Portalegre: R.A.Y.A., Nuno Ribeiro e Maninho na Feira das Cebolas

A Feira das Cebolas está de regresso ao Parque de Feiras e Exposições de Portalegre, de 7 a 10 de setembro.

A animação da feira, no dia 7 de setembro (quinta-feira), estará a cargo dos espanhóis R.A.Y.A., a partir das 21h30. O DJ Nelson irá dar continuidade à festa, a partir das 23 horas. Já no dia 8 (sexta-feira), atuam Nuno Ribeiro, às 22 horas, e Dj Jay Lion, a partir da meia-noite. No dia 9 (sábado), animam a feira o grupo Migas d’Aço (21 horas), Maninho (22h30) e FunkIntown (meia-noite). 

Este ano a feira tem “um formato diferente, que cruza a tradição com a inovação, como Exposição de Atividades Económicas, tendo expositores de gastronomia, música, artesanato e divertimentos, com destaque para os expositores das áreas agrícola e pecuária, empresarial e de serviços”, revela a Câmara Municipal de Portalegre.

A feira conta com organização da Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre e do Núcleo Emprearial da Região de Portalegre (NERPOR).

A pensar no futuro do setor, Apormor aproveita Expomor para levar crianças ao campo

No sentido de tentar garantir o futuro do setor agroalimentar, a Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo (Apormor) vai, este ano, no decorrer de mais uma edição da Feira da Luz/Expomor, procurar levar, uma vez mais, os mais novos até ao campo, num dia que vai dedicar aos jovens, a 31 de agosto.

A atividade “Crianças ao Campo”, durante a qual a Apormor mostra aos jovens das escolas a forma como se trabalha no campo, explica o presidente da Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, Joaquim Capoulas, teve início no ano passado. “Vamos ter um dia dedicado à juventude, uma iniciativa que começou no ano passado, na Expomor, sendo que depois já tivemos mais dois eventos aqui, onde mostrámos às escolas, aos diversos escalões etários, o que se faz no campo”, começa por dizer.

Considerando ser importante que as crianças do meio urbano conheçam o que é a vida no campo, Joaquim Capoulas adianta que o Rugby Clube de Montemor tem sido um parceiro importante nestas atividades com os mais novos. “São aqueles que nos dão mostras de que serem dinâmicos e de estarem, de algum modo, ligados ao campo, partilharem os nossos valores, a nossa cultura”, assegura

O objetivo da Apormor é fazer levar os mais novos a perceber de onde vêm os produtos que encontram nas prateleiras dos supermercados, porque, para isso acontecer, “alguém os cultivou, alguém cuidou dos animais, para aparecer a carne e os bifes que lá se compram”. Sem estes estímulos, Joaquim Capoulas receia que o campo, num futuro próximo, venha a ficar totalmente “desertificado”.

O dirigente, que considera ainda ser fundamental que se perspetive o futuro do setor, revela que este será um dos temas a abordar, no decorrer da Feira da Luz/Expomor, até porque “as pessoas que estão agora, e ainda cuidam disto, não duram para sempre e um dia desaparecem e outros terão que seguir, senão chegará a desgraça”.

Durante a Feira da Luz/Expomor, de 30 de agosto a 4 de setembro, para além de colóquios, a Apormor volta a promover os tradicionais leilões e exposições de gabo bovino e ovino, assim como diversos concursos de diferentes raças.

Mais de 20 mil alunos vão estudar este ano com manuais escolares digitais

Mais de 20 mil alunos, do 3.º ao 12.º ano, vão estudar, já a partir do novo ano letivo, com manuais escolares digitais, segundo um projeto-piloto lançado pelo Governo, que pretende substituir, gradualmente, os manuais em papel.

Os manuais digitais vão chegar, este ano letivo, a 160 escolas, sendo que caberá a cada direção dos Agrupamentos decidir quando deve ser feita a troca dos manuais em papel, segundo o Ministério da Educação.

“Há escolas que optaram por ter todas as turmas de um mesmo ano de escolaridade ou até de mais de um ano de escolaridade envolvidas (neste projeto-piloto). Noutras, por questões de opção da própria escola, decidiram envolver apenas algumas turmas de alguns anos de escolaridade”, revela o Ministério da Educação.

O projeto-piloto “Manuais Digitais” encontra-se na sua quarta fase e integra cerca de 1.100 turmas e cerca de 21 mil alunos.

O número de alunos que utiliza manuais digitais quase que duplicou em relação ao ano passado, sendo que no ano letivo de 2022/23, este modelo chegou a 11.437 alunos de 575 turmas de 68 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.

No início do passado ano letivo, o ministro da Educação, João Costa, revelou que esperava que, até 2026, todas as escolas tivessem manuais digitais, defendendo, no entanto, a importância de manter o contacto com os livros em formato papel entre os alunos mais novos.

 

Lupe Rios recorda Frida Kahlo com exposição na Casa da Cultura de Elvas

Lupe Ríos tem patente, na Casa da Cultura de Elvas, desde a passada sexta-feira, 18 de agosto, uma exposição de pintura alusiva à icónica pintora Frida Kahlo.

Levando apenas três anos a dedicar-se à pintura, a artista espanhola revela que foi durante a pandemia que descobriu que a sua vida passava, não pela psicologia, área a que sempre se dedicou, mas à arte. Lupe Ríos, que consegue ver a sua vida, de alguma forma, “espelhada” na de Frida Kahlo, considera a pintora mexicana “uma referência”.

Ainda que com uma curta carreira, Lupe Rios já levou os seus trabalhos a galerias de arte de Espanha e França. Para Elvas, trouxe 12 quadros, alguns deles réplicas de auto-retratos de Frida Kahlo, mas sempre com o seu toque.

Para esta exposição, Lupe Rios convidou o artista plástico cubano Caises Almager Yovani, que na Casa da Cultura de Elvas apresenta “A Retrospective of Cuba”. Na impossibilidade de estar presente, fez-se representar pelo seu irmão, Joel Almager, que conta que o artista se dedica à arte “desde muito novo”: “o meu irmão estudou arte desde os 12 anos, até aos 24, e começou a fazer exposições desde os 18”.

Com a ajuda de Lupe Rios, Joel Almager procura levar agora o trabalho do seu irmão mais longe. “Estou a tentar divulgar a sua obra em Espanha, Portugal e onde se conseguir”, acrescenta. Quanto ao trabalho apresentado, Joel diz tratar-se de uma obra muito “pitoresca”, assegurando que o irmão é um “muito bom pintor”.

Já Vitória Branco, vereadora na Câmara de Elvas, considera que a exposição e o seu “complemento” contêm trabalhos “brutais”. “São trabalhos para os quais olhamos e pensamos: isto é lindo, é real, mas irreal ao mesmo tempo”, assegura.

“Que venham à Casa da Cultura, que se deliciem, porque tudo aquilo que temos ali da Frida Kahlo é magnificado e estonteante e esta aqui fora a mesma coisa”, diz ainda Vitória Branco, apelando à população para que conheça os trabalhos em exposição.

A exposição “Frida Kahlo en Metaverso” pode ser visitada até 18 de setembro, de segunda-feira a sábado. Na Casa da Cultura, Lupe Rios tem ainda disponíveis para venda tshirts e pins, pintados à mão, alusivos a Frida Kahlo.

GNR detém quatro pessoas por condução sob o efeito do álcool no distrito

Quatro pessoas foram detidas, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, por condução sob o efeito de álcool, no âmbito da sua atividade operacional, que decorreu entre os dias 14 e 20 de agosto.

No mesmo período, a GNR detetou 111 infrações ao nível de fiscalização de trânsito, das quais 14 por falta de inspeção periódica, oito relacionadas com iluminação e sinalização, seis por falta de seguro, quatro por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e duas por uso indevido do telemóvel no exercício de condução.

A GNR levantou ainda 32 autos de contraordenação, relativos à proteção da natureza e do ambiente.

No âmbito da sinistralidade rodoviária foram registados 14 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e dois feridos leves.

Foram ainda realizadas 13 ações no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 131 idosos e dez ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 95 comerciantes.

Campo Maior: Município proporciona um verão saudável e divertido às crianças

Com o objetivo de proporcionar aos mais novos umas férias de verão animadas e, ao mesmo tempo, saudáveis, a Câmara Municipal de Campo Maior decidiu, este ano, alargar a iniciativa dos Clubes de Verão a crianças até aos 12 anos.

Com isto, revela o presidente, Luís Rosinha, inscreveram-se mais crianças que o habitual, sendo que as atividades, desde o início de julho, têm estado “a correr muito bem”. “Abrangemos uma faixa etária maior e tivemos muitas mais inscrições”, começa por dizer o autarca.

“Foi mais um suporte que demos aqui a 80 crianças, para que possam ter uma férias de verão mais saudáveis, e que não seja só estarem em casa ou na escola, terem outro tipo de dinâmicas”, acrescenta Luís Rosinha, lembrando que, com os monitores do Centro Comunitário, os mais novos têm oportunidade, não só de dar mergulhos nas piscinas, como visitar vários espaços da vila e desenvolver as mais diversas atividades.

Estes Clubes de Verão permitem ainda às crianças terem um “outro conhecimento” sobre o próprio concelho de Campo Maior, nas visitas que vão fazendo. “Aproveitam para ter outro tipo de dinâmicas que não têm, durante o ano, quando estão mais focados na escola”, diz ainda o autarca, lembrando que este programa acaba por ser também “um apoio à família”.

Francisco Laranjeira conquista prata nos Europeus de surdos

O atleta elvense Francisco Laranjeira sagrou-se ontem, segunda-feira, 22 de agosto, vice-campeão europeu nos 10.000 metros para surdos. A competição decorre até sábado em Szczecin, na Polónia

Francisco Laranjeira foi apenas batido pelo sueco Otto Kingstedt, que se sagrou campeão em 30.33,45 minutos. Já o elvense cortou a meta em 32.36,92 minutos, conquistando, assim, o título de vice-campeão europeu de 10 000 metros.

Francisco Laranjeira volta a entrar em ação na quinta-feira, 24 de agosto, nos 5000 metros.  Atleta do Grupo Desportivo de Diana, de Évora, Francisco Laranjeira é treinado por João Ferrão.