Zé Pedro Sousa fecha Festas de Vila Boim esta segunda-feira

Um baile com o artista Zé Pedro Sousa, às 22 horas desta segunda-feira, 31 de julho, marca a última noite das Festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios e de São João Baptista, com organização da associação Aboim Jovem, que decorrem desde sexta-feira passada nesta localidade do concelho de Elvas.

Antes, às 18 horas, há uma largada de touros, nas ruas da vila, com gado da Ganadaria Irmãos Serpa. Depois, a partir das duas da madrugada, a festa encerra com Disco Sound, com o DJ Dinga.

Eurobec Granfondo sai de Elvas em março e já há inscrições

Foto arquivo

O Eurobec Granfondo 2024 já tem data marcada para 17 de março, com partida de Elvas.

A prova de ciclismo terá passagem pelas três localidades que compõem a Eurobec (Badajoz, Elvas e Campo Maior) em três distâncias a serem percorridas pelos atletas, ou seja, o Minifondo, de 57.2 quilómetros, mediofondo de 113.2 quilómetros e Granfondo de 152.5 quilómetros.

As inscrições para as provas já se encontram abertas e podem ser feitas AQUI.

Ambiente em FM: Albufeira de Póvoa e Meadas tem agora guia de identificação de aves

Foi recentemente lançado o novo Guia das Aves da Albufeira de Póvoa e Meadas, da autoria de Gonçalo Elias e de Dinis Cortez, com a participação de António Manso e editado pela Colibri.

Através deste guia, que contou com o apoio do Município de Castelo de Vide, segundo explica José Janela, da Quercus, pretende-se dar a conhecer “os valores naturais deste concelho, que integra o Parque Natural da Serra de São Mamede e, em especial, da albufeira de Póvoa e Meadas, bem como estimular as pessoas a tomarem mais contacto com a natureza e a descobrirem as inúmeras espécies de aves que surgem na zona”.

Este guia contém “um inventário das espécies observadas, com dicas de identificação, indicação dos locais onde cada uma delas pode ser observada e informação sobre as épocas de ocorrência”.

O Guia das Aves da Albufeira de Póvoa e Meadas é o tema em destaque, esta semana, no programa “Ambiente em FM”. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Elvas: primeira pedra dos 60 fogos na Quinta dos Arcos lançada em breve

A Estratégia Local de Habitação, que tem vindo a ser desenvolvida pela Câmara de Elvas, voltou a ser tema de discussão, no decorrer da última reunião do executivo camarário, realizada em Varche.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, avança que, “dentro de um mês, será já colocada a primeira pedra para a construção de 60 fogos, na Quinta dos Arcos, num investimento de sete milhões de euros, a desenvolver ao longo de um ano e meio”. O presidente esclarece que estas casas se destinam a rendas acessíveis, ou seja, “para pessoas que trabalham e cujo rendimento não é compatível com as rendas comerciais, sendo esta uma forma de dar resposta a este segmento da sociedade”.

Para além disto, o município já adquiriu “48 imóveis, que se encontravam degradados, no centro histórico e mais 24 nas freguesias rurais, para serem reabilitados”, adiantando que “o primeiro núcleo já está em fase de conclusão da sua total recuperação, pelo que o objetivo é no espaço de dois anos, realojar cem famílias”.

Rondão Almeida adianta ainda que pode estar para breve a passagem das casas de função da antiga fronteira do Caia e de Vila Fernando para o domínio da Câmara: “é com muita alegria que comunico que estive a falar com os responsáveis pelas casas do Caia e, podemos estar prestes a poder vir a ter essas casas em nome da Câmara, para que as possamos recuperar, assim como as dezenas de casa que existem em Vila Fernando, fora da residências existentes”.

Na referida reunião de Câmara, em que este tema foi a votação, a vereadora do PSD, Tânia Rico, absteve-se. “O que eu gosto de falar é daquilo que são as preocupações de quem tem a responsabilidade de resolver um dos problemas mais graves que existe no concelho, não é estar mais de uma hora, numa reunião de Câmara, a dar formação a uma vereadora que ignora todo o sistema e põe em causa números realizados por equipas técnicas, e a conclusão que tirei foi que a vereadora está contra a Câmara realizar este investimento, porque está preocupada com o custo da manutenção dessas ditas casas”, comenta o autarca. O presidente recorda que já fez muitas obras na cidade, em outros mandatos e não se preocupou com os custos de manutenção e conservação, “porque o que é preciso é depois saber-se gerir”.

O presidente diz que esta posição da vereadora “é lamentável, porque o eleitorado do PSD não se revê nesta forma de fazer política pela negativa; pelo contrário, Paula Calado vestiu a camisola de Elvas, a pensar na melhor resposta para dar aos elvenses e, o que aconteceu nas duas últimas reuniões, em que se muda de vereadora, é que se ocupa o tempo com perguntas desnecessárias e só a tentar criar problemas onde não existem”.

Recordando que o PSD é o segundo partido com mais força a nível nacional e que Elvas também foi governada por este partido durante vários anos, Rondão Almeida afirma: “não venham a funcionar com a política do bota abaixo para levar o PSD para a cova, onde se encontra há quase 30 anos”.

TVI vai realizar telefilme sobre Rui Nabeiro

A TVI vai gravar um telefilme sobre a vida do Comendador Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, que faleceu em março, aos 91 anos.

Este telefilme começa a ser gravado em setembro, adiantou Adriano Silva Martins, comentador do programa “Noites das Estrelas, da CMTV, revelando ainda que algumas pessoas que trabalham na Delta Cafés vão participar como figurantes.

JF de Degolados apela à população para deposite o lixo de forma correta

Tendo em conta que são ainda muitas as pessoas que não depositam corretamente o lixo, na freguesia de Degolados, a junta tem vindo a realizar diversos apelos para que esta situação seja evitada.

O presidente da junta, João Cirilo, revela que, “infelizmente há muitas pessoas que chegam junto aos contentores e não têm o bom senso de colocar o lixo dentro do respetivo contentor, limitando-se a colocá-lo no chão e esta é uma situação que não consigo compreender”.

Por este motivo, João Cirilo volta a apelar ao civismo da população para que a freguesia se mantenha mais limpa. “Faço um apelo à população de Degolados para que, entre todos, consigamos ter uma freguesia mais limpa, porque com um pouco de civismo de todos, as coisas são mais fáceis, e se houver bom senso e vontade de todos teremos uma freguesia mais limpa e mais aprazível, para todos aqueles que nela vivem”, refere.

Junta de Freguesia de Degolados a apelar à população para que deposite corretamente o seu lixo, nos contentores.