Arronches: XII Convívio de Pesca Desportiva no Monte da Rocha

O Monte da Rocha, na Barragem do Caia, é palco, este domingo, 10 de setembro, do XII Convívio de Pesca Desportiva, destinado a naturais e residentes do concelho de Arronches.

A iniciativa arranca pelas 6h30, com concentração junto ao café “O Valentim”, em Arronches, com o sorteio a realizar-se às 7 horas. Um quarto de hora depois, são dadas as instruções aos participantes.

O início da atividade está marcada para as 8h30 e o final para as 12h30. Pelas 13h30, realiza-se um almoço convívio. Mais tarde, será feita a entrega de prémios e lembranças aos participantes.

A organização é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Assunção, com os apoios do Município de Arronches e do Centro Republicano Arronchense.

Baila Maria esta sexta-feira em Vila Viçosa na Festa dos Capuchos

O programa da Festa dos Capuchos, em Vila Viçosa, nesta sexta-feira, 8 de setembro, começa às 20 horas, com uma salva de mosteiros, no Largo dos Capuchos, que anuncia a abertura dos festejos. Pelas 20.30 horas, no mesmo largo, é feita a abertura do arraial.

Ainda no Largo dos Capuchos, às 21 horas, é feita uma animação de rua. Os Baila Maria estão em concerto, a partir das 22 horas, no palco principal da festa. O DJ Grouse, à meia-noite, começa a assegurar a animação musical do recinto envolvente do palco principal e, às duas e meia da manhã, começa a ouvir-se o som de discoteca, pela DJ Angelita, no palco principal.

A Festa dos Capuchos prolonga-se até à próxima terça-feira, dia 12, numa organização da Câmara Municipal de Vila Viçosa.

Municípios da EuroBEC reúnem para delinear atividades para 2023/2024

Os municípios de Badajoz, Elvas e Campo Maior, que constituem a EuroBEC, reuniram na passada terça-feira, 5 de setembro, para delinear atividades para 2023 e 2024.

O encontro de trabalho, em que marcaram presença os três autarcas Ignacio Gragera, Rondão Almeida e Luís Rosinha, iniciou-se com a apresentação da candidatura aprovada pelo POCTEP, EUROBEC_ENERGY_4_E, que contempla um investimento superior a um milhão de euros, na área da eficiência energética e que será apresentada em data a definir.

Posteriormente, e ainda no âmbito das candidaturas, foi abordada a abertura de convocatórias às vertentes 4, 5 e 7, às quais os municípios poderão candidatar-se em parceria.

Os autarcas fizeram ainda um ponto de situação relativamente à constituição do AECT, para analisar os passos a dar para que em 2024 possa ser efetivada e se possa facilitar e promover a cooperação territorial, entre os seus membros.

Em termos de atividades, foram delineadas algumas iniciativas a desenvolver no plano de atividades da EuroBEC, nomeadamente a comemoração dos “50 anos do 25 de Abril”; da data de “1524 e las Juntas de Badajoz e Elvas”; a Feira do Livro de Badajoz; uma feira gastronómica; a presença na Fehispor 2023; o programa educativo Defensores de Badajoz; o manifesto por “El Impulso del Corredor Sudoeste Ibérico”, entre outros.

Decidido avançar com a criação de material de promoção turística conjunta e material para a divulgação e promoção da EuroBEC, avançando ainda com uma agenda cultural.

Os autarcas decidiram ainda a criação de um grupo de trabalho, com um corpo técnico, para levar a cabo os projetos que se pretendem implementar neste território, nas diversas áreas, como desporto, cultura, lazer, sociais e outros.

Covid-19: freguesias do Alentejo com apoio de mais de 460 mil euros

Na sequência da criação Programa Apoiar Freguesias, no âmbito da Emergência de Saúde Pública da doença Covid-19, em reconhecimento do importantíssimo e consensual papel que as freguesias desempenharam na resposta à pandemia, designadamente na prevenção, proteção e apoio à população e, em especial, aos grupos mais vulneráveis, foi autorizada a celebração de contratos para a concessão de apoios financeiros para financiamento das despesas públicas realizadas no ano de 2020, através do Despacho n.o 8377/2023, da secretária de Estado do Orçamento e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, publicado no Diário da República, no passado dia 18 de agosto.

Na região Alentejo 102 candidaturas recebidas reuniram os requisitos para beneficiar do apoio. A despesa total das candidaturas apresentadas ascendeu a 613.227,15€, fixando-se o montante de despesa elegível nos 460.645,17€.

Para o Alto Alentejo o valor atribuído é de 116 273,75 euros, num total de 31 freguesias abrangidas; no Alentejo Central o valor é 137 833,52euros, para 29 freguesias; no Baixo Alentejo são 32 freguesias as beneficiárias, num total de 125 673,50 euros; e o Alentejo Litoral recebe 80 864,40, para dez freguesias.

Está em curso na presente data a celebração dos contratos relativos a estes apoios financeiros entre a Direção-Geral das Autarquias Locais, a CCDR Alentejo, I.P, e as Freguesias beneficiárias, ao que se seguirá o processamento da correspondente comparticipação da administração central do Estado.

Dicas para abrir a primeira conta bancária na rubrica da DECO

Muitos pais abrem a primeira conta bancária quando o filho nasce, começando desde cedo a juntar as poupanças para quando este atingir a maioridade. Outros decidem fazê-lo por ocasião da atribuição da primeira semanada ou mesada.

Mas, a maioria dos jovens decide abrir a primeira conta bancária quando começa a trabalhar e recebe o primeiro ordenado.

Uma grande variedade de bancos oferece uma conta para jovens, em regra até aos 25 anos, ficando isentos de comissões de manutenção, porém deve manter-se atento a uma possível cobrança após a data. Neste âmbito, deve requisitar sempre a ficha de informação normalizada (FIN), que por norma deve ser fornecida por qualquer banco, de modo a comparar os custos associados.

