Festa de Santa Beatriz da Silva celebrada este domingo em Campo Maior

Este domingo, dia 3 de setembro, é celebrada, em Campo Maior, Santa Beatriz da Silva, com uma eucaristia na Igreja do Mosteiro, às 11 horas.

Segue-se uma procissão, que sai da Igreja de São João Baptista, às 19 horas.

A eucaristia das 11 horas no Mosteiro é a única celebrada na Paróquia de Campo Maior este domingo.

Já são conhecidos os cartéis da Feira Taurina de São Mateus em Elvas

Os cartéis da Feira Taurina de São Mateus já são conhecidos, com corridas nos dias 23 e 29 de setembro, em Elvas no coliseu.

A primeira corrida está marcada para as 22 horas de dia 22, sábado, com um único cavaleiro: Marcos Bastinhas encerra-se com seis touros, numa atuação em homenagem a seu avô, o comendador Rui Nabeiro.

Seis ganadarias em competição: Veiga Teixeira, Murteira Grave, Vale do Sorraia, Passanha, Canas de Vigouroux e Francisco Romão Tenório. As pegas estão a cargo de três Grupos de Forcados Amadores: São Manços, Arronches e Académicos de Elvas.

A segunda corrida está marcada para as dez da noite de 29 de setembro, sexta-feira. Na ocasião, é inaugurada a estátua equestre do Mestre Joaquim Bastinhas, em frente à entrada principal do coliseu.

Em praça, 12 cavaleiros, na lide de seis touros a duo: João Moura e Miguel Moura; Paulo Caetano e João Moura Caetano; António Telles e António Telles Filho; Luís Rouxinol e Luís Rouxinol Júnior; Tiago Pamplona e João Pamplona; e Marcos Bastinhas e Francisco Palha.

Uma corrida com um curro de seis touros com o ferro Passanha, com todas as pegas pelo Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas.

Para as duas corridas de touros, as reservas são feitas pelo telefone 91 181 91 47.

Artesanato e produtos endógenos em mais um “Mercado Cá da Terra”

“O Mercado Cá da Terra” regressa ao Jardim Municipal de Campo Maior, na manhã deste domingo, 3 de setembro.

Este mercado, que decorre a partir das 9h30, conta com a participação de produtores e artesãos locais, que terão à disposição dos visitantes produtos endógenos e peças de artesanato.

A iniciativa, promovida pelo Município de Campo Maior, decorre no primeiro domingo de cada mês.

Rute Simões Ribeiro vence Prémio Literário Hugo Santos com “Do Corpo o Homem”

Fotografia de Luís Ribeiro

“Do Corpo o Homem”, de J. Aire, pseudónimo de Rute Simões Ribeiro, é o trabalho vencedor da segunda edição do Prémio Literário Hugo Santos, instituído pelo Município de Campo Maior.

A autora, natural de Coimbra, “verá o seu trabalho publicado em livro numa edição da Câmara Municipal de Campo Maior e receberá um prémio monetário no valor de 1.500 euros”, revela autarquia.

A criação do Prémio Literário Hugo Santos, lembra o Município de Campo Maior, tem por objetivo “fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome”.

Sinopse do conto vencedor da edição 2023 do Prémio Literário Hugo Santos: “Do Corpo o Homem é uma narrativa na primeira pessoa de um homem com Alzheimer chamado João. O conto adota uma estrutura diarística e, ao longo dos dias, João, casado com Carminho, fala de si próprio, descreve os seus dias, apresenta os seus pensamentos, alegrias e angústias, ao mesmo tempo que vai narrando episódios presentes e passados da sua vida e dos que o rodeiam. O leitor assiste aos acontecimentos pela perspetiva de um homem que progressivamente desfaz o seu vínculo ao mundo que o envolve, nem sempre disso consciente, e acompanha-o nessa inescrutável interioridade de memórias e ausências, aproximando-se do íntimo de um homem que sempre sobejará ao corpo.”

“Tranquilidade” das piscinas leva vizinhos de Badajoz a Elvas

Numa altura em que o calor ainda se faz sentir com alguma intensidade, são muitas as famílias e os grupos de amigos que aproveitam o espaço das piscinas municipais de Elvas, incluindo os vizinhos espanhóis, para se refrescarem.

Confessando que gosta do “ambiente” daquele equipamento municipal, Ana, que reside em Badajoz destaca também a “tranquilidade que normalmente” encontra nas piscinas de Elvas. “Nas piscinas de Badajoz há sempre mais gente, o que torna o espaço menos tranquilo”, acrescenta.

Mas Ana não é a única a pensar assim, uma vez que José António, também residente na mesma cidade espanhola, tem o hábito de frequentar as piscinas de Elvas, pois “são mais tranquilas do que as de Badajoz, porque há menos aglomeração”.

“Em Badajoz, conhecemos muita gente e aqui não. Estas são mais tranquilas, mais calmas”, revela outro pacense à reportagem da Rádio Campo Maior.

As piscinas municipais de Elvas funcionam, às segundas-feiras, das 15 às 20 horas e, de terça-feira a domingo, das 10 às 20 horas, estando previsto encerrar a 10 de setembro.

Inscrições abertas para o 1º Trail Vila de Campo Maior

Estão abertas as inscrições para o 1º Trail Vila de Campo Maior, que resulta de uma organização do Campo Maior Trail Runners, em parceria com o Município, Juntas de Freguesias, Bombeiros Voluntários de Campo Maior e várias entidades locais.

Estre trail vai decorrer nos dias 7 e 8 de outubro, contando com provas distintas, ou seja, “no primeiro dia, decorre o Kids Urban Run, dedicado a crianças; já no dia 8 há caminhada, sem caráter competitivo, um mini trail de 11 quilómetros, um trail curto de 20 quilómetros e um trail longo de 35 quilómetros, este a começar na aldeia de Ouguela”, como revela Carlos Pepê, da organização. As provas são destinadas a atletas federados e não federados.

Carlos Pepê acrescenta que para esta prova haverá uma zona, junto às piscinas municipais de Campo Maior, denominada de “arena”, uma vez que “reúne todas as condições para fazer o que se pretende: é local de onde parte o trail curto e mini trail e onde será feita a entrega de prémios e convívio final”.

Quanto às inscrições, Carlos Pepê explica como podem ser feitas: “na plataforma online O Meu tempo, através das redes sociais do Campo Maior Trail Runners e ainda na página do GEDA“.

O membro do Campo Maior Trail Runners revela ainda que estão a tentar “reforçar a ligação com os alojamentos locais da vila, para que quem vem de fora tenha alguns benefícios”. “Estamos também a preparar um pacote de desconto, não só no alojamento, mas também para quem participe na prova”, remata Carlos Pepê.

Campomaiorenses têm aproveitado Piscinas Municipais para combater o calor

Com as altas temperaturas que se fazem sentir, mesmo com agosto já a chegar ao fim, são muitas as famílias e os grupos de amigos que escolhem as piscinas de Campo Maior para se refrescarem e passarem um dia em convívio.

Numa ida às piscinas da vila, algumas das pessoas que lá se encontraram e que falaram à reportagem da Rádio Campo Maior, explicaram que a escolha destas piscinas, em detrimento de outras, se deve à sua qualidade, mas não só.

Ricardo, que apesar de viver em Lisboa, nasceu em Campo Maior, tem por hábito, quando regressa à vila, nas férias, frequentar estas piscinas, onde há muitos anos passava muito tempo com os amigos. “Isto é uma mistura de nostalgia e de saudade, porque quando olho para estas piscinas vejo-me a mim e aos meus amigos aqui a fazer macacadas”, recorda. Agora, usufrui do espaço com o filho, lembrando-se sempre do tempo que ali vivenciou, na infância, considerando o espaço “perfeito” para Campo Maior.

Núria Paralta, que foi com as amigas às piscinas passar “um bom bocado”, revela que estas “são umas belas piscinas” e que, por isso, “têm de ser aproveitadas”. Catarina, Raquel e Íris, também com o seu grupo de amigas, também vão frequentemente às piscinas de Campo Maior. “Estão aqui perto de casa e são boas, por isso, vimos sempre uma vez por semana”, revela uma das jovens.

As piscinas municipais de Campo Maior estão abertas até 10 de setembro, funcionando todos os dias, das 9.30 às 20 horas, à exceção das segundas-feiras, em que abrem ao público apenas no período da tarde (a partir das 15 horas).