Ponte de Sor: perto de 570 mil euros do PRR para projeto “Bairro@Ponte”

“Bairro@Ponte” é o nome do projeto conjunto entre o município de Ponte de Sor e a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, cuja candidatura foi aprovada, recentemente, no âmbito da linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais”, do PRR.

O projeto “Bairro@Ponte” pretende, segundo presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, “promover o comércio tradicional tornando-o mais próximo, em termos de competitividade, ou seja, queremos digitalizar o nosso comércio, por isso, são criadas plataformas transversais a toda a comunidade, gerida pela Associação, para aumentar a competitividade do comércio tradicional e, consequentemente, as suas vendas”.

O projeto tem um investimento total elegível de quase 570 mil euros e foi um dos dez projetos aprovados de todo o Alentejo e o único do Alto Alentejo.

Dia Mundial do Turismo assinalado em Elvas na quarta-feira

O Dia Mundial do Turismo vai ser assinalado em Elvas na próxima quarta-feira, 27 de setembro, com diversas atividades organizadas pelo Município elvense.

Assim, ao longo deste dia, as entradas nos museus e espaços culturais sob a alçada do Município de Elvas têm entradas gratuitas e é feita a distribuição de ofertas a quem os visitar.

O programa comemorativo engloba visitas guiadas ao centro histórico, às 10 e às 15 horas, com partida do Posto de Turismo; para participar, é necessário fazer inscrição, para o e-mail turismo@cm-elvas.pt ou telefone número 268 622 236; as inscrições são limitadas a 30 pessoas.

Há ainda visitas gratuitas no comboio turístico, às 10.30 e 15.30 horas, com saída da Praça da República e paragem de 45 minutos no Forte de Santa Luzia, para uma mini visita guiada; esta iniciativa necessita de inscrição, para os mesmos e-mail e telefone, com lotação para 40 pessoas.

Todas estas atividades são de participação gratuita.

São Mateus: música diversificada e animada esta segunda-feira com o Duo Hélio & Eurico

O Duo Hélio e Eurico animam esta noite de segunda-feira, 25 de setembro, o Palco da Feira, no São Mateus.

“Música diversificada e animada, com vários estilos musicais, para que o público saia do espetáculo com um sorriso na cara”, é o que garante um dos elementos, Hélio, relativamente a este concerto, dizendo que é “um orgulho” atuar no certame.

Apesar deste grupo ser um duo, Hélio acrescenta que está já a caminhar para o trio, uma vez que o seu filho também já começa a integrar os espetáculos, e no São Mateus não vai ser execção.

O espetáculo de Hélio e Eurico está marcado para as 21.30 horas.

Projeto “Floresta Comum” da Quercus no programa “Ambiente em FM”

O projeto “Floresta Comum”, da Quercus com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas disponibilizará mais de 110 mil plantas florestais para a próxima época de 2023/2024, distribuídas nos quatro viveiros sob a sua gestão.

O objetivo é promover a criação de florestas autóctones com elevados níveis de biodiversidade e a produção de bens e serviços de ecossistema.

Tudo para saber sobre o projeto “Floresta Comum”, no programa desta semana “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Manuel Ferreira Patrício volta a ser recordado em conferência do Grupo Nabeiro

“A Escola e a sua Circunstância”: foi este o mote para a 2ª Conferência Manuel Ferreira Patrício, promovida pelo Grupo Nabeiro, na manhã desta segunda-feira, 25 de setembro, no Centro de Ciência do Café, em Campo Maior.

A iniciativa, através da qual se procurou debater as novas construções sociais de aprendizagem e a importância da leitura para os jovens, teve como objetivo, pelo segundo ano consecutivo, honrar e preservar o legado cultural, pedagógico e filosófico de Manuel Ferreira Patrício, primeiro diretor do Centro Educativo Alice Nabeiro, autor do projeto pedagógico-cultural desta instituição e antigo reitor da Universidade de Évora.

