O artista plástico Carlos Godinho é um dos cinco nomeados na categoria “Mais Arte & Fotografia”, dos Prémios Mais Alentejo.
Para o artista “é uma honra e um privilégio estar entre os demais artistas nomeados”. Carlos Godinho considera esta nomeação o “reconhecimento meritório do meu trabalho e da divulgação do mesmo”.
O artista plástico adianta que esta é uma boa forma de “termos mais gente no Alentejo a desfrutar da arte e de divulgar a nossa região”.
Na categoria Mais Arte & Fotografia estão também em concurso Ana Baião, Carla Mendes Côrte Real, Miguel Claro e Rui Caria. As votações para os Prémios da Revista Mais Alentejo estão abertas até dia 8 de outubro.
A Feira Estremoz + Sénior está de regresso amanhã, segunda-feira, 2 de outubro, ao Parque de feiras e Exposições de Estremoz para aquela que é a sua segunda edição.
A iniciativa tem como objetivo, revela a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, “promover e dinamizar atividades destinadas aos nossos seniores do concelho e, este ano, alargada aos idosos das Academias seniores dos concelhos de Sousel, Redondo, Vila Viçosa e Borba, de forma a tornar a feira mais abrangente para uma partilha de atividades e de boas práticas”.
Sónia Caldeira adianta que se pretende “continuar a contribuir para a coesão social e convívio entre gerações, porque vamos ter a Cruz Vermelha Portuguesa da Delegação de Estremoz, com jovens voluntários que vão dinamizar atividades, ao longo destes dias e refletir sobre os problemas que afetam os seniores”. No certame estarão várias IPSS ligadas a esta faixa etária e não só, para darem a conhecer o seu trabalho.
Esta iniciativa conta com diversas atividades, nomeadamente, dança, grupos musicais que vão atuar, baile da Idade de Ouro, Discoteca Sénior, entre outros.
Para além disso, acrescenta a vice-presidente da Câmara de Estremoz, haverá outras iniciativas, como por exemplo, “torneio de sueca, desfile de moda, iremos apresentar os professores que dão aulas na Academia Sénior de Estremoz e distinguir e valorizar todos aqueles que fizeram parte desta Academia”.
Feira “Estremoz + Sénior” que tem início amanhã, 1 de outubro, pelas 14.30 horas, no Parque de feiras e Exposições de Estremoz, onde decorre até quarta-feira, 4 de outubro.
O Campo de Futebol de Degolados foi o local escolhido para a primeira atividade da edição deste ano da iniciativa “Desporto em Campo Maior”.
O Torneio de Malha Concelhio, organizado pelo União Futebol de Degolados (UFD), com o apoio do Município de Campo Maior, levou vários participantes a desfrutarem de uma manhã de convívio entre amigos e boa disposição, na qual a vereadora São Silveirinha marcou presença.
No mesmo dia, decorreu um Workshop de Dança Oriental e Fusão, sob orientação da professora Letícia Garcia. Os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha juntaram-se à ocasião e entregaram brindes a todos os intervenientes.
Como forma de assinalar o 60º aniversário da fundação do antigo Colégio de São João, foi atribuído o nome do mesmo à rotunda que se encontra em frente do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro.
Esta foi a forma encontrada para homenagear o trabalho feito por aquela instituição ao serviço do ensino em Campo Maior, numa colaboração entre o Município e os antigos alunos.
A placa evocativa foi descerrada pelo vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, e por João Carrilho, representante dos antigos alunos, seguindo-se a bênção do Arcebispo Metropolitano de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
Seguiu-se uma visita à exposição patente no Centro Cultural, que relembra o percurso do Colégio, bem como algumas das atividades desenvolvidas ao longo dos anos.
Estiveram presentes, nesta cerimónia, as vereadoras São Silveirinha e Fátima Vitorino, a 1.ª Secretária da Assembleia Municipal, Anabela Carrilho, e Jorge Romudas, em representação da Junta de Freguesia de São João Baptista.
