Vila Galé investe 13 milhões em hotel para crianças em Beja

O Vila Galé Nep Kids, localizado em Beja, é um hotel pensado e construído de raiz para o público infantil, onde os adultos só podem entrar se acompanhados por crianças.

Com um conceito inovador e único em Portugal, onde tudo é direcionado para os mais novos, esta unidade conta, na primeira fase, com 80 quartos familiares, com capacidade para dois adultos e duas crianças, alguns com beliches e escorrega, parque aquático com várias piscinas exteriores, um lago com “gaivotas/pedalinhos” em forma de unicórnios e cisnes e ilha do Nep, uma pista de condução, slide, paredes de escalada, trampolins, carrossel, salas de cinema e de videojogos, discoteca, brinquedoteca, parque infantil, campos polidesportivo, de beach ténis e de padel e decoração dedicada à pequenada.

Tendo como tema os contos infantis, em cada quarto é possível ouvir uma história através de um QR code. E há uma forte inspiração no Nep, o Neptuno que é a mascote dos kids clubs dos hotéis Vila Galé, associado à proteção dos mares e à sustentabilidade.

Foram também feitas parcerias com diferentes entidades como os Bombeiros Voluntários de Beja, o Museu da Carris, a Fundação Portuguesa das Comunicações, o Museu Militar de Elvas e a Guarda Nacional Republicana, permitindo que no Vila Galé Nep Kids haja um carro de bombeiros, uma ambulância, um jipe da GNR, um autocarro e um elétrico, todos em tamanho real, para as crianças brincarem, além de um Museu dos Correios.

Diariamente, há ainda um vasto programa de animação diurna e noturna, com atividades como ateliês de modelagem, de pintura e têxtil, karaoke ou discoteca, assegurado por uma equipa de animadores experientes e dinâmicos.

O Vila Galé Nep Kids oferece também um restaurante, o Versátil, com carta para crianças com opções saudáveis, Carta NEP com menus infantis, pizzas e pastas, entre outras opções, e ainda o Bar Fidelio, em forma de balão de ar quente, onde as crianças têm à escolha inúmeras bebidas sem álcool como Nep Bubbles (sumo de uva frisante), mocktails Nep ou Mentiroskas de frutas; e o Motobar, junto à piscina.

Já o spa inclui piscina interior e propostas para os mais novos como a ‘Massagem da Sereia’ e ‘do Pirata’, a ‘Cafuné’ ou a ‘Pezinhos felizes’, além de propostas para desfrutar em família.

“Ter uma oferta totalmente desenvolvida a pensar nas crianças foi a prioridade no Vila Galé Nep Kids, um projeto que era um sonho que queríamos concretizar há muito tempo. A Vila Galé sempre teve um posicionamento muito focado no turismo de famílias, mas acreditamos que este hotel, que tem um conceito único e totalmente inovador, vem reforçar muito a nossa oferta para esse público e é um paraíso para os mais novos”, sublinha o presidente da Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida.

O Vila Galé Nep Kids mereceu um investimento de 13 milhões de euros e gerou 40 postos de trabalho. E fica no Clube de Campo Vila Galé, perto de Beja, herdade onde o grupo tem outras duas unidades: o Vila Galé Collection Monte do Vilar, um agroturismo de charme vocacionado para maiores de 16 anos, aberto desde 1 de abril; e o Vila Galé Alentejo Vineyards, um hotel dedicado ao enoturismo, olivoturismo, gastronomia e experiências gastronómicas e de enologia (provas de vinhos/formação).

Nesta propriedade, onde produz os vinhos e azeites Santa Vitória, tem plantações de frutas e criação de gado, o grupo alia assim três conceitos de alojamento diferenciados, mas complementares, captando novos públicos e segmentos. Todas as unidades podem ainda tirar partido da diversidade de propostas disponíveis na herdade, como visitas e provas de vinhos e azeites, atividades equestres, experiências no campo, piqueniques, passeios de balão de ar quente, canoagem, birdwatching, entre outras.

Somando 31 hotéis em todo o país, este ano, o grupo investiu no total cerca de 50 milhões de euros em quatro novos hotéis em Portugal, já todos a funcionar: Vila Galé Collection São Miguel, Vila Galé Collection Tomar, Vila Galé Collection Monte do Vilar e Vila Galé Nep Kids.

Festas da Senhora da Esperança começam esta sexta-feira à noite

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Esperança, no concelho de Arronches, decorrem de 4 a 9 de agosto, numa organização da associação “Esperança sobre Rodas”.

Os festejos iniciam-se esta sexta-feira, dia 4, pelas 21 horas, com uma largada de touros, seguindo-se, à meia-noite, no Campo da Feira, uma atuação do DJ PG.

No sábado, dia 5, pelas 9h30, há peditório pelas ruas da freguesia, acompanhado pela Banda da Sociedade Recreativa Alegretense, associação de festas e autoridades civis e militares. Às 11 horas, decorre uma missa solene, seguida de procissão, em honra de Nossa Senhora da Esperança, pelas principais ruas da freguesia, acompanhada pela banda. Pelas 18 horas, tem início uma tourada à vara larga, e às 22 horas, um baile com a banda Star Band. Eduardo Santana atua a partir da meia-noite, continuando o baile, a partir da 1 hora.

Já no domingo, dia 6, pelas 8h30, tem início um passeio de motorizadas; às 9h30, decorre um tradicional jogo de futebol entre casados e solteiros; às 15 horas, há missa pelos paroquianos vivos e falecidos da freguesia; às 18 horas, nova largada de touros; às 22 horas, baile com a banda Semibreve; e às 23 horas, demonstração de dança pelas alunas da Escola Silvina Candeias, seguido do Grupo de Sevilhanas Flamencura.

Na segunda-feira, 7 de agosto, pelas 18 horas, decorre mais uma largada de touros; às 22 horas, há baile com Bruno Pires; e à 1 horas é servida a tradicional açorda alentejana.

Nos últimos dois dias do evento, 8 e 9 de agosto, os festejos fazem-se com largada de touros, a partir das 21 horas. Todas as atividades tauromáquicas são realizadas com gado da Ganadaria Irmãos Serpa.

 

Programação para 2024 do MACE está já a ser preparada

A programação do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), para o próximo ano já está a ser preparada.

O Comendador António Cachola revela que, em 2024, é objetivo “fazer algo idêntico ao que foi feito no âmbito das comemorações dos 15 anos do Museu, faremos um evento mais demorado no tempo, com dois meses e itinerante, com mais espaços e mais instituições visitantes”.

Em 2025 e 2026 não está prevista a realização de nenhum evento em grande, “para que se faça algo em 2027, devido ao facto de Évora ser Capital Europeia da Cultura”.

Programação para 2024 do MACE que está já a ser preparada.

Estágios remunerados da Comissão Europeia com candidaturas abertas

A Comissão Europeia tem candidaturas abertas, para estágios remunerados, nas áreas de Administração e Tradução, até 31 de agosto.

Estes estágios, com duração de cinco meses, podem ser realizados em Bruxelas, Luxemburgo e em outras cidades europeias, e a iniciarem-se em março do próximo ano, têm uma remuneração mensal de 1.350 euros.

A candidatura é efetuada online, através no portal da Comissão Europeia. Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia, ter licenciatura e conhecimentos de, pelo menos, duas línguas oficiais, devendo uma delas ser inglês, francês ou alemão. Para além disso, não podem ter beneficiado de qualquer outro estágio ou emprego numa instituição ou órgão comunitário, por mais de seis semanas.

Os critérios de seleção baseiam-se na experiência de trabalho, perfil internacional demonstrado por meio de educação, experiência de trabalho ou voluntariado no estrangeiro, aptidão para trabalhar em ambiente internacional e área de conhecimento rara.

Tudo para saber sobre este estágios no “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct, no podcast abaixo, e no site do Europe Direct Alto Alentejo.

Emissão de vales dos manuais gratuitos é feita na plataforma MEGA

Teve início, na passada segunda-feira, 31 de julho, a emissão de vales, relativos aos manuais escolares, cedidos de forma gratuita, para alunos de 1º ciclo e 9º ano.

A partir da próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, terá início a emissão de vales relativos aos alunos do 2º ciclo (5º e 6º anos), 7º e 8º anos e, no dia 11 (sexta-feira), para alunos do secundário (10º, 11º e 12º) e outras ofertas formativas.

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA ou através da app Edu Rede Escolar. No primeiro acesso será necessário confirmar o número de contribuinte (NIF), devendo os encarregados de educação ter consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Caso não tenham os dados, devem solicitá-los através do Portal das Finanças.

A partir da plataforma dos manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação terão acesso aos dados escolares do(s) educando(s), bem como aos vales correspondentes aos respetivos manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderá ser feito o levantamento dos mesmos.

Para proceder ao levantamento dos manuais escolares, na rede de livrarias aderentes, será necessário imprimir os vales ou apresentá-los em formato digital. Na impossibilidade de aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde o seu educando está matriculado e solicitar os vales em papel.

Missas em Campo Maior com horários diferentes devido à JMJ

Devido à realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com a presença do Papa em Lisboa, os horários das missas em Campo Maior sofrem algumas alterações entre esta sexta-feira e domingo, revela a Paróquia de Campo Maior.

Esta sexta-feira, dia 4, a missa das 19 horas, na Igreja de São João, não se realiza, estando apenas prevista a eucaristia das 8 horas, na Igreja do Mosteiro.

No sábado, dia 5, realizam-se as missas das 8 horas na Igreja do Mosteiro e a das 19 horas, na Igreja Matriz. Já a eucaristia das 17 horas, da Igreja de Ouguela, não se realiza.

Já no domingo, dia 6, haverá uma única eucaristia, à tarde, pelas 19 horas, na Igreja do Mosteiro, não havendo missas da parte da manhã.

Reabilitar bairros de S. Pedro e Pias depende do IHRU e do Governo

A requalificação dos Bairros das Pias e de São Pedro é um dos objetivos do município, no entanto, segundo o presidente da Câmara, essa reabilitação não depende exclusivamente da autarquia.

No que diz respeito ao Bairro das Pias, Rondão Almeida esclarece que “está contemplado na Estratégia Local de habitação e tem de ser requalificado” recordando que este bairro nasceu “de um grupo de trabalho que envolveu o Comissário das Minorias Étnicas, o Centro de Emprego e Formação Profissional, ação social, educação, antigos governadores civis e assim acabámos com o bairro junto ao quartel dos bombeiros e fez-se o realojamento”.

O bairro, nessa altura, refere o presidente, “ficou dotado de elementos que acompanhavam o seu desenvolvimento, com um posto de polícia físico, dois professores de primeiro ciclo e duas assistentes sociais e funcionava muito bem, no entanto, com a mudança de Governo, na época de António Guterres para Durão Barroso, esses elementos foram retirados e o Bairro das Pias ficou ao abandono e o poder local não pode substituir as obrigações do Governo”.

Mas, apesar de estar contemplado na Estratégia Local de Habitação, a reconstrução do Bairro das Pias só avança, garante Rondão Almeida, “quando os respetivos ministérios se responsabilizarem para ter uma esquadra fixa, assistentes sociais e professores, para dar condições às famílias que ali vivem, caso contrário não se investe na sua requalificação e é impossível porque o dinheiro que se possa lá gastar é dinheiro deitado fora”:

Já relativamente ao Bairro de São Pedro, sobre o qual muito se tem falado devido às construções ilegais, com ampliação das habitações, o presidente da Câmara de Elvas, recorda que essas casas “são da responsabilidade do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), e há mais de um ano que há 12 casas de porta fechada, que por vezes, são invadidas, pelo que já sugerimos ao IHRU que as passe para o domínio da Câmara, para que as possamos recuperar ao abrigo do PRR, e assim resolvemos vários problemas que ali existem”.

Rondão Almeida esclarece que o que tem acontecido, no Bairro de São Pedro é que “há três e quatro famílias a viver na mesma casa e constroem anexos sob anexos, transformando aquilo num pólo completamente desagradável, em termos urbanísticos”.

Para o presidente o ideal seria “que as famílias que estão a mais fossem alojadas nas casas vazias, e a Câmara em conjunto com o IHRU derrubava os anexos que existem, fazia limpeza geral ao bairro e, com certeza, que passaria  a haver mais qualidade de vida nesse bairro”.

Presidente da Câmara de Elvas a dar conta, do que podem ser os projetos para os Bairros das Pias e de São Pedro, sendo esta uma situação que não depende exclusivamente do município.

Quinzena Gastronómica do Bacalhau com sete restaurantes aderentes

O município de Campo Maior promove, até dia 15 deste mês, uma quinzena gastronómica; desta feita, alusiva a pratos confecionados à base de bacalhau.

Com sete restaurantes aderentes, revela o presidente na Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, esta iniciativa tem “tido um feedback muito positivo”, destacando que esta quinzena “dá destaque a um prato que é bastante característico da região e acredito que vai correr muito bem”.

Tendo em conta que esta iniciativa se estende até dia 15, altura em que já decorre, na vila, a Feira de Santa Maria de Agosto, o autarca garante que “é tentar juntar as dinâmicas dos restaurantes ao certame para que os campomaiorenses e quem nos visita a provar estas iguarias à base de bacalhau”.

Aderem a esta Quinzena Gastronómica do Bacalhau os restaurantes “Azeitona- Tapas Bar”, “Cozinha do Mercado”, “O Faisão”, “Primavera”, “São Pedro”, “Tasca da Nicole” e Taberna  “O Ministro”.