O chairman do Grupo Nabeiro, João Manuel Nabeiro, que foi o responsável por abrir a sessão, assegura que, com esta conferência, procura-se manter a obra e o legado do professor “com vida”. João Manuel Nabeiro foi aluno de Manuel Ferreira Patrício, e com quem, durante três anos, conviveu de perto. “Estamos aqui com muita gente da educação, que têm responsabilidades atuais, como o professor Joaquim Mourato, e acho que estamos no bom caminho para manter vivo esse legado do professor Manuel Ferreira Patrício”, diz ainda.

Para o diretor do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Luís Sebastião, que falou aos presentes na sessão de abertura, “pensar a escola, na sua complexidade”, é o desafio que esta conferência se propõe, suscitando, entre a comunidade escolar, uma reflexão a esse respeito. A educação, defende ainda Luís Sebastião, e recordando Manuel Ferreira Patrício, é “um sítio muito curioso”. “O professor Patrício quando pensou a escola cultural, pensou realizar organizativamente aquilo que, para ele, foi mais marcante na sua própria experiência”, acrescenta.

O legado de Manuel Ferreira Patrício, diz, por sua vez, Joaquim Mourato, diretor geral do Ensino Superior, que teve a seu cargo o encerramento da conferência, é “demasiado importante” para ficar guardado em gavetas ou em bibliotecas. Para além do seu legado, diz ainda Joaquim Mourato, procura-se também, por esta ocasião, lembrar a pessoa “humilde e simples”, a “fonte de sabedoria e experiência”, que era Manuel Ferreira Patrício.

Participaram nesta conferência José Pacheco, comendador da Ordem de Instrução Pública e fundador e mentor da Escola da Ponte, e Nuno Crato, presidente da Iniciativa Educação, professor na Universidade de Lisboa e ex-ministro de Educação e Ciência.

PSP na Feira de São Mateus com diversas valências para manter a segurança de todos

A Polícia de Segurança Pública de Elvas, no âmbito das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e da Feira de São Mateus, tem no recinto da Piedade um dispositivo montado, para manter a segurança de todos os elvenses e visitantes.

O comandante da Divisão Policial de Elvas, Comissário Rui Massaneiro, revela que os polícias estarão na feira “desde a abertura até ao fecho de todas as zonas do certame, para que o vento decorra em segurança e que a população se divirta”.

E tendo em conta que nestas noites há sempre um maior consumo de álcool, na Feira de São Mateus, a PSP terá disponíveis “Kits e aparelhos, para que os condutores possam fazer, de forma voluntária, o teste de álcool, para perceber se podem ou não conduzir”, apelando à população para que “adote comportamentos na estrada, para que não causem acidentes e respeitem todos os utentes das vias de comunicação, nomeadamente também os peões”.

PSP que, durante a Feira de São Mateus, procura através das suas várias valências, manter todos os elvenses e visitantes, em segurança.

Almoço dos Maiores: Município de Campo Maior reforça apoios aos idosos

Cerca de mil campomaiorenses estiveram ontem, domingo, 24 de setembro, reunidos, no pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior, no já tradicional “Almoço dos Maiores”, um dos pontos altos da Semana dos Maiores, promovida pela Câmara Municipal.

Destacando as “caras de felicidade” entre aqueles que participaram neste almoço, o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, assegura que este foi o culminar de “uma grande semana”, depois de um passeio a Peniche e de um conjunto alargado de atividades, dedicado a esta faixa etária.

No que toca a obras relacionadas com os mais velhos, o autarca revela que, dentro de dias, será inaugurado o lar da Santa Casa da Misericórdia, pelo que Campo Maior passará a contar com dois lares.

Luís Rosinha explica ainda que os apoios prestados aos idosos, por parte da autarquia, serão reforçados, entre outros, com descontos maiores na compra de medicação. “Vamos aumentar também a fração de pessoas a quem possamos vir a chegar, reduzindo um bocadinho o contexto para que possam aceder ao cartão verde; e vamos fazer também uma oficina móvel, para pequena reparações”, acrescenta.

Ainda antes do almoço, realizaram-se os habituais rastreios médicos, sendo que a abertura de portas foi feita ao som da Banda 1º de Dezembro.

Depois dos discursos de Luís Rosinha e do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, coube aos Sons do Minho animar os presentes. A animação, até final da tarde, esteve a cargo do Duo Carlos Alferes e Rui Teixeira.