Semana do Desporto: passeio de BTT este domingo em Campo Maior

O Sporting Clube Campomaiorense promove este domingo, 1 de outubro, um passeio de BTT e de Cicloturismo.

A iniciativa, inserida na programação da Semana do Desporto, do Município de Campo Maior, tem início marcado para as 9 horas. A concentração será feita no jardim municipal da vila.

Judo: Open de Cadetes é no dia 14 em Campo Maior

Foto ilustrativa

O Open de Cadetes de Judo vai ser disputado no dia 14 de outubro, no Pavilhão Desportivo Rui Nabeiro, em Campo Maior, numa organização da Casa do Povo de Campo Maior e a Associação Distrital de Judo de Portalegre, nas comemorações dos 40 anos de judo na vila.

A prova é destinada a cadetes masculinos e femininos e disputa-se em individual, com categorias de peso e normas da Federação Portuguesa de Judo. As pesagens oficiosas decorrem entre as 8.45 e as 9 horas; as pesagens oficiais são das 9 às 9.30 horas; o sorteio está marcado para as 9.30 horas; e a prova começa 30 minutos depois.

As inscrições são gratuitas, têm de ser feitas até 4 de outubro e os documentos obrigatórios são o cartão de cidadão ou passaporte. Para mais informações, os interessados podem contactar Chavigas Drogas (963 133 246) ou Natalino Borrega (967 907 871).

Este Pen de Cadetes de Judo tem os apoios do Sporting Clube Campomaiorense, Delta Cafés e Câmara Municipal de Campo Maior.

Os Quatro e Meia encerram este sábado programa de espetáculos no São Mateus

Os Quatro e Meia são os responsáveis por encerrar a programação de espetáculos da edição deste ano da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas.

O espetáculo da banda de Coimbra, fundada em 2013, este sábado, 30 de setembro, começa logo após o concerto do grupo elvense, Traquiliza, que tem início marcado para as 22 horas.

“Olá Solidão”, “Bom Rapaz”, “A Terra Gira” e “Sentir o Sol” serão, certamente, temas que não faltarão no alinhamento deste espetáculo.

Os Quatro e Meia são formados por Tiago Nogueira (voz e guitarra), Ricardo Liz Almeida (voz e guitarra), Mário Ferreira (teclados e vozes), João Cristóvão Rodrigues (violino), Pedro Figueiredo (bateria e percussão) e Rui Marques (baixo).

Grupo Parlamentar do PS em reunião descentralizada no Alto Alentejo

Eurico Brilhante Dias

A direção do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) realiza entre este domingo e segunda-feira, dias 1 e 2 de outubro, mais uma reunião descentralizada, com o objetivo de fazer um ponto de situação das Agendas Mobilizadoras, no distrito de Portalegre.

O objetivo é auscultar, no terreno, as necessidades, preocupações e expectativas das pessoas e das empresas do Alto Alentejo, revela o partido em nota de imprensa.

No domingo, dia 1, realiza-se, em Ponte de Sor, uma reunião de trabalho à porta fechada. Na segunda-feira, dia 2, a direção encabeçada pelo presidente do Grupo Parlamentar, Eurico Brilhante Dias, vai visitar o cluster aeronáutico localizado no Aeródromo de Ponte de Sor e algumas empresas e instituições do distrito de Portalegre.

Semana do Desporto: Campo Maior a mexer até dia 8 de outubro

A iniciativa “Desporto em Campo Maior 2023” arrancou ontem, sexta-feira, dia 30 de setembro, ao início da noite, no Jardim Municipal da vila, com a apresentação dos vários clubes e associações que promovem a atividade física no concelho.

Participaram nesta sessão de abertura a vereadora São Silveirinha e a 1.ª secretária da Assembleia Municipal, Anabela Carrilho. Houve ainda oportunidade para os vários grupos fazerem uma demonstração do trabalho que desenvolvem.

A programação completa desta semana dedicada ao desporto para conhecer aqui.

Fonte: Município de Campo Maior

Os Quatro e Meia encerram programa de espetáculos do São Mateus

Os Quatro e Meia são os responsáveis por encerrar a programação de espetáculos da edição deste ano da Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas.

O espetáculo da banda de Coimbra, fundada em 2013, este sábado, 30 de setembro, começa logo após o concerto do grupo elvense, Traquiliza, que tem início marcado para as 22 horas.

“Olá Solidão”, “Bom Rapaz”, “A Terra Gira” e “Sentir o Sol” serão, certamente, temas que não faltarão no alinhamento deste espetáculo.

Os Quatro e Meia são formados por Tiago Nogueira (voz e guitarra), Ricardo Liz Almeida (voz e guitarra), Mário Ferreira (teclados e vozes), João Cristóvão Rodrigues (violino), Pedro Figueiredo (bateria e percussão) e Rui Marques (baixo).

Tranquiliza estreiam-se no São Mateus com temas originais

Na noite deste sábado, 30 de setembro, último dia de espetáculos na Expo São Mateus, no Parque da Piedade, em Elvas, e ainda antes do concerto de Os Quatro e Meia, no Palco São Mateus, apresentam-se ao público, pelas 22 horas, os Tranquiliza, um grupo elvense, ainda recente, mas já com trabalhos originais.

