30ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo no dia 9 em Arronches

A 30ª Exposição Canina Nacional do Alto Alentejo decorre no próximo dia 9 de setembro, no Jardim do Fosso, em Arronches.

Com início às 10 horas, a prova, organizado pela Associação de Criadores de Ovinos Ile-de-France, com o apoio do Município de Arronches, é regida pelos regulamentos da Federação Cinológica Internacional e do Clube Português de Canicultura.

A prova é aberta aos exemplares de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, registados em Livros de Origens ou com Registos Iniciais emitidos por organismos reconhecidos pela Federação Cinológica Internacional.

2º Torneio Internacional Luís Cordeiro este sábado em Campo Maior

O Sporting Clube Campomaiorense (SCC) promove este sábado, 2 de agosto, o 2º Torneio Internacional Luís Cordeiro, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior.

O torneio de homenagem ao antigo jogador do SCC e colaborador do Município de Campo Maior, inicia-se com uma largada de pombos, às 9 horas, antes do início dos jogos de futebol.

Para as 13 horas está marcado um almoço convívio e, para as 15 horas, a entrega de troféus.

Centenárias Festas dos Capuchos de 8 a 11 de setembro em Vila Viçosa

As Festas dos Capuchos estão de regresso a Vila Viçosa de 8 a 11 de setembro.

O certame, para além das celebrações em honra de Nossa Senhora da Piedade dos Capuchos e do Senhor dos Aflitos, volta a contar com diversos eventos culturais e religiosos, as tradicionais largadas de touros, fogo de artifício e muita diversão noturna.

Némanus e Toy são os nomes mais sonantes entre os artistas que se vão apresentar ao público, nestas festas que, como recorda o presidente da Câmara, Inácio Esperança, têm já 160 anos espetáculos, e em que famílias e amigos se reencontram. “É uma festa centenária”, a “mais tradicional do concelho”, assegura o autarca, que garante que, neste certame, o “mais importante nem são os artistas”.

“Temos também um programa taurino, porque esta é uma festa que vive muito dos festejos taurinos, com largadas, garraiadas e corrida de touros e outras atividades culturais, incluídas na própria festa e serviços religiosos, que fazem com que as pessoas venham a Vila Viçosa e permaneçam por uma semana”, assegura Inácio Esperança.

Acreditando que o cartaz do evento é capaz de agradar a miúdos e graúdos, o presidente da Câmara de Vila Viçosa recorda ainda que esta festa, que começou por ser uma romaria, decorre em torno do Convento dos Capuchos e da igreja de Nossa Senhora da Piedade.

No primeiro dia de festas, 8 de setembro, atuam Baila Maria; no dia 9, os Némanus; no dia 10, a banda Jovimusic; e por fim, no dia 11, Toy. Haverá ainda muita animação com DJs, festa dos anos 80 e baile. Conheça o programa de espetáculos completo:

Cuidados a ter na gestão do dinheiro em destaque na rubrica da Deco

Fazer uma boa gestão financeira implica a tomada de decisões e opções no dia-a-dia, uma vez que o dinheiro não é ilimitado, e é preciso fazer escolhas conscientes.

Neste âmbito, são muitos os jovens, que quando iniciam os seus estudos ou a sua atividade laboral, abrem uma conta à ordem, tendo acesso ao seu primeiro cartão de crédito, altura em que o banco concede um limite de dinheiro, que não pode ser excedido.

A Deco deixa alguns conselhos para que os jovens possam fazer uma gestão do dinheiro, na edição desta semana da rubrica com a Associação Para Defesa do Consumidor, com a jurista Ana Sofia Rosa, que pode ouvir na emissão, Às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Visita noturna à Casa-Museu Santa Beatriz da Silva esta sexta-feira

A Casa-Museu Santa Beatriz da Silva, em Campo Maior, celebra esta sexta-feira, 1 de setembro, o seu décimo aniversário.

Para assinalar a data, o Município de Campo Maior promove uma visita noturna a este espaço, hoje, pelas 21 horas.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do contacto telefónico 268 680 319.

Elvas: missa e procissão abrem Festas na Boa-Fé esta sexta-feira

A edição deste ano das Festas em Honra do Senhor Jesus da Boa-Fé, em Elvas, começam nesta sexta-feira, dia 1, e decorrem até domingo, 3 de setembro.

Os moldes das festas, este ano não diferem muito do ano passado, sendo que para esta edição, como revela o presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, deram destaque aos artistas desta zona da cidade, uma vez que segundo diz “temos aqui muito bons artistas”.

