Burlas MB Way: detidos 16 indivíduos em Portalegre, Évora e Lisboa

A PSP deteve um total 16 indivíduos, com idades compreendidas entre os 22 e os 41 anos, em vários locais de Portalegre, Évora, Loures, Lisboa e Amadora, por burlas relacionadas com a aplicação MB Way.

Os detidos, que causaram prejuízos superiores a 60 mil euros, segundo a PSP, apropriavam-se “de forma fraudulenta” de várias quantias monetárias, fazendo compras, pagamentos e levantamentos de dinheiro, através de MB Way.

Ao todo, foram cumpridos 29 mandados de busca domiciliária, seis mandados de busca não domiciliária e 15 mandados de detenção.

No decorrer da ação, em que a GNR também colaborou, foram ainda apreendidas três armas de fogo (duas espingardas e uma pistola), três armas de ar comprimido, cerca de 4.000 euros em notas e diversas peças em ouro avaliadas em cerca de 100 mil euros.

Os detidos serão presentes para primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, em Loures.

Crianças de Santo Aleixo têm parque lúdico renovado

A empreitada para “Reabilitação Urbana do Bairro Social de Santo Aleixo – Rua 25 de Abril”, em Santo Aleixo, uma das quatro freguesias do concelho de Monforte, foi dada por terminada, com a conclusão da obra de regeneração do espaço de equipamento lúdico e de lazer que incluiu a colocação de pavimento, vedação metálica, criação de área verde com plantação de árvores, correção da inclinação excessiva do terreno, colocação de sinalética, instalação de mobiliário urbano (bebedouro, papeleiras e bancos) e de equipamento para o espaço de jogo e recreio infantil (balancé, molas, escorrega…).

A reabertura das portas deste espaço lúdico e de lazer foi antecedida pela entrega das bolas cedidas pela FIFA à escola do 1º Ciclo dessa freguesia no âmbito do projeto-piloto “Bola Mágica”.

De recordar que o Município e o Agrupamento de Escolas de Monforte, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol de Portalegre (AFP) estabeleceram uma parceria para adesão ao projeto que ficou definida através da celebração de um Protocolo de Cooperação.

A “Bola Mágica” é um projeto-piloto da FPF, no âmbito do plano Futebol 2030, que envolveu 44 escolas de todo o país, contemplando mais de 1.600 crianças do 1º ciclo do ensino básico e cujo objetivo principal é que no próximo ano letivo o mesmo esteja disseminado por todo o continente e ilhas.

O projeto desenvolveu-se no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de Apoio à Família (CAF), consoante a escola, e arrancou com 24 pilotos abrangendo todos os diferentes distritos/regiões do país.

Neste ato público, que decorreu no passado dia 30 de junho, para além de alunos do 1º Ciclo, professores, auxiliares e encarregados de educação, estiveram presentes o presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, o vice-presidente e vereadores do seu executivo, Fernando Saião, Mariana Mota e Emídio Mata, membros da Junta e da Assembleia da respetiva Freguesia e o seu Presidente, António Raposo, o Diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho “João Maria Carriço”, António Parreiras, representantes da empresa adjudicatária da empreitada, Armando Crespo e Cristiano Crespo, as Dirigentes das Unidades Orgânicas do Município de Urbanismo, Obras e Serviços Urbanos e de Educação e Gestão do Parque Escolar, respetivamente Lina Barroqueiro e Vera Pegacha, e o técnico afeto ao Serviço Municipal de Desporto, Vítor Carreiras.

Ciência cidadã no “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

A ciência cidadã é uma prática que envolve não-cientistas em projetos de investigação científica práticos e impactantes. Os exemplos mais comuns de ciência cidadã estão relacionados com censos ou programas de identificação da vida selvagem.

No projeto ABC, o InnovPlantProtect está a envolver os alunos da Secundária de Elvas e da Escola Superior Agrártia em dois projetos simples: no primeiro é pedido que recolham um ramo de 20 cm de comprimento, de oliveira, laranjeira, carvalho ou videira com recurso a coordenadas GPS, onde adicionam ao formulário o código escrito no envelope onde seria colocado o ramo, já o segundo projeto focou-se na construção de um mapa da biodiversidade de insetos.

