Ministro da Economia e do Mar inaugura Incubadora de Empresas do NERPOR

A inauguração da Incubadora/Aceleradora de Empresas do NERPOR-AE, Associação Empresarial da Região de Portalegre tem lugar amanhã, sexta-feira, dia 8 de setembro.

Este momento inaugural, marcado para as 11 horas, contará com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva.

Trata-se de um momento importante para a associação, e também para a região, particularmente para todos os empreendedores e agentes económicos, revela o NERPOR-AE em comunicado.

Encontro “Minis & Padrinhos” este domingo em Elvas

O VIII Encontro Minis & Padrinhos realiza-se este domingo, 10 de setembro, em Elvas.

A concentração está marcada para as 8h30, na Praça da República. Segue-se uma visita guiada ao centro histórico de Elvas e, ao meio-dia, um passeio pela cidade. Por fim, às 13 horas, decorre um almoço convívio, no Solar dos Chorões.

Os interessados em participar no encontro devem fazer a sua inscrição através de um dos seguintes contactos: 969 347 697 e 967 632 303.

 

 

Conheça as novas medidas do Governo de apoio aos jovens

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira, 6 de setembro, que o Governo vai aprovar um conjunto de medidas de apoio aos jovens.

Estas medidas, que abrangem os estudantes do ensino obrigatório e do superior, são ainda destinadas àqueles que enfrentam os primeiros anos de trabalho, em Portugal.

Para os alunos do ensino obrigatório, a partir de janeiro, os passes de transportes passarão a ser gratuitos para todas as crianças e jovens até aos 23 anos.

Os alunos que concluírem a escolaridade obrigatória irão receber um passe que lhes permitirá passar uma semana na rede das pousadas de juventude e ainda quatro bilhetes de viagem na CP para conhecer o país.

Ao completarem 18 anos, os jovens recebem ainda um “cheque-livro”.

No que diz respeito aos estudantes do ensino superior público, as propinas pagas serão devolvidas por cada ano de trabalho em Portugal. Esta medida também se vai aplicar a jovens que beneficiam da Acção Social Escolar.

Os rendimentos do primeiro ano de trabalho beneficiarão de IRS zero. No segundo ano, os beneficiários vão pagar apenas 25% do IRS correspondente; no terceiro e no quarto só pagam metade, e no quinto 75% do imposto.

Concurso para jovens tradutores já tem candidaturas abertas

O concurso de jovens tradutores, promovido pela Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia 2023, tem candidaturas abertas até dia 16 de outubro.

Este é um concurso que se destina a escolas secundárias, com o intuito de estimular os jovens estudantes, para a tradução, sendo que, este ano, as instituições de ensino podem candidatar entre dois a cinco jovens, nascidos em 2006.

O concurso jovens tradutores, que terá lugar a 23 de novembro, é o tema em destaque, esta semana, no programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Barbacena celebra Nossa Senhora do Paço com festa a partir desta quinta-feira

Barbacena está em festa a partir de hoje, quinta-feira, 7 de setembro, e até segunda-feira, dia 11.

Bailes, atividades tauromáquicas e religiosas são algumas das componentes destas festividades em honra de Nossa Senhora do Paço que, como explica José César, da comissão de festas, levam sempre muita gente – sobretudo aqueles que, sendo de Barbacena, residem fora – até àquela freguesia do concelho de Elvas.

Em termos de programação, ainda que com algumas novidades, como uma guerra de balões de água e a tradicional apanha do leitão, para os mais novos, as festas, adianta José César, seguem os moldes de anos anteriores.

No que toca às tradicionais largadas de touros, realizam-se agora, não na zona do Centro Cultural, como era tradição, mas no largo do castelo. “Não tínhamos possibilidade de meter areia nas ruas e esta é uma questão que já se tem vindo a falar há algum tempo, uma vez que têm vindo a proibir o gado de correr nas ruas em alcatrão. Como não tínhamos essa possibilidade, falámos com o ganadeiro e achámos melhor em trocar o sítio, para fazer uma coisa melhor para o gado e para as pessoas”, justifica. “Tentámos encontrar uma solução. Houve muita gente que concordou, outros que não, mas têm de haver sempre críticas”, lamenta ainda o responsável.

As festas iniciam-se esta quinta-feira, com uma largada de touros, às 21h30.

As Festas em honra de Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, são organizadas pela comissão de festas da Barbaris BTT Team, contando com o apoio da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando e do Município de Elvas. O programa completo para consulta abaixo:

Livro “Judeus de Elvas” apresentado na Biblioteca de Elvas no domingo

O livro “Judeus de Elvas”, da autoria dos elvenses Nuno Borrego e João Manuel Braz, vai ser apresentado, na Biblioteca Municipal de Elvas, no domingo, dia 10 de setembro.

Tendo em conta que Elvas teve, em tempos, “uma forte presença judaica”, a vereadora na Câmara de Elvas, Vitória Branco, revela que este livro “resulta de uma investigação dos autores e que será bastante interessante ouvir a sua apresentação, para que todos conheçam as marcas importantes, deixadas por essa comunidade”.

Vitória Branco garante ainda e apesar de as novas tecnologias ganharem, atualmente, um maior destaque face aos livros, que estes continuam e devem continuar a ser procurados, uma vez que, segundo diz, “é um desfolhar de sabedoria e transportam-nos para temas muito variados e interessantes, o que nos enriquece”.

A apresentação do livro está marcada para as 17 horas.

