Médicos do Alentejo em greve nos dias 30 e 31 de agosto

Os médicos que exercem funções nas regiões do Alentejo, Algarve e Açores vão estar em greve nos dias 30 e 31 deste mês, segundo o pré-aviso de greve, divulgado pelo Sindicado Independente dos Médicos (SIM).

De acordo com o documento “a paralisação total e com ausência dos locais de trabalho” de médicos que “exercem funções na Região Autónoma dos Açores, na área da Administração Regional de Saúde do Alentejo e na área da Administração Regional de Saúde do Algarve” vai decorrer desde “as 0 horas do dia 30 de agosto até às 24 horas do dia 31”.

O SIM exige que o Governo “dê uma resposta efetiva ao Caderno Reivindicativo sindical, visa também o urgente encerramento da atividade da Mesa Negocial constituída entre o Governo e o SIM, e que, especifica e prioritariamente, seja apresentada pelos Ministros das finanças e da saúde uma proposta de Grelha Salarial que reponha a Carreira das perdas acumuladas por força da erosão inflacionista da última década e que posicione com honra e justiça toda a Classe Médica, incluindo os médicos internos, na Tabela Remuneratória Única da função pública”.

Inscrições abertas para novos cursos no Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro

O Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, tem abertas inscrições para o novo curso de Aprendizagem de técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica.

As inscrições destinam-se a jovens entre os 15 e 25 anos e com o 9º ano completo.

Os inscritos terão os seguintes apoios: bolsa de profissionalização, subsídio de refeição, despesas/subsídio de transporte e despesas de acolhimento.

As inscrições devem ser feitas Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro.

Espetáculo de Fado, Cante e Flamenco este sábado no Alentejo World Heritage Festival

Depois de uma primeira noite dedicada ao Cante Alentejano, a primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”, em Cabrela, tem este sábado, 26 de agosto, o seu ponto alto, com a realização de um concerto que vai juntar em palco, entre outros, Sara Correia, Luís Trigacheiro e Duquende.

Este concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano, marcado para as 19h30, para além dos três nomes maiores, conta ainda com as participações da companhia Barcelona Flamenco Ballet, do Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

Mais tarde, a partir das 22 horas, é feita uma homenagem ao cantor de Cabrela, João Paulo Marques, pelos seus 35 anos de carreira, no Largo Pascoal Coelho.

O evento é promovido pela associação Égide, a Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico da Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela.

Grupo Voz Amiga da Terrugem atua este sábado em São Vicente

A música está de regresso às freguesias rurais do concelho de Elvas, com a iniciativa “Animação nas freguesias”. Desta feita, esta noite de sábado, 26 de agosto, o Grupo Voz Amiga da Terrugem vai atuar em São Vicente.

Para o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, esta “é uma forma de descentralizar os espetáculos musicais e a animação da cidade, levando a música a todas as freguesias, até setembro, para todos usufruam de espetáculos diferentes”.

Cláudio Monteiro acrescenta que é também objetivo do município, em parceria com as juntas de freguesia e comissões de festas, conciliar estes concertos com as festas das próprias freguesias, de forma a complementá-las”.

Esta noite, o concerto do Grupo Voz Amiga da Terrugem está marcado para as 22 horas, no Pavilhão Multiusos de São Vicente e Ventosa.

Campo Maior com mais turismo no primeiro semestre de 2023 que em todo o ano de 2022

O turismo em Campo Maior tem vindo a conhecer um crescimento significativo, ao longo dos últimos tempos. Só no primeiro semestre do ano, as visitas à vila e aos seus espaços museológicos superaram o número de turistas que passou por Campo Maior, ao longo de todo o ano passado, de acordo com a vereadora São Silveirinha.

Para isso, tem contribuído a aposta feita, entre outros, no turismo de caráter religioso. Nessa área, há a destacar o Museu de Arte Sacra, que celebrou esta semana o seu 25º aniversário e que, de acordo com a vereadora, conta com um espólio de “peças importantes”. “Se não estou em erro, poderá ter sido o primeiro museu em Campo Maior e é um espaço que acaba por servir de marca para tudo aquilo que se foi desenvolvendo, ao longo destes anos”, adianta.

“Campo Maior tem vindo a crescer em espaços museológicos e temos turismo como nunca tivemos anteriormente. Portanto, a nossa aposta em termos de turismo e de cultura está muito clara”, assegura São Silveirinha.

Garantindo que há muita procura por turismo religioso, a vereadora lembra que, para além do Museu de Arte Sacra, a vila conta ainda com a renovada Capela dos Ossos e o Museu de Santa Beatriz, que celebra mais um aniversário já no próximo dia 1 de setembro.

O 25º aniversário do Museu de Arte Sacra de Campo Maior foi assinalado, na passada terça-feira, com uma visita guiada noturna. Este espaço museológico está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.