
Estremoz tem vindo a conhecer, ao longo dos últimos tempos, um crescimento significativo, no que toca ao turismo, sendo este um dos setores mais relevantes para a atividade económica daquele concelho do distrito de Évora.
A aposta na cultura, feita por parte da Câmara Municipal de Estremoz, juntamente com os recursos e o património natural, edificado e cultural do concelho, tem sido um motor importante de captação de fluxos turísticos.
Mas este trabalho de promoção do concelho, já com um “reconhecimento importante à escala nacional”, garante, ainda assim, o presidente do Município de Estremoz, José Daniel Sádio, não é uma “obra exclusiva” da autarquia. “Claro que o município potencia, articula e promove, mas aquilo que é o nosso tecido empresarial, a restauração, a hotelaria, a doçaria, o nosso mercado, tudo isso são pontos endógenos, e quando trabalhamos em escala e numa lógica de promoção, eles, no somatório, dão algo que é maravilhoso”, assegura.
Ainda que o trabalho desenvolvido esteja a “dar frutos”, José Daniel Sádio não esconde que isso incute “grandes responsabilidades”, não só ao município, mas a “todos os empresários, empresas e associações”. O objetivo é “continuar a trabalhar em grupo e em rede”, mantendo a “excelência” da afirmação do território já alcançada.
A intenção é que essa visibilidade que Estremoz tem vindo a ganhar, nos últimos tempos, possa passar a um outro patamar: “queremos que se concretiza em investimentos, em possibilidade de fixarmos mais população”. “É possível e esse é o caminho e daí também a aposta que vamos fazendo na cultura, que é mais um fator que acresce valor, porque isso também significa qualidade de vida e desenvolvimento da nossa população”, remata o autarca.
Entre os muitos motivos de atração ao concelho de Estremoz destacam-se o castelo, a torre de Menagem, as praças e os museus, como o Museu Berardo e o Centro Interpretativo do Boneco de Estremoz, a gastronomia, para além das suas famosas adegas e o tradicional mercado de sábado.


Os Clubes de Verão, promovidos pelo Município de Campo Maior, desde o início de julho, chegam amanhã ao fim, sendo que, na tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, as cerca de 80 crianças, dos seis aos 12 anos, que participaram na iniciativa, estiveram reunidas com os monitores, num almoço convívio de encerramento, no Centro Comunitário da vila.

A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), decorreu nos dias 17 a 23 de agosto e teve como objetivo alertar os condutores dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool.
As Aldeias de Xisto são um dos 30 projetos finalistas dos prémios Regiostars, promovidos pela Comissão Europeia.
A nova direção de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos pretende que o fairplay exista, não só dentro das quatro linhas, como também nas bancadas. Isto, no que aos escalões de formação diz respeito e respetivos apoiantes, nomeadamente as famílias.
O volume de água armazenada na albufeira da Barragem do Caia é, ao dia de hoje, 24 de agosto, de 140 milhões e 186 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 229,81 metros.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforçou, na passada terça-feira, 22 de agosto, em todo o território nacional, o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios, face às elevadas temperaturas.
No âmbito do programa “Verão Sem Limites”, da Associação de Refugiados Ucranianos em Portugal Help UA.PT, 13 crianças viajaram para Portugal nestas férias de verão. Trata-se do segundo voo solidário, que conta com o apoio da Delta Cafés e vários donativos privados que se associaram a esta causa solidária.
O Rancho Folclórico “Espigas e Papoilas da Vila Raiana” tem, na Rua dos Quartéis, em Campo Maior, a sua nova casa, num espaço totalmente requalificado e cedido pela Câmara Municipal ao grupo.