FECIEX de regresso à IFEBA na próxima semana

Foto arquivo

A 32ª edição da FECIEX, Feira da Caça, Pesca e Natureza vai decorrer entre os dias 14 e 17 deste mês, na IFEBA, em Badajoz.

A vereadora, responsável pela IFEBA, Sol Giralt, sobre este evento, destacou “a importância de realizar um evento desta natureza e que represente estes setores, dada a importância que têm para a nossa região e para o Alentejo em termos económicos, sociais, culturais e ambientais”.

A Feciex contará com mais de 120 atividades, organizadas tanto com a colaboração da Junta de Extremadura como de Federações, associações, organizações e personalidades do setor da caça e da pesca da região.

A vereadora destacou “o facto de estarem presentes na feira mais de 200 empresas comerciais, representando as mais importantes marcas de materiais para a prática de ambos os hobbies, e que ocupam 100% da superfície comercial disponível. Aeste espaço juntam-se os 20.000 m2 de espaço exterior onde decorrem as atividades, além dos concursos internacionais de pesca realizados no rio Guadiana na sua passagem por Badajoz.”

Os profissionais e amadores que passarão por aquela que é considerada uma das melhores feiras de Espanha e Portugal, onde poderão desfrutar de importantes atividades, como exposições, conferências técnicas, exposições, sorteios, workshops, entre outros, o que lhe permite afirmar-se mais uma vez como uma referência hispano-lusa e ibérica dada a sua proximidade com Portugal.

Mais uma vez, praticamente todas as associações, organizações e federações estarão presentes, fazendo com que o recinto de feiras de Badajoz concentre grande parte da actividade económica em apenas quatro dias, e os encontros sectoriais que marcarão a temporada. Haverá também uma exposição de caça dedicada a Jesús Caballero que mostrará a carreira do caçador, com uma visão muito pessoal da caça, com inúmeros prémios, entre os quais se destaca o Prémio Culminum Master 2007, e presidente da Fundação de Caça e Conservação.

Outra das atividades a destacar são os Premios Huntts-Todomontería.

Além disso, terá lugar o XII Encontro de Sociedades de Caçadores com entrega de prémios e distinções da Federação de Caça Extremadura. O “PRÉMIO FECIEX IBÉRICO 2023” foi atribuído a José Antonio Rodríguez Amado, diretor da revista “Caza Extremadura”.

A pesca também estará amplamente representada, não só pela importante presença de destacados distribuidores e lojas, mas também pelas atividades que lhe estão relacionadas, como as tradicionais e importantes competições de pesca no rio Guadiana ao longo do seu percurso, em Badajoz: o XXVII Concurso Internacional de Pesca Desportiva FECIEX e o XII Concurso de Pesca Bass-FECIEX, ambos a realizar-se no sábado, bem como as exposições de pesca no aquário gigante que decorrerão durante os dias de feira e no que profissionais de renome explicarão técnicas de pesca e mostrar as últimas novidades de algumas das marcas e distribuidores presentes no evento.

Obra sobre Alzheimer dá vitória a Rute Simões Ribeiro no prémio Hugo Santos

Imagem: Rute Simões Ribeiro (Facebook)

A obra “Do Corpo o Homem”, de Rute Simões Ribeiro, é a vencedora da segunda edição do Prémio Literário Hugo Santos, promovido pelo Município de Campo Maior, como já antes tinha sido noticiado pela Rádio Campo Maior (ver aqui).

Num texto que não segue as tradicionais normas literárias, narrado na primeira pessoa, sobre um doente de Alzheimer, e escrito há cerca de um ano, explica a autora, natural de Coimbra, este trabalho foi submetido a concursom, tendo em conta que Rute Simões Ribeiro encontrou semelhanças entre o seu trabalho e o de Hugo Santos. “Achei muito interessante o facto de o Hugo Santos ter sido professor e ter tido também um trabalho com crianças, que é um trabalho que eu também faço”, começa por dizer.

“São sempre trabalhos que eu não sei como é que vão ser recebidos e eu sabia que só se tivesse um reconhecimento de um júri cuidado e atento é que eu conseguiria vê-lo ser exposto e ser apresentado, porque não é um trabalho habitual”, justifica ainda.

Feliz por ver “Do Corpo o Homem” ser reconhecido pelo Município de Campo Maior, a autora adianta que este é um trabalho que teve início “sob impulso de uma reportagem” a que assistiu, sobre Acácio Rodrigues. A sua obra centra-se “num mundo interno de um homem que se vai desligando, de alguma maneira, de um mundo que o envolve, sem saber, sem compreender, acordando um dia pensando que tem 47 anos, noutro dia na idade certa, e com base também na relação com a sua mulher”.

Rute Simões Ribeiro garante ainda que estes reconhecimentos são sempre “validações importantes” para os escritores: “há muita gente a escrever e no meio de tanta produção, os prémios são importantes para nos apresentar, para expor o trabalho e para um primeiro reconhecimento”.

Rute Simões Ribeiro vai ver o seu trabalho publicado em livro, numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior, recebendo ainda um prémio monetário de 1.500 euros. A cerimónia de entrega do prémio à autora e de apresentação da obra está prevista para 1 de outubro, dia de aniversário de Hugo Santos.

De recordar que a primeira edição deste prémio foi ganha, no ano passado, pelo poeta Nuno Garcia Lopes, natural de Tomar, com a obra “Uma Casa de Papel Onde Morar”.