Carolina Deslandes este sábado à noite em Fronteira

Carolina Deslandes atua este sábado, 12 de agosto, a partir das 23 horas, nas Festas de Verão de Fronteira.

O programa de hoje, segundo dia de festas, tem início pelas 18h30, com uma eucaristia na Igreja Matriz de Fronteira. Pelas 19 horas, há garraiada na Travessia do Hospital.

Às 20 horas, a animação musical, no coreto, estará a cargo de Paulo Lopes. Segue-se, no palco principal, e após o concerto de Carolina Deslandes, discoteca com Oskar DJ.

Campo Maior: Praça Multimodal apelidada de “Praça da Liberdade” já abriu ao público

A Praça Multimodal, que foi apelidada de “Praça da Liberdade”, em Campo Maior, abriu este sábado, 12 de agosto.

Apesar de não ter sido, oficialmente, inaugurada, está já ao serviço dos campomaiorenses.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís   Rosinha, recorda que este espaço conta, no rés do chão, com um parque de estacionamento que tem 65 lugares, sendo 30 destinados a moradores, com passe mensal e os restantes para o público em geral, sendo que a primeira hora é sempre gratuita”.

“Este é um espaço multimodal e é o ponto central ao nível rodoviário”, acrescenta o presidente, adiantando que, nas laterais terá a “gare de autocarros e serviço de táxis”.

A zona superior desta praça é “de grande dimensão”, pelo que no âmbito da Feira de Santa Maria de Agosto é o local onde decorrem alguns dos espetáculos musicais.

Para além disso, também serão instalados carregadores de veículos elétricos e este local contará ainda com aparcamento para bicicletas.

Luís Rosinha disse ainda que a inauguração será feita, no entanto o propósito do executivo e, passados três anos de obra, era que este serviço fosse já colocado à disposição do público.

Feira de Santa Maria de Agosto já dinamiza o jardim municipal de Campo Maior (c/fotos e vídeo)

A Feira de Santa Maria Agosto já decorre no jardim municipal de Campo Maior, depois de ter sido inaugurada esta manhã de sábado, 12 de agosto, ao som dos Gaiteiros de Quinta do Conde.

Contando com cerca de 50 stands institucionais e de artesanato, bem como a gastronomia e uma zona de feira, este ano o certame conta com alguns aspetos novos. O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, revela que “todos os anos tentamos mudar alguma coisa, nomeadamente com a decoração e com a parte lateral mais descoberto para que pudesse ver a Praça Multimodal”.

O autarca acrescenta que a vertente musical com artistas nacionais e locais está também bem presente no certame. “Nestes dias o nosso jardim transfigura-se, com o destaque para os nomes fortes do panorama nacional, sem deixar de fora os nosso artistas locais, bem como os baile noturnos e, no próximo fim de semana, teremos insufláveis, para os mais novos”, refere Luís Rosinha.

Dinamizar a economia local e o próprio jardim municipal” é outro dos objetivos desta Feira, que segundo Luís Rosinha já “está consolidada no panorama local”.

Raya prometem levar “encanto de Sevilha” este sábado à noite a Campo Maior

Os Raya Evolution animam este sábado, 12 de agosto, a primeira noite da Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior.

Lembrando que o grupo tem atravessado Portugal “de norte a sul”, Pedro Sanchez, um dos elementos da banda, tem a certeza que este será um concerto a que ninguém vai querer faltar.

Dizendo ainda que a banda passa, por esta altura, “a sua melhor fase”, o cantor garante que, em Portugal, encontraram um “público excelente”, que os acompanha, nos concertos, do primeiro ao último tema.

Já Belén Arenas, outra das cantoras dos Raya, diz estar “desejosa” deste reencontro com o público português. “Prometemos muita música e levar o nosso encanto de Sevilha até Campo Maior, porque Portugal nunca falha e Campo Maior tão pouco”, diz ainda.

O espetáculo do grupo de Sevilha tem início marcado para as 21h30, na nova Praça Multimodal de Campo Maior.

“Duarte Darmas – do Cálamo ao Drone” em exposição em Monforte

A exposição “Duarte Darmas – do Cálamo ao Drone” está disponível para visita, na Capela Centro de Educação, Formação e Universidade Sénior (CEFUS), em Monforte, desde o 21 de julho, até ao próximo dia 18 de agosto.

“Duarte Darmas Revisitado – do Cálamo ao Drone” é a denominação atribuída ao projeto que envolveu a edição de um livro com o mesmo título, da autoria de Santiago Macias, diretor do Panteão Nacional, e a montagem de uma exposição de painéis informativos alusivos aos 20 castelos situados na fronteira do Alentejo, contidos no célebre “Livro das Fortalezas”, de Duarte Darmas, entre os quais se encontram os de Monforte e de Assumar.

Um pouco antes de 1510, Duarte Darmas, escudeiro do rei D. Manuel I, foi encarregue pelo monarca de registar em desenho todas as fortalezas da raia. O levantamento abrangeu 56 castelos, de Castro Marim a Caminha, dos quais os 20 já referidos. É sobre essa vintena de castelos, um deles atualmente em território espanhol (o de Olivença), que se debruça o presente projeto.

Fonte: Município de Monforte

Cerimónias religiosas marcam arranque das Festas de Fronteira (c/fotos e vídeo)

As Festas de verão de Fronteira, em honra de Nossa Senhora da Vila Velha tiveram início ontem, sexta-feira, 11 de agosto, com as cerimónias religiosas, que levou muitos fiéis até às ruas da vila.