Para além disso, e tendo em conta que antigamente, estas Festas eram dedicadas aos hortelões, este ano não é exceção e estas pessoas terão um lugar, nas festas, para ali venderam os seus produtos. “Os Hortelões venderão os seus produtos na rua entre o recinto das festas e da igreja, ao final da tarde, num total de quatro hortelões, um de venda de laticínios e outro de charcutaria”, revela o presidente da junta.

Quanto aos espetáculos musicais decorrem junto à Igreja, já a discoteca, bar e restaurante será no patamar mais elevado, do recinto das festas e as garraiadas, no lado esquerdo deste local.

Hoje a procissão conta a Banda 14 de janeiro e segundo o presidente da junta conta sempre “com muita adesão por parte da população, que respeita muito este ato religioso, que tem início na Igreja da Boa-Fé, sobe a Rua de Campo Maior, Avenida da Boa-Fé e regressa à igreja”.

O programa deste primeiro dia abre às 20.30 horas, com missa seguida de procissão, acompanhada pela Banda 14 de Janeiro.

Às 21 horas, começa a ser disputado o Torneio dos Hortelões, no pavilhão desportivo da Escola Básica 2,3, numa organização do CRP da Boa-Fé. Zé Pedro, Choko e Budafé são os artistas que animam o espetáculo musical marcado para as 22.30 horas.

À meia-noite, há garraiada noturna e, à mesma hora, começa a Discoteca com DJ, organizada pelo Unosso Bar.

“Furacão” Blaya levou Feira da Luz/Expomor ao rubro

O “furacão” Blaya passou, na noite de ontem, 31 de agosto, pelo palco principal da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo.

“OK” e “Me Domina” foram alguns dos temas apresentados pela cantora e compositora luso-brasileira, mas foi com “Faz Gostoso” que Blaya levou o público ao rubro, nesta sua primeira vez em Montemor.

No Palco Tasquinhas, a animação musical, a partir da meia-noite, esteve a cargo do Coletivo Oficina de Produção do Centro Juvenil.

Alguns dos momentos do concerto de Blaya para ver nos vídeos abaixo:

“Agora Quer’Arte” leva crianças de Campo Maior a cantar, dançar e representar

Ao longo de quase duas semanas, os artistas da associação “Agora Quer’Arte” procuraram levar os mais novos, dos oito aos 16 anos, ao Centro Cultural de Campo Maior, para lhes ensinar aquilo que sabem, no que toca às áreas do teatro, do canto e da dança.

Com o objetivo de estarem mais próximos de crianças e jovens, dando-lhes palco para que possam também mostrar o seu talento, este curso intensivo de artes do espetáculo, “Agora no Verão”, explica Duarte Silvério, um dos responsáveis da “Agora Quer’Arte”, foi um objetivo traçado, desde cedo, pensado para incluir esta faixa etária no plano de atividades da associação.

“Sempre senti que não há um palco grande para que estas crianças se possam evidenciar e mostrar em Campo Maior. Quisemos mostrar que estamos ao lado das pessoas mais novas, mas também das mais velhas, porque são as duas faixas etárias que, muitas vezes, são postas de parte: uns porque não têm palco e outros porque já se querem afastar”, começa por explicar o artista.

Duarte Silvério

Lembrando que o talento já nasceu com estas crianças e jovens, neste curso, garante Duarte Silvério, os mais novos tiveram oportunidade de aprender “um bocadinho mais” sobre as três áreas em questão. “Aqui vêm mostrar o seu talento e crescer com aquilo que lhes podemos ensinar”, acrescenta.

Este curso, garante, por sua vez, Leonor Alegria, acabou por ser “um desafio”, para os próprios elementos da associação, até porque só um deles já tinha antes trabalhado com crianças. “Não é muito fácil, porque eles são muito rebeldes”, comenta.

Mostrar a este grupo que os elementos da associação são felizes e que eles também podem ser, se um dia quiserem enveredar por este caminho das artes do espetáculos, foi outro dos grandes objetivos deste “Agora no Verão”.

Leonor Alegria

Duarte Silvério, que se diz ainda surpreendido com a evolução de algumas das crianças, lembra que muitas chegaram a dizer que apenas se queriam dedicar a uma das três áreas do espetáculo e outras que só estavam ali para concorrer ao “The Voice”. Leonor Alegria diz ainda que, no decorrer desta iniciativa, não foram só as crianças que aprenderam com os artistas da “Agora Quer’Arte”, mas também o inverso.

Deste “Agora no Verão” resultou um espetáculo musical, apresentado, recentemente, no Centro Cultural de Campo Maior.