola está de “ótima saúde”. “É importante fazer este processo de crescimento, que tem de ser fundamentado. Nós estamos à espera de terminar uma residência nova, que vai permitir alargar a capacidade de receção de jovens”, lembra ainda.

Por outro lado, e porque a escola “não estica”, sendo que já há aulas a serem lecionadas em espaços como o Estádio Municipal de Atletismo e o Museu Militar de Elvas, Luís Loures assegura que é necessário proceder ao alargamento das atuais instalações da ESAE, para que Elvas se possa “afirmar como uma cidade universitária”.

Iron Brothers em palestra motivacional em Campo Maior

A palestra “Atividade Física e Inclusão no Desporto”, realizada no âmbito da iniciativa “Desporto em Campo Maior 2023”, promovida pelo Município, teve lugar ontem, segunda-feira, 2 de outubro, no Centro Cultural da vila.

Dirigida a alunos do 9º ao 12º ano da Escola Secundária, esta palestra, na qual esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, teve como oradores Miguel e Pedro Pinto, os Iron Brothers, dois irmãos embaixadores pela inclusão no desporto em Portugal.

Pedro tem paralisia cerebral, mas nunca deixou que esta condição travasse os seus objetivos. Neste sentido, os atletas têm vindo a competir em várias provas desportivas de corrida e triatlo, tendo participado numa das mais duras provas do mundo, o Ironman.

Juntos, os dois irmãos transmitem uma mensagem de motivação e tolerância para os mais novos, acreditando sempre que podem fazer a diferença, alcançar novos recordes, mudar mentalidades e fazer com que cada vez mais o desporto seja para todos.

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) também marcou presença na sessão, para apresentar o Programa Cuida-te +, marcado pela saúde juvenil e estilos de vida saudável.

Fonte: Município de Campo Maior

Olivicultores de Campo Maior alertados para possível aumento de furtos de azeitona

O Município de Campo Maior, através do presidente Luís Rosinha, e a GNR reuniram, no final da semana passada, com os olivicultores do concelho, para uma sessão de esclarecimento relacionada com a alteração do preço da azeitona e, consequentemente, o possível aumento de furtos.

Esta sessão, explica Luís Rosinha, surge na sequência de uma Conselho Municipal de Segurança, com vista a olhar também “para aquilo que possa vir a ser um período de sucesso” para o setor. “Aquilo que é expectável é que a colheita de azeitona deste ano seja  boa, quer em volume, quer em questões monetárias, e a GNR demonstrou a necessidade de chegarmos à conversa com os nossos olivicultores para tentarmos otimizar aqui algumas questões de segurança dos mesmos”, diz ainda o autarca.

Nesta iniciativa, o autarca esteve acompanhado pelo capitão Rui Jacob, comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR,  e o comandante Luís Santos, do Posto Territorial de Campo Maior.

Na ocasião, a GNR deu ainda a conhecer aos olivicultores presentes na sessão, realizada no Centro Cultural de Campo Maior, a Campanha “Campo Seguro 2023”, que já decorre há alguns meses, mas que inicia neste mês de outubro todos os meios relacionados com a recolha da azeitona.