Para o pároco da vila, Tiago Carlos, revela que “ a Ação de Graças desta Eucaristia teve como mote a Jornada Mundial da Juventude, a que se seguiu uma procissão em honra da Santa Padroeira”, adiantando que hoje haverá recitação do terço e eucaristia que será celebrada em memória dos munícipes falecidos, no último ano”.

Já no domingo, 13 de agosto, o coro Beato Aleixo Delgado atua na Eucaristia, em Fronteira, marcada para as 17 horas. O padre Tiago Carlos dirige este coro, de Elvas, e revela que quer levar o grupo até à vila, porque “é uma forma de incentivar à criação de outros coros”.

O programa deste segundo dia de festas tem início pelas 18h30, com uma eucaristia na Igreja Matriz de Fronteira. Pelas 19 horas, há garraiada na Travessia do Hospital.

Às 20 horas, a animação musical, no coreto, estará a cargo de Paulo Lopes. Segue-se, no palco principal, e após o concerto de Carolina Deslandes, discoteca com Oskar DJ.

 

 

Grupos de Folclore de Anadia e do Equador atuam este sábado na Praça da República

O Festival Internacional de Folclore prossegue este fim de semana, com espetáculos na Praça da República.

Os espetáculos têm início marcado para as 21.30 horas, sendo que hoje, sábado, 12 de agosto, sobe ao palco o Grupo Folclórico de Paredes do Bairro, Anadia, e Centro Cultural Ecuatoriano, do Equador.

O Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folklórico Acuarelas Americanas, da Argentina, são as propostas para amanhã, domingo, 13 de agosto.

Na segunda-feira, 14 de agosto, encerram a programação a Associação Tradicional de Arequipa Tradiciones, do Perú, e o Grupo de Música e Baile Kujawy, da Polónia.

Campo Maior: jardim engalanado é mote para possíveis Festas do Povo em 2024

A noite de ontem, sexta-feira, 11 de agosto, foi para engalanar alguns troços do jardim municipal de Campo Maior, com as tradicionais flores de papel, bem como alguns apontamentos, nomeadamente no coreto, para que este sábado, 12 de agosto, se inicie a Feira de Santa Maria de Agosto, que contará com nove dias de festa.

Para o presidente da câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, esta “é a altura de todos começarmos a pensar naquilo que caracteriza o povo campomaiorense que são as Festas do Povo, portanto o município está inteiramente disponível, acho estamos a querer assumir o desafio e é chegada a altura de percebermos que é possível e o que bastará é o toque no coração”.

Admitindo as dificuldades existentes, Luís Rosinha diz que se houver “um processo de antecipação, podermos comunicar que pode haver festas em 2024 e arrisco-me a dizer que todos os campomaiorenses ambicionam as Festas”.

Esta feira de santa Maria de Agosto pode ser “muito proveitosa para que todos juntos possamos dizer que queremos festas, em 2024”, acrescenta o autarca.

Já o presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo, revela que “esta é sempre aquela noite mágica”, no arranque do certame que mostra “a cultura de Campo Maior, que são as flores de papel e esta é sempre uma noite de muito trabalho e também de muito convívio”.

Questionado sobre se no próximo ano poderá haver festas do Povo, Jorge Grifo deixa uma mensagem aos campomaiorenses para que se “empenhem, dediquem e consigam realizar as Festas em 2024, porque eles querem muito, mas sabemos que dá muito trabalho, mas espero que vejam a amostra que está aqui no jardim municipal, para que despertem para mostrar a todo o mundo a arte de trabalhar o papel”.

As Flores de Papel, que dão alma aos troços engalanados, no jardim de papel, foram elaboradas pelas técnicas do município, da Santa Casa da Misericórdia campomaiorense e por alguns particulares.

 

Feira de Santa Maria de Agosto arranca este sábado em Campo Maior

A Feira de Santa Maria de agosto regressa já hoje, sexta-feira, 12 de agosto, ao jardim municipal de Campo Maior, para nove dias de festa.

Com destaque, nas atuações musicais, para artistas de renome, como os Raya (dia 12) e Miguel Moura (dia 19), os artistas da terra não são esquecidos e passam também pelo palco do certame, assim como, os tradicionais bailes à noite, revela o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha. “Temos uma série de temáticas diferentes não só dos nomes do panorama nacional, mas também os talentos locais, como os cantares e os típicos bailes à noite, uma vez que no ano passado, os campomaiorenses aderiram em massa”.

Na Feira não faltam “os stands de artesanato, bem como gastronomia, feirantes e a animação ao final da tarde está garantida com arruadas, seguem-se os espetáculos musicais, baile, assim como, em alguns dias, ao final da noite os Djs para os mais jovens, no antigo ciclo de Campo Maior”.

A Feira de Santa Maria de Agosto, diz ainda Luís Rosinha, foi “pensada e é vocacionada para todos e para todas as idades”.

Neste primeiro dia de certame às 18 horas há animação de rua com a Fanfarra Bizarra, pelas 21.30 horas atuam os Raya, na Praça Multimodal e pelas 23 horas, no jardim municipal há baile com o Duo R e C. A animação prossegue a partir da meia-noite com Dj no antigo ciclo da vila.

Dois segundos prémios do Euromilhões saem em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot de 49 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, sexta-feira, 11 de agosto, na chave sorteada.

Para Portugal vieram dois segundos prémios, no valor de 219 mil euros, num total de três contemplados.

O terceiro prémio, no valor de 22 mil euros, foi para sete apostadores, no estrangeiro.

O quarto prémio, de 813 euros, saiu a 59 apostadores, dez deles em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 04 – 06 – 10 – 13 – 34 e pelas estrelas 03 e 05.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.