A ciência cidadã e os projetos do InnovPlant Protect com os alunos elvenses, neste âmbito é o tema em destaque no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com Ilaria Marengo, diretora do departamento de Monitorização e Diagnóstico, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Viagens à praia do Município de Elvas retomadas esta quinta-feira

O município de Elvas volta, este ano, a promover viagens à praia aos munícipes que não têm essa possibilidade, já a partir desta quinta-feira, 6 de julho.

Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, adianta que as viagens à praia se destinam a pessoas, “com dificuldades económicas e sociais, de terem a oportunidade de ir até às praias do litoral alentejano, durante os meses de julho e de agosto, mediante inscrição no município ou juntas de freguesia”.

O autarca diz ainda que também as viagens a Fátima, a decorrer, em setembro, são retomadas e “as inscrições devem ser feitas a partir de agosto”.

As viagens à praia acontecem este mês, à quinta-feira, nos dias 6, 13, 20 e 27, já em agosto têm lugar às quintas e sextas – feiras, nos dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25.

A partida é às 7 horas e o regresso tem lugar às 18 horas, sendo o trajeto feito em autocarro da Câmara Municipal de Elvas.

As inscrições podem ser feitas no Balcão único do município ou nas juntas de freguesia.

Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR visita obras financiadas em Campo Maior

O presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Pedro Dominguinhos, esteve ontem, terça-feira, 4 de julho, em Campo Maior, tendo sido recebido pelo presidente da Câmara, Luís Rosinha, e pelo presidente daAssembleia Municipal, Jorge Grifo.

Esta foi uma visita que serviu para fazer o ponto de situação dos vários projetos do PRR, dos quais o Município de Campo Maior é beneficiário, nomeadamente a construção de uma Área de Acolhimento Empresarial, a Estratégia Local de Habitação e a Melhoria de Acessibilidades à Zona Industrial de Campo Maior.

Numa reunião de trabalho, Luís Rosinha teve oportunidade de dar a conhecer o estado dos vários projetos que, no seu conjunto, pressupõem um investimento de mais de 25 milhões de euros no concelho.

Seguiu-se uma visita a duas obras integradas na Estratégia Local de Habitação, nomeadamente a recuperação de uma casa na Rua General Magalhães e de uma outra na Rua da Misericórdia.

Estiveram também presentes o vereador Paulo Pinheiro e o secretário técnico da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Carlos Nogueiro.

Adega Mayor com visitas e programas para todos os gostos

A Adega Mayor conta com um conjunto de programas e experiências, a nível de enoturismo, para todas as idades e todos os gostos.

Ana Miguel, gestora de comunicação na Adega Mayor, revela que “depois do período de pandemia se nota que “a animação pelas visitas é cada vez maior e nós temos várias experiências de enoturismo disponíveis, bem como programas associados às vindimas, em agosto e setembro, e também temos sempre provas de azeites e vinhos”.

Para além de programas para adultos, adianta Ana Miguel, a Adega Mayor recebeu, recentemente, um prémio de enoturismo por sermos um projeto inclusivo, o “Projeto Mais Inclusivo”, o que nos orgulha muito, porque muitas vezes há pais que deixam de fazer estas experiências, porque tem crianças, e nós aqui na Adega Mayor temos espaço para todos e temos atividades para crianças, enquanto os pais fazem as suas atividades de enoturismo, portanto, temos atividades para miúdos e graúdos”.

A gestora de comunicação da Adega Mayor explica ainda de que forma, as pessoas podem marcar a sua visita à Adega Mayor, por um lado podem fazê-lo através das redes sociais do site, ou através dos contactos telefónicos e email, para reservarem diretamente.

Adega Mayor que conta com um vasto leque de programas de enoturismo para todos os gostos, que pode consultar no site da Adega.

Euromilhões com jackpot de 63 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 63 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou, ontem, terça-feira, 4 de julho, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 272 mil euros contemplou dois apostadores, no estrangeiro. Também o terceiro prémio, no valor de 12 mil euros saiu a dez apostadores, fora de território nacional.

O quarto prémio, de 684 euros, saiu a 58 apostadores, cinco deles em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 14 – 17 – 23 – 36 – 44 e pelas estrelas 02 e 08.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.