A banda, formada por quatro jovens amigos – Márcio Gago, Vladlen Grigorovschi, João Brinquete e João Carriço – apresenta-se pela primeira vez no São Mateus, numa altura em que se preparam para lançar um segundo álbum. Neste concerto de hoje, revela Márcio Gago, serão apresentados temas, quer do primeiro disco, quer desse segundo, que, ao que tudo indica, estará disponível, para que todos os ouçam, a partir do início do próximo ano.

Fora do alinhamento deste concerto não vai ficar também um dos singles de avanço desse novo trabalho discográfico, “Vem”, que tem feito algum sucesso.

“Espero que as pessoas gostem; vamos tocar também alguns covers, para que possamos interagir com o público, mas muitas as pessoas, em Elvas, conhecem os temas do nosso primeiro disco e vamos tentar jogar com isso”, diz ainda o vocalista da banda, que não esconde que os quatro estão muito satisfeitos por poderem fazer abertura do espetáculo de Os Quatro e Meia.

O concerto desta noite, garante ainda Márcio, será “especial”, sendo que, da parte da banda, o público poderá esperar “muita energia e alegria”.

Depois do concerto de Os Quatro e Meia, o última desta edição da Expo São Mateus, há ainda, a partir da 1 hora da manhã, espetáculo pirotécnico.

Moura Encantada esta noite no Palco da Feira do São Mateus

Os Moura Encanta atuam neste que é o penúltimo dia da Feira de São Mateus, 30 de setembro, e o último de espetáculos musicais, pelas 21 horas, no Palco da Feira.

Este será um espetáculo de “música tradicional com mistura de outros estilos e ritmos, como por exemplo, Bossa Nova e samba, numa partilha de culturas”, garante a responsável pelo grupo, Júlia Brinquete.

Para Júlia Brinquete é importante que, no certame, se dê valor à prata da casa, que deve “ter prioridade e tem muito valor, porque o que se faz na cidade tem muito valor”.

O grupo Moura Encantada é composto por sete elementos: Júlia e António Brinquete, na voz; Cláudio Aparício, na bateria; João Brinquete, na viola baixa; Nuno Aparício, na guitarra; Maria Clara, no acordeão e voz; e Vlad, no piano.

Campo Maior: cerimónia de entrega do Prémio Literário Hugo Santos este domingo

O Município de Campo Maior procede, este domingo, 1 de outubro, à entrega do prémio relativo à segunda edição do concurso literário Hugo Santos, à vencedora, Rute Simões Ribeiro, numa sessão que decorre na Biblioteca Municipal João Dubraz, a partir das 15 horas.

Este, diz a vereadora São Silveirinha, é um prémio “muito importante”, por ser, por um lado, uma homenagem ao escritor campomaiorense e, por outro, pela aposta que é feita na literatura. “Não há tantos prémios literários no Alentejo, como se possa imaginar, e Campo Maior acaba por estar também nesta lista, o que demonstra a sensibilidade que o executivo do Município de Campo Maior tem para com a cultura”, adianta a vereadora.

O prémio monetário, face à primeira edição, subiu para o dobro, sendo agora de 1.500 euros. Para além disso, a vencedora terá direito à edição de 150 exemplares da obra “Do Corpo o Homem”.

São Silveirinha revela ainda que o número de obras a concurso foi superior no ano passado, até porque, segundo diz, “é mais fácil encontrar pessoas que escrevam poesia” do que contos. Rute Simões Ribeiro vai receber o seu prémio em dia do aniversário de Hugo Santos.

Tudo para saber sobre a obra vencedora desta segunda edição do Prémio Literário Hugo Santos aqui.

Marvão de regresso às origens com a 16ª edição do Festival Al Mossassa (c/fotos e vídeo)

Marvão regressou às suas origens, ou seja, ao século IX, com mais uma edição do Festival Al Mossassa, que foi inaugurado ao final da tarde desta sexta-feira, 29 de setembro, nesta vila alentejana.

Para o presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, esta iniciativa, que decorreu na passada semana em Badajoz, “é uma recriação histórica que mostra a resiliência do território, desde a sua fundação, e de que o município investe na cultura do concelho, porque Marvão tem futuro”.

Este assume-se como um evento que contribui bastante para a economia local, uma vez que segundo adianta Luís Vitorino, “a hotelaria e restauração locais estão lotadas, por estes dias, o que é bom sinal, significa que este território tem alguma singularidade”.

O Al Mossassa já se afirmou não só a nível regional e transfronteiriço, mas também nacional, porque segundo diz Luís Vitorino, “é uma feira diferente, porque não é puramente medieval, mas também judaica, islâmica, através do alto de Marvão que é um cenário idílico”, considerando que “estão reunidas as condições para que esta edição seja um sucesso”.

Já para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, são certames como este que contribuem para o aumento do turismo na região. “Estamos numa época com muitos turistas, mas é preciso criar fatores de animação, para trazer mais pessoas e que possam usufruir daquilo que é o nosso produto turístico”, explica.

José Manuel Santos acrescenta que Marvão “é um local icónico e tem de ter, permanentemente, um programa de animação turístico e cultural, o que não é fácil, porque implica recursos e custa dinheiro, por isso o nosso papel é procurar ajudar os municípios, não só na organização, mas também na promoção desses eventos”.