Foi perante um recinto totalmente cheio que Os Quatro e Meia foram recebidos em Elvas, ontem à noite, 30 de setembro, naquele que foi o último dos espetáculos musicais da edição deste ano da feira de São Mateus.
Apresentando os seus maiores êxitos, como “A Terra Gira”, “Olá Solidão” e “Amanhã”, a banda de Coimbra levou a multidão ao rubro.
Os Quatro e Meia foram os sétimos cabeças de cartaz na programação que o Município de Elvas preparou para a edição 2023 da Expo São Mateus. Pelo mesmo palco passaram Sons do Minho, R.A.Y.A., Ivandro, Miguel Gameiro & Pólo Norte, Carolina Deslandes e T-Rex.
A atriz montemorense Helena Caldeira é uma dos cinco nomeados aos prémios Mais Alentejo, na categoria “Mais Representação”.
Para a atriz, esta que é a sua primeira nomeação de sempre, foi “uma surpresa”, pois “é um orgulho estar nomeada junto de pessoas tão talentosas e com carreiras tão vastas”.
Também a série “Rabo de Peixe”, da qual a atriz faz parte, está nomeada para estes prémios, o que deixa Helena “muito orgulhosa, porque é um marco muito importante no audiovisual português.”
Helena considera que esta série foi o que “lhe deu mais visibilidade”, apesar de já ter começado a sua carreira, “há já algum tempo”.
As votações para os Prémios da Revista Mais Alentejo estão abertas até dia 8 de outubro. Para esta categoria estão também nomeados Albano Jerónimo, Ana Guiomar, Rui Melo e Sara Barros Leitão.
“Atividade Física e Inclusão no Desporto” é o mote para uma palestra, esta segunda-feira, 2 de outubro, no Centro Cultural de Campo Maior.
A iniciativa, inserida na programação da Semana do Desporto, promovida pelo Município de Campo Maior, começa às 10h40.
Miguel e Pedro Pinto, os Iron Brothers, são irmãos e juntos participam em provas desportivas de corrida e triatlo. Pedro tem paralisia cerebral, mas nunca deixou que isso lhe limitasse os sonhos. Puxado e empurrado por Miguel, treina para ser uma voz ativa na ajuda à paralisia cerebral e à inclusão no desporto.
Celebra-se hoje, dia 1 de outubro, o dia mundial da Música. Um dia que serve, sobretudo, para promover a arte musical em todos os setores da sociedade e divulgar a sua diversidade.
A Banda 1º de Dezembro não poderia deixar passar esta data em claro, pelo que esta tarde de domingo, 1 de outubro, pelas 16 horas, promove um concerto na Igreja Matriz.
O maestro Francisco Pinto refere que o reportório será variado, “com destaque para a música clássica, algo inédito, também jazz com Mozart, Beethoven, e também jazz, entre outros, para transmitirmos a todos sentimentos como paz, amor solidariedade”.
Francisco Pinto acrescenta que “”as igrejas têm uma acústica fenomenal e a banda, neste concerto, vai ficar no meio do público, que a vai rodear para sentir todos os sons, seja de emoção, alegria, choro e arrepios”, e sem querer revelar muito, diz que vai haver “uma surpresa linda”.
Para o maestro da Banda 1º de Dezembro de Campo Maior, Francisco Pinto, a música “é vida e serve para transmitir vários sentimentos e mensagens profundas”, recordando que este dia nasceu em 1975, pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, para ajudar e disseminar, junto da sociedade, os valores da paz e solidariedade e é isso que vamos tentar transmitir neste concerto”.
Já para o monitor na Escola de Música da banda, Paulo Miranda, este dia assume-se como “muito importante para todos os músicos, principalmente da banda”.
O concerto da Banda 1º de Dezembro está marcado para as 16 horas, na Igreja Matriz e conta com a apresentação de Leonor Alegria e Duarte Silvério.