Corrida Noturna Contra o Cancro em Badajoz já tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a Corrida Noturna Pacense Contra o Cancro, com as verbas a reverterem para a Asociación Oncológica de Extremadura (AOEx).

Esta iniciativa desportiva está marcada para o dia 15 deste mês, e para além da de corrida, contempla também uma caminhada, a decorreram na margem direita do Parque Guadiana, numa organização do ADS Extremadura Natural Natural.

A partida e chegada têm lugar na Rana Roca e contarão com as modalidades de caminhada (3.6 quilómetros) e corrida (7.2 quilómetros).

Rewlativcamente à caminhada está aberta para todas as idades, já a corrida destina-se a pessoas a partir dos 16 anos, num total de 12 categorias, havendo troféus para os três primeiros classificados de cada uma delas, assim como prémios monetários para os três primeiros e primeiras da geral absoluta masculina e feminina.

As inscrições, com um valor de sete euros, podem ser feitas de forma presencial, no Be Padel (Calle Godofredo Ortega y Muñoz, 16, ou online AQUI.

O número máximo de inscrições é de 800, sendo 300 para a caminhada e 500 para a corrida. As inscrições podem ser feitas até dia 12 deste mês ou quando o número limite for atingido.

Elvas: Quinteto Pax Júlia este sábado em concerto na Igreja do Salvador

O Quinteto Pax Júlia, liderado pelo maestro campomaiorense Vasco Pereira, atua este sábado, 9 de setembro, na Igreja do Salvador, em Elvas, no âmbito do ciclo de concertos “Música Encanta o Património”, promovido pelo Município de Elvas.

Segundo o maestro, este é um quinteto de sopros, formado por músicos espanhóis, da Banda Municipal de Badajoz e da Orquestra da Extremadura. No concerto, com duração de uma hora, diz ainda Vasco Pereira, serão apresentadas músicas de cinema e de Bach, num espetáculo “muito voltado para a espiritualidade”. Antes do espetáculo, o quinteto irá fazer um ensaio para se conseguir adaptar ao espaço, muito diferente de uma sala de espetáculos.

O Quintento Pax Julia é composto por Félix Picón no clarinete, Antonio Mateu e Cecília Garcia nos saxofones, Rubén Tortosa no fagote e Rubén Vegas na trompa.

O início do espetáculo, que conta com entradas gratuitas, está marcado, no sábado, para as 21h30.

Festas do Povo em 2024: processo deve ser levado com “calma e tranquilidade”

O repto está lançado e o Município de Campo Maior está a fazer de tudo para que os campomaiorenses digam “sim” à realização das famosas Festas do Povo, já em 2024.

Ainda que diga que o processo deva ser levado com “calma e tranquilidade”, a vereadora São Silveirinha quer acreditar que, no próximo ano, as ruas de Campo Maior possam voltar a acordar, da noite para o dia, floridas, para dias de muita festa.

A classificação das Festas do Povo pela UNESCO como Património Cultural Imaterial, em dezembro de 2021, lembra ainda a vereadora, elevou, não só “a fasquia”, mas também “a responsabilidade” da organização daquele que é o maior ex-líbris festivo do concelho. “A responsabilidade é muito maior, mas nós estamos cá para assegurar todo este processo, porque, realmente, o povo de Campo Maior gosta muito das suas tradições e ama de paixão as suas Festas do Povo”, garante.

Para “tentar motivar” os campomaiorenses e “mexer com as suas emoções”, a autarquia promoveu, no decorrer da Feira de Santa Maria de Agosto, um desfile etnográfico e uma arruada de saias. “É um trabalho que também é da nossa responsabilidade, mas o povo de Campo Maior é bairrista e gosta imenso destas arruadas e dos desfiles”, assegura São Silveirinha.

O Município de Campo Maior vai ainda procurar dar continuidade ao projeto da Oficina da Flor de Papel, nas escolas do concelho, para que, de alguma forma, se consiga, de hoje para amanhã, “colher frutos” e evitar que a tradição caia em esquecimento. “Os mais velhos já não conseguem fazer flores ou alguns deles já faleceram. Depois há outros, que já não sendo tão jovens, têm uma vida muito ocupada e não conseguem dar resposta a tudo aquilo que implica a concretização de umas Festas do Povo”, lembra ainda a vereadora.

Os interessados em inscrever as suas ruas, na possível edição das Festas do Povo, em 2024, podem já fazê-lo no Posto de Turismo de Campo Maior.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 30 milhões

O sorteio de ontem, 5 de setembro, do Euromilhões não teve totalistas, pelo que, na próxima sexta-feira, vai estar em jogo um “jackpot” de 30 milhões de euros.

Para Portugal vêm apenas cinco quartos prémios, num total de 21, de quase 1.700 euros.

O segundo prémio, de 162 mil euros, e o terceiro, de 12.600, saíram apenas no estrangeiro: o segundo a três apostadores e o terceiro a nove.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 1, 7, 24, 41 e 48 e as estrelas 10 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.