Sara Correia, Luís Trigacheiro e Duquende no primeiro Alentejo World Heritage Festival

Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo, já está em contagem decrescente para a primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”.

Este evento, que promete ser único, vai juntar, entre os próximos dias 25 e 27, as três principais tradições musicais da Península Ibérica reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o Cante Alentejano, o Fado e o Flamenco.

O concerto “Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa seara alentejana” marcado para as  19h30, de dia 26, será o ponto alto do festival, juntando, em palco, Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, o Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, o grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

Segundo a organização, este é um evento que “pretende contribuir para uma maior oferta cultural de excelência num território de baixa densidade populacional, como é a vila de Cabrela, que conta já com um histórico de um conjunto de iniciativas culturais marcadas pela surpreendente adesão por parte da comunidade local”.

O evento é promovido pela associação Égide, a Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico da Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela. Os bilhetes encontram-se à venda na Bilheteira Online da Câmara Municipal.

Programação completa do evento:

21 a 25 de agosto

Workshop de Cante Alentejano: A comunidade de Cabrela é convidada a participar num workshop de Cante Alentejano dinamizado pelo Grupo Coral Fora d’Oras.

25 de agosto

22h00: Serão de “Cante ao Luar de Cabrela” e Celina da Piedade

Nesta noite muito especial, os habitantes de Cabrela, reunidos no Coro Participativo de Cante de Cabrela, são convidados a juntar-se ao Grupo Coral Fora d’Oras. Este concerto resulta do workshop desenvolvido durante a semana pelos próprios habitantes de Cabrela. Concerto por Celina da Piedade.

26 de agosto

19h30: Concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano

Com Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, companhia Barcelona Flamenco Ballet, Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

22h00: Serão de “Fado Cabrela”

O Largo Pascoal Coelho acolhe a homenagem aos 35 anos de carreira do cantor João Paulo Marques.

27 de agosto

11h00: Workshop de flamenco

Com os guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet.

19h00: Missa flamenca

Com os guitarristas e cantores da companhia Barcelona Flamenco Ballet.

Arruada de Saias fecha Feira de Santa Maria de Agosto

Foto arquivo

As Saias de Campo Maior vêm para a rua na noite deste sábado, dia 19, às 20.30 horas, através de uma arruada que começa no Jardim da Avenida.

Este momento salienta-se na programação do último dia da Feira de Santa Maria de Agosto, uma organização da Câmara Municipal de Campo Maior, que decorre desde o passado dia 12.

Neste sábado, às 18 horas, há animação de rua com a presença dos Bombos de Nisa; às 20 horas, na Praça Multimodal, há jogos tradicionais e insufláveis, num conjunto de propostas virado para crianças; às 21.30 horas, os A.L.M.A. estão em palco; segue-se um baile com Bruno Pires, às 23 horas; e, à meia-noite, começa a animação musical na zona dos bares, com a presença do Dj Dinga.

Quinta edição da Rota dos Petiscos termina este domingo em Arronches

Camarão frito, amêijoas à Bulhão Pato, polvo e bolinhas de alheira são apenas algumas das iguarias que, até amanhã, domingo, dia 20, têm o seu destaque em oito restaurantes do concelho de Arronches, no decorrer de mais uma Rota dos Petiscos, promovida pela Câmara Municipal.

Com o objetivo principal de “promover a gastronomia local”, explica a vereadora Maria João Fernandes, a autarquia voltou a convidar os estabelecimentos a aderir à iniciativa, que vai já na sua quinta edição. “Procuramos trazer mais gente de fora, aqui ao nosso concelho, para provar estas iguarias de verão”, adianta.

Procurar que os restaurantes, que têm manifestado que esta é uma iniciativa importante, tenham “uma maior adesão de clientes”, adianta a vereadora, é outro dos objetivos desta Rota dos Petiscos. “Os restaurantes aderem com bom agrado e manifestam sempre que é uma atividade de que as pessoas gostam”, assegura.

Ao longo de todo o ano, e a par desta iniciativa, são várias as quinzenas gastronómicas promovidas pelo Município de Arronches. Ainda que, no final de cada uma dessas quinzenas e desta Rota do Petisco, a autarquia procure reunir com os estabelecimentos, para fazer uma avaliação das iniciativas, Maria João Fernandes garante que o balanço tem sido sempre “muito positivo, segundo o feedback dos restaurantes”.

Esta quinta edição da Rota dos Petiscos, nos restaurantes aderentes do concelho de Arronches, e que faz parte da Marca Arronches com Sabor – Cozinha com Alma, teve início no passado dia 11 de agosto.

Elvas: cinema ao ar livre este sábado na Praça da República

As noites de verão estão de regresso à Praça da República de Elvas com diversos. espetáculos. Depois da atuação de Mário Braga, na noite de ontem, hoje, sábado, 19 de agosto, a animação volta ao coração da cidade.

Esta noite não haverá música, mas sim “uma sessão de cinema ao ar livre, no âmbito de uma parceria com o Continente”, de acordo com o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro.

O filme a ser exibido, “Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões”,  foi escolhido através de votação, no site do Continente. Esta iniciativa está marcada para as 21.30 horas, na Praça da República.

Campomaiorense na Feira de Santa Maria de Agosto angaria verbas

Com o objetivo de angariar dinheiro, para permitir que as crianças que jogam futebol no Sporting Clube Campomaiorenses, possam, para o ano, viajar até aos Açores, para participar num torneio, em março, os pais destes jovens atletas têm estado na Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior, com um stand.

Segundo explica um desses pais, Leonel Bonito, acima de tudo, quem está no stand quer “é divertir-se e divertir as pessoas”, lembrando que o clube não tem como financiar todas as despesas associadas à viagem. “Da maneira que conseguimos, estamos a tentar angariar algum dinheiro”, assegura.

Leonel Bonito revela ainda o que está previsto, com o mesmo objetivo de angariar verbas para esta deslocação aos Açores, para os próximos tempos: “já falámos com a Câmara Municipal e já temos garantido um apoio no São Martinho; já falámos em semanas do desporto, caminhadas, Carnaval; já temos tudo programado até altura da Páscoa para angariarmos alguns lucros para os nossos meninos”.

Pedro Belchior e Vasco Jerónimo são dois dos jovens atletas do Campomaiorense que vão jogar aos Açores. Na feira, e no stand do clube, ajudam como podem. “Estamos aqui a ajudar, para vendermos bebidas, café e muitas coisas, para ganharmos dinheiro”, revela um deles.

Algumas das imagens desta Feira de Santa Maria de Agosto para ver na galeria abaixo: