Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas abre candidaturas

O Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas já tem candidaturas abertas, até novembro.

Este programa que o IPDJ desenvolve há vários anos, conta este ano, com um “reforço orçamental de um milhão e meio de euros, para as candidaturas de todo o país”, revela Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ, adiantando que podem candidatar-se à promoção de projetos entidades constantes do Registo Nacional das Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas, entidades constantes do Registo das Organizações de Produtores Florestais, associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Corporações de Bombeiros, estabelecimentos públicos de ensino, estabelecimentos privados de ensino, bem como outras entidades, que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa, mediante despacho do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Miguel Rasquinho explica que este programa pretende, acima de tudo, “defender a floresta, o meio ambiente e promover boas-práticas ambientais, num vasto leque de atividades, para jovens dos 14 aos 30 anos, que podem ser desenvolvidas, desde sensibilização da população para a adoção de práticas que promovam a economia circular, recuperação de caminhos, limpeza e manutenção de matas, zonas de lazer ou praias, vigilância, plantação de árvores, entre outras”.

Tendo em conta que o voluntariado, atualmente, tem um grande valor nos currículos dos jovens, Miguel Rasquinho apela “às autarquias, associações, bombeiros e outras entidades para que candidatem projetos, a serem desenvolvidos pelos jovens, porque não vai ser por falta de verba que vamos deixar de apoiar projetos”.

Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude que tem candidaturas abertas até novembro, para projetos de associações, autarquias bombeiros, entre outras a serem desenvolvidos pelos jovens, na promoção de boas práticas ambientais e defesa do meio ambiente.

Mais informações sobre este programa AQUI.

Intervenção de desbaratização e desratização nos próximos dois dias em Campo Maior

A Aquamaior vai proceder a uma intervenção de desbaratização e desratização amanhã e quinta-feira, dias 5 e 6 de julho, em Campo Maior.

Para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, em todas as sarjetas e tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível, a Aquamaior solicita à população “para que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”.

“Caso surja alguma questão ou problema em consequência desta intervenção, por favor contacte os serviços da Aquamaior, através do número 268 689 309”, revela ainda a empresa.

“Agradecemos toda a compreensão e colaboração, por parte da população e tentaremos realizar os trabalhos no mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”, diz ainda a Aquamaior.

Campo Maior no encerramento dos Jogos do Alto Alentejo em Sousel

Foto: município Sousel

O vice-presidente da Câmara de Campo Maior, Paulo Pinheiro, marcou presença na cerimónia de encerramento dos Jogos do Alto Alentejo, uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que decorreu no passado sábado, dia 1 de julho, em Sousel.

Durante quatro meses, mais de 3500 pessoas participaram nas várias atividades que decorreram nos concelhos do distrito de Portalegre, com Campo Maior a participar ativamente em grande parte das modalidades do calendário.

Fotos: município de Sousel

Emagrecimento Saudável no programa “De Boa Saúde”

O organismo é composto pelo anabolismo e catabolismo. Quando o organismo está desequilibrado e existe uma alimentação irregular, o anabolismo aumenta e é mais fácil absorver calorias do que as perder, ou seja, é mais rápido ganhar ganhar peso e mais difícil perder.

Com o consumo excessivo e prolongado de calorias, aumenta o risco de desenvolver obesidade, que por sua vez traz consigo o aumento de outras doenças como as cardiovasculares, diabetes ou cancro.

Desta maneira, para estimular o catabolismo, isto é, perder peso de forma saudável, é preciso duas coisas: dieta alimentar e exercício físico. Fazer as duas coisas ao mesmo tempo é difícil devido ao comodismo, mas é fundamental para conseguir atingir o peso desejado e aumentar a massa muscular. A educação desde cedo na alimentação dos filhos por parte dos pais é um fator crucial para evitar o excesso de peso.

O emagrecimento de forma saudável é o tema em destaque no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo:

União dos Sindicatos do Norte Alentejano assinala 48 anos

Faz esta terça-feira, 4 de julho, 48 anos, que era criada, em plenário de sindicatos, a União de Sindicatos do Distrito de Portalegre, atualmente União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA/CGTP-IN).

A USNA/CGTP-IN “continua a assumir, nos dias de hoje, um importante papel de coordenação e articulação da acção e da intervenção sindical, dos sindicatos de classe da CGTP-IN, no distrito de Portalegre”, revela a União de Sindicatos, em nota de imprensa.

“Numa fase de reforço da capacidade de intervenção do Movimento Sindical Unitário no Alto Alentejo, através da constituição de uma Casa Sindical em Portalegre, cuja obra se encontra já em finalização, mas também de intensificação da luta dos trabalhadores em todo o país, uma luta com cada vez mais expressão nesta região, a USNA/CGTP-IN assinala mais um aniversário prosseguindo com a sua atividade de apoio à ação reivindicativa dos trabalhadores”.

Este aniversário está assim a ser marcado pelo prosseguimento da “ação de defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores do distrito, de que são exemplo acções como: plenário organizado pelo STAL no Município de Ponte de Sor, jornadas de contacto organizadas pelo SINTAB, na Incopil em Ponte de Sor, e pelo STCCMCS, na MA Silva e na Amorim, e ainda as Assembleia de sócios do SIESI, em Portalegre e em Elvas”.

Clubes de Verão já arrancaram em Campo Maior

O Centro Comunitário de Campo Maior recebeu ontem, segunda-feira, 3 de julho, a abertura oficial dos Clubes de Verão 2023, numa cerimónia em que a vereadora São Silveirinha marcou presença.

Este ano com o tema “Piratas” e com a idade limite a passar dos 10 para os 12 anos de idade, serão cerca de 80 crianças que, até 25 de agosto, vão ocupar os meses de verão com as várias atividades preparadas pelas monitoras do clube.

Nesta abertura, as técnicas responsáveis explicaram aos mais novos como irão funcionar os Clubes, assim como as regras que devem ser cumpridas para que tudo corra pelo melhor.

Já São Silveirinha deu as boas-vindas às crianças, assim como aos encarregados de educação que assistiram à cerimónia, desejando que este seja um verão para recordar.

Delta Q convida a viver o NOS Alive “perfeitamente ao contrário”

A Delta Q é, pelo quarto ano consecutivo, o café oficial do NOS Alive e promete surpreender todos com uma experiência onde o grande protagonista é a sua mais recente inovação: RISE Delta Q.

Com RISE Delta Q, a marca convida todos os visitantes do festival a viver uma experiência perfeitamente ao contrário onde a extração inversa do café serve de inspiração à ativação da marca. Através de uma atitude disruptiva, materializa no espaço uma experiência “RISE” em grande escala, em que todos os participantes se tornam parte integrante da própria extração do café. Dando corpo ao conceito “Perfeitamente ao contrário”, neste espaço, com características inéditas, grupos de três a quatro pessoas são desafiadas a apanhar balões em 20 segundos, o tempo estimado de uma extração invertida RISE. Os participantes têm ainda a possibilidade de ganhar uma das 6 máquinas RISE que a marca irá oferecer no NOS Alive.

A aposta da Delta Q no território da música é estratégica e reforça a premissa de ser uma marca jovem e transversal aos diferentes momentos de partilha à qual agora se junta RISE. O novo sistema de extração inovador made by Delta, e único no mundo, o café é injetado debaixo para cima, pelo fundo da chávena, o que intensifica o paladar e os aromas naturais do café e traz ao de cima um creme persistente, mantendo a temperatura ideal, e proporcionando um expresso superlativo. Uma inovação tecnológica mundial da Delta que desafia a gravidade e dá um novo sentido à experiência de consumo de um café expresso.

Este ano, a marca promete uma experiência que desafia a gravidade e verdadeiramente memorável que vai pôr todos a viver o NOS Alive perfeitamente ao contrário.

Festival Medieval de Elvas começa quinta-feira no centro da cidade

Foto arquivo

Elvas volta a reviver a idade média, com o Festival Medieval que irá animar o centro histórico da cidade, entre esta quinta-feira e domingo, de 6 a 9 de julho.

A abertura acontece quinta-feira, pelas 19 horas, na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, acompanhado de grupos musicais cristãos e árabes.

O presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, revela que esta é uma iniciