Marvão de regresso às origens com a 16ª edição do Festival Al Mossassa (c/fotos e vídeo)

Marvão regressou às suas origens, ou seja, ao século IX, com mais uma edição do Festival Al Mossassa, que foi inaugurado ao final da tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, nesta vila alentejana.

Para o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, esta iniciativa, que decorreu na passada semana em Badajoz, “é uma recriação histórica que mostra a resiliência do território, desde a sua fundação, e de que o município investe na cultura do concelho, porque Marvão tem futuro”.

Este assume-se como um evento que contribui bastante para a economia local, uma vez que segundo adianta Luís Vitorino, “a hotelaria e restauração locais estão lotadas, por estes dias, o que é bom sinal, significa que este território tem alguma singularidade”.

O Al Mossassa já se afirmou não só a nível regional e transfronteiriço, mas também nacional, porque segundo diz Luís Vitorino, “é uma feira diferente, porque não é puramente medieval, mas também judaica, islâmica, através do alto de Marvão que é um cenário idílico”, considerando que “estão reunidas as condições para que esta edição seja um sucesso”.

Já para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, são certames como este que contribuem para o aumento do turismo na região. “Estamos numa época com muitos turistas, mas é preciso criar fatores de animação, para trazer mais pessoas e que possam usufruir daquilo que é o nosso produto turístico”, explica.

José Manuel Santos acrescenta que Marvão “é um local icónico e tem de ter, permanentemente, um programa de animação turístico e cultural, o que não é fácil, porque implica recursos e custa dinheiro, por isso o nosso papel é procurar ajudar os municípios, não só na organização, mas também na promoção desses eventos”.

Campo Maior foi palco do encerramento do programa inovador “O Teu Futuro”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, participou na tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, na sessão de encerramento do programa “O Teu Futuro”, no Centro Cultural de Campo Maior.

“O Teu Futuro” é um projeto inovador para a capacitação digital, que foi implementado pela Fundação da Juventude e que colocou cerca de 5000 alunos e 300 professores de todo o Alentejo a falar em código e programação. Este número de participantes foi tornado possível através do apoio da Delta Cafés, investidor social do programa desde a primeira hora.

Ana Abrunhosa, que considera que este projeto resultou “numa experiência muito enriquecedora” para os mais novos, não tem dúvidas que os jovens conseguem, através do mesmo, e “num contexto de aprendizagem”, adquirir outras competências. A ministra lembra ainda que o digital não é só o futuro, é também o presente. Depois deste projeto já ter sido aplicado no Alentejo e no Norte, Ana Abrunhosa diz ser importante, depois de “afinada a metodologia”, fazê-lo chegar a mais zonas do país.

Já o presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, Francisco Maria Balsemão, que vê a possibilidade de fazer chegar o projeto a outras regiões do país, faz um balanço “extremamente” positivo da sua aplicação no Alentejo.

Esperando que esta questão da literacia digital seja uma mais-valia para o Alentejo, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, explica que esta foi mais uma proposta que a sociedade, neste caso a Fundação da Juventude, colocou à Delta Cafés.

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, por sua vez, assegura que o empreendedorismo do Comendador Rui Nabeiro continua a motivar projetos como este, até porque, numa primeira fase, o mesmo era para ser aplicado apenas nas escolas TEIP do Alentejo. Foi Rui Nabeiro quem fez questão de o fazer chegar a todas a escolas, da região, sem exceção.

De Sines a Elvas, este projeto esteve nas salas de aula de alunos e professores dos 1º, 2º e 3º ciclos, secundário e profissional, para dotar jovens dos seis aos 18 anos com competências em programação. Em aula e em diferentes disciplinas, os participantes puderam aprender, de forma lúdica e dinâmica, conceitos de codificação e ciência da computação.

Com recurso a um jogo de codificação especialmente criado para este efeito, pela Fundação da Juventude com a Science4You (para os mais jovens) e ao Micro:bit (uma placa de microcontrolador), as turmas receberam formadores da Fundação da Juventude, para sessões de mentoria e introdução à ciência da computação.

Os cerca 300 professores participantes estão agora formados para manter as atividades nas suas turmas, recorrendo às cerca de 500 placas de Micro:bit que a Fundação da Juventude colocou em 31 agrupamentos escolares. A experiência positiva do ano letivo anterior pode assim continuar, de forma sustentável, e levar a aprendizagem e o aprofundar destas competências nestas escolas.

“O Teu Futuro” foi cofinanciado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Portugal 2020 e o Fundo Social Europeu. A Delta foi a investidora social do projeto.

Nesta sessão de encerramento do projeto, considerado o “maior de literacia digital implementado no Alentejo”, para além das intervenções de Ana Abrunhosa, Francisco Maria Balsemão, João Manuel Nabeiro e Luís Rosinha, alunos e professores tiveram ainda oportunidade de explicar como foi a experiência de participar neste programa. Neste painel, participaram ainda o secretário de Estado da Educação, António Leite, e a vice-reitora da Universidade do Porto, Joana Resende. As últimas palavras foram de Carla Mouro, a presidente executiva da Fundação da Juventude.

Torneio de malha e workshop de dança este sábado em Campo Maior

No âmbito da Semana do Desporto, promovida pelo Município de Campo Maior, este sábado, 30 de setembro, o Campo de Futebol de Degolados será palco, a partir das 9 horas, de um Torneio de Malha Concelhio.

Pelas 18h30, um dos Projetos de Formação do Município de Campo Maior realiza um Workshop de Dança Oriental/Fusão, no Jardim Municipal da vila.

Conheça a programação do evento, apadrinhado por Rosa Mota, que se estende até ao próximo dia 8 de outubro:

30 de setembro, sábado
09H00 | Torneio de Malha Concelhio
Campo de Futebol de Degolados

18H30 | Workshop de Dança Oriental/Fusão
Jardim Municipal , «Projeto de Formação do Município»

1 de outubro, domingo
09H00 | Passeio de Btt e Cicloturismo
Jardim Municipal, «Sporting Campomaiorense-BT»

2 de outubro, segunda-feira
10H40 | Palestra | Atividade Física e Inclusão no Desporto
Auditório Centro Cultural, «Iron Brothers»

3 de outubro, terça-feira
18H15 | Demonstração de Pilates
Jardim Municipal, «Grupo de Pilates de Campo Maior»

18H45 às 21H15 | Ténis – Treino Aberto
Campo de Ténis J.F.N.S. Expectação, «Academia de Ténis do Coração Delta»

4 de outubro, quarta-feira
18H00 | Aula Portas Abertas – Mega Deep, Hydro, Spinning, Total Mix, Body Pump, Cross Fit
Complexo de Piscinas da Fonte Nova, «Câmara Municipal de Campo Maior»

5 de outubro, quinta-feira, feriado
09H00|Canoagem e Paddle Surf
Barragem do Caia «GEDA»

11H00 às 20H00 | III Torneio de Padel Henrique Costal
Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, «Casa Benfica»

15H00|I Moto Tour Alentejo
Jardim Municipal, «Sena Xtours»

6 de outubro, sexta-feira
18H00|IV Batizado e troca de Graduações Capoeira
Complexo de Piscinas da Fonte Nova
«Revolução – Escola de Capoeira»

19H00 às 00H00|III Torneio de Padel Henrique Costal
Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação «Casa do Benfica»

7 de outubro, sábado
10H00|40 anos do Judo da Casa do Povo
Pavilhão Rui nabeiro

10H00|IV Batizado e troca de Graduações Capoeira
Pavilhão da Escola Secundária
«Revolução – Escola de Capoeira»

11H00 às 19H00|III Torneio de Padel Henrique Costal
Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, «Casa Benfica»

16H00|Kids Urban Run – Corrida das Invasões
Castelo de Campo Maior, «Campo Maior Trail Runners»

8 de outubro, domingo
09H00 | Trail Vila de Campo Maior
Ouguela e Piscinas Municipais, «Campo Maior Trail Runners»

16H00 | Chegada da Expedição TT Alentejanis in Marocco
Jardim Municipal, «Grupo Motard de Campo Maior»

16H30 | Cerimónia de Encerramento com a presença da Madrinha do Evento, a atleta olímpica Rosa Mota
Jardim Municipal

T-REX atua esta sexta-feira no São Mateus

T-Rex é o cabeça de cartaz desta sexta-feira, 29 de setembro, na Expo São Mateus.

O artista mistura Rap, R&B e Trap e outros ritmos. Esta noite no palco principal podem ser ouvidOs temas como “Pra Mim” ou “Toma Conta”, “Chá Preto”, “My Way”, Não é Possível, “Tá Tudo bem”, entre outros.

Ainda esta noite atua a banda elvense XP-Covers, às 22 horas, seguindo-se o espetáculo de T-Rex.

São Mateus: XP Covers prometem noite de “muita animação numa troca de energia com o público”

Os elvenses XP Covers sobem esta noite de sexta-feira, 29 de setembro, ao palco principal da Expo São Mateus, num concerto marcado para as 22 horas e antes da atuação do cabeça de cartaz T-REX.

Mário Carriço, porta-voz da banda de covers dos Xutos e Pontapés, revela que para além de neste concerto homenagear esta “grande banda nacional, queremos criar muita animação e dinâmica, numa troca de energias com o público e ‘em casa’ é um gosto enorme atuar, principalmente, nas grandes festas da nossa cidade”.

Já há algum tempo que os XP Covers não subiam ao palco principal do certame, pelo que é uma “grande honra” voltar a atuar nesse palco. Mário Carriço apela a todos para que “compareçam no concerto, venham divertir-se, cantar as músicas dos Xutos e Pontapés e passar um momento agradável connosco, que nós estamos cá é para ver sorrisos e alegria na cara das pessoas”.

Campo Maior: GNR reúne com olivicultores do concelho

A Guarda Nacional Republicana reuniu ontem, quinta-feira, dia 28 de setembro com os olivicultores que têm atividade no concelho de Campo Maior, para uma sessão de esclarecimento relacionada com a alteração do preço da azeitona e, consequentemente, o aumento da possibilidade de acontecerem furtos.

Numa sessão na qual esteve presente o presidente do Município, Luís Rosinha, a reunião teve como oradores o Capitão Rui Jacob do Destacamento Territorial de Elvas e o Comandante Luís Santos do Posto Territorial de Campo Maior.

A GNR informou sobre a Campanha “Campo Seguro 2023”, que já decorre há alguns meses e inicia no mês de outubro todos os meios relacionados com a recolha da azeitona.

Para além disso, foi reforçada a importância da colaboração por parte dos proprietários dos olivais onde toda a informação é necessária, privilegiando o contacto telefónico para o Posto.

Para mais informações ou reportar ocorrências, contacte: 268680390 ou ct.ptg.delv.pcpm@gnr.pt.

Festival Al Mossassa começa esta sexta-feira em Marvão

Marvão recua no tempo, entre esta sexta-feira, 29 de setembro, e domingo, dia 1 de outubro, até à era da sua fundação, no século IX, de forma a recordar as suas raízes árabes, com mais uma edição do festival medieval Al Mossassa.

Durante estes três dias, será possível assistir às tradicionais encenações, espetáculos circenses, danças medievais, junto ao castelo da vila, onde também a música, o artesanato e o habitual Mercado das Três Culturas terão o seu espaço.

O evento, que acaba por “ajudar a economia local”, garante o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, já se “afirma no calendário das feiras medievais” do país. “É uma parceria com o Ayuntamiento de Badajoz e, em Marvão, vai ter aquela feira, como desenvolve nos outros anos, com espetáculos e todas as atividades relacionadas com a feira”, adianta o autarca.

Considerado por Luís Vitorino já um ex-líbris, o Al Mossassa “é muito vocacionado para o público espanhol e vem animar a vila de Marvão, neste início de outono”. Lembrando ainda a oferta turística e a excelência da hotelaria e restauração de Marvão, Luís Vitorino convida ainda todos a visitarem a vila, mesmo depois do Al Mossassa.

A inauguração desta 16ª edição do Al Mossassa, em Marvão, está marcada para as 18 horas desta sexta-feira. A programação do evento para conhecer aqui.

Festival de Cante Alentejano reúne cinco grupos este sábado em Alter do Chão

Imagem: Os Cá D’Cima (Facebook)

Cinco grupos de Cante Alentejano vão estar este sábado, 30 de setembro, reunidos, em Alter do Chão, para o segundo festival dedicado a esta expressão única de música tradicional da região, promovido pelo grupo “Os Cá D’Cima”.

Lembrando que, até há uns anos, o Cante Alentejano “não passava de Évora para cima”, o presidente da Câmara de Alter do Chão, Francisco Miranda, assegura que, amanhã, na vila, “vai acontecer cultura e tradição”. “Felizmente, a identificação identitária dos alentejanos é toda a mesma e o Cante chegou ao Norte Alentejo: chegou e chegou em força e com muita vitalidade”, assegura.

Com entrada livre, este II Festival de Cante Alentejano conta com as participações do Grupo Coral do Sindicato Mineiro de Aljustrel, Associação de Cante Alentejano “Planície Cantada” (Benfica), Grupo Coral Alentejano da Sociedade Filarmónica de Apoio Social e Recreio Artístico da Amadora, Grupo Coral “Raízes do Cante” (Cuba) e “Os Cá D’Cima” (Alter do Chão).

A partir das 16 horas, os grupos vão realizar um desfile pelo centro histórico de Alter do Chão. Uma hora mais tarde, iniciam-se as atuações no Jardim do Álamo.

Guia do Consumidor Estudante: Deco aconselha viagens sustentáveis

As despesas de deslocação são um dos principais encargos que os estudantes devem ter em conta, quando ingressam no ensino superior, principalmente se a localidade para onde vão estudar é distante.

Neste sentido e tendo como base o Guia do Consumidor Estudante lançado pela Deco, na rubrica desta semana, a jurista na Delegação Alentejo, da Associação Para a Defesa do Consumidor, Ana Sofia Rosa deixa algumas dicas aos estudantes para que poupem dinheiro, através de deslocações sustentáveis.

A rubrica da DECO para ouvir hoje na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Elvas: estátua equestre de Joaquim Bastinhas inaugurada esta sexta-feira

Joaquim Bastinhas vai ser homenageado na noite desta sexta-feira, dia 29, às 22 horas, em Elvas, no Coliseu Comendador Rondão Almeida. Antes da corrida, a estátua equestre do “Cavaleiro de Elvas” vai ser inaugurada, às 19 horas, em frente à porta principal do coliseu.

A cerimónia de inauguração, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, contará com a atuação da Banda 14 de Janeiro. Segue-se um momento solene e a atuação do elvense Jorge Goes, que irá interpretar o “Fado Bastinhas”.

“A singela homenagem, àquela que foi uma das figuras maiores do toureio a cavalo”, revela a Câmara Municipal de Elvas, “conta ainda com a atuação do duo Rafa e Beltran”.

Em praça, a partir das 22 horas, vão estar 12 cavaleiros tauromáquicos, que lidam seis touros a duo: João Moura e Miguel Moura; Paulo Caetano e João Moura Caetano; António Telles e António Telles Filho; Luís Rouxinol e Luís Rouxinol, Júnior; Tiago Pamplona e João Pamplona; e Marcos Bastinhas e Francisco Palha.

As pegas estão a cargo de dois grupos de Forcados Amadores: de Évora (cabo José Maria Caeiro) e Académicos de Elvas (cabo Luís Machado). O curro tem seis touros com o ferro Passanha.

Este é o segundo espetáculo da Feira Taurina de São Mateus, que teve a primeira corrida no passado sábado, dia 23, com Marcos Bastinhas a encerrar-se com seis touros, numa homenagem ao seu avô, o comendador Rui Nabeiro.