A escolha bancária é pessoal, uma vez que cada banco propõe opções diferentes.

Tudo para saber sobre a escolha inicial de uma conta bancária, na rubrica desta semana da DECO, com a jurista na DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa. Para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no poscast abaixo:

Campo Maior: Caminhada da Literacia celebra legado de Rui Nabeiro no dia 14

No âmbito da iniciativa nacional “Setembro, Mês da Alfabetização e das Literacias” decorre um conjunto de atividades promovidas pelo Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, com o objetivo de sensibilizar e de apelar à responsabilidade individual e coletiva para esta causa nacional, o combate às baixas literacias e importância da leitura e da escrita. No presente ano, a temática desta iniciativa é o Empreendedorismo Social.

Nessa perspetiva, homenagear a vida e obra de Rui Nabeiro é o objetivo principal da III Caminhada da Literacia, que o Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro (CICRN) vai realizar a 14 de setembro, quinta-feira, em Campo Maior. A iniciativa tem início marcado para as 17h30, junto às instalações do CIRCN e sob o título “Baluartes em Flor”.

Além de evocar a figura do fundador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, a Caminhada fará a ligação entre a História de Campo Maior e as tradicionais Festas do Povo, das Flores e dos Artistas, que têm regresso previsto para 2024.

A Caminhada “Baluartes em Flor” conta com os apoios da Delta Cafés, Plano Nacional de Leitura Programa Qualifica e Acelerador Qualifica, contando com paragens nos principais pontos da fortaleza abaluartada da vila para a leitura de textos e poemas alusivos às temáticas do evento.

As inscrições podem ser feitas através de um formulário, disponível aqui, do e-mail cicrn@delta-cafes.pt ou pelo telefone 268 699 200.

Crianças de Campo Maior ansiosas com regresso às aulas já na próxima semana

Setembro já chegou e com ele vem o regresso às aulas. E é já na próxima semana, entre terça e sexta-feira, que crianças e jovens voltam às salas de aula, sendo que cabe aos Agrupamentos de Escola decidir se pretendem organizar o calendário escolar em três períodos ou em dois semestres.

Este primeiro período letivo prolonga-se até ao dia 15 de dezembro e não inclui qualquer interrupção intercalar, à exceção dos feriados.

Junto dos mais novos, em Campo Maior, a Rádio Campo Maior procurou saber se estão ansiosos por este regresso às aulas e quais as disciplinas que mais gostam.

Ansiedades à parte, se Ivan Bicho, que vai para o sexto ano, revela que não tem muita vontade de regressar às aulas, confessando que gosta, sobretudo, de Matemática e História, Beatriz Carrilho, também a caminho do sexto ano, nem quer ouvir falar em escola: “estou de férias, não me falem em escola”.

Para Enzo Pimenta, que vai agora para o quinto ano, a mudança é maior, depois de terminado o primeiro ciclo. História e Português, conta, são as suas disciplinas preferidas. Para Mariana Gonçalves, que diz ser boa aluna, “vai correr bem” o regresso às aulas.

RC3 de Estremoz inicia celebrações de mais um aniversário em Elvas

O Regimento de Cavalaria nº3 (RC3) de Estremoz, começou esta sexta-feira, 8 de setembro, a celebrar os seus 316 anos, num conjunto de iniciativas que se prolonga até ao próximo dia 16.

As comemorações tiveram início, esta manhã, em Elvas, com a tradicional Marcha a Cavalo, a partir do Museu Militar, em direção ao RC3, onde os militares só chegam amanhã.

Para o diretor do Museu Militar de Elvas, coronel Nuno Duarte, é uma honra receber o RC3, para a realização desta tradicional marcha a cavalo. Nuno Duarte diz ainda que “todos os eventos do exterior”, como este, são oportunidades para dinamizar o Museu Militar de Elvas, mostrando-o e divulgando-o como um espaço “dinâmico”.

Para o comandante do RC3 de Estremoz, coronel Simões de Azevedo, “nada melhor” que começar estas comemorações do aniversário do regimento mais antigo do país no Museu Militar de Elvas. Ainda antes da saída dos militares a cavalo, foi descerrada uma placa no Museu Militar de Elvas. Esta placa, explica o coronel, serve, entre outras coisas, para “evocar as origens do RC3”.

Os militares têm hoje chegada prevista à Terrugem ao meio-dia, de onde partem pelas 16 horas, em direção ao Seminário de Vila Viçosa. Amanhã a marcha prossegue de Vila Viçosa, passando por Borba às 9.15 horas. Prevê-se que chegue ao Parque de Feiras de Estremoz ao meio-dia, seguindo depois para o RC3.

Ainda amanhã, haverá um passeio todo o terreno e de BTT, que sai do RC3 de Estremoz, passando pela Serra D’ Ossa e Parque de Feiras de Estremoz.

As comemorações do RC3 de Estremoz contemplam também, na próxima quarta-feira, uma tertúlia literária, na Sala do Capítulo, sob o mote “Madrinhas de Guerra”, pelas 18.30 horas.

Na sexta-feira, dia 15, decorre a cerimónia militar, no Rossio Maquês de Pombal, em Estremoz, pelas 10.15 horas e um espetáculo equestre, junto ao castelo de Estremoz, pelas 21.30 horas.

As comemorações dos 316 anos do RC3 de Estremoz encerram no sábado, 16 de setembro. Neste último dia, realiza-se uma conferência no Museu do Azulejo, marcada para as 17.30 horas, sob o mote “As Campanhas em África”. Pelas 21.30 horas há concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Teatro Bernardim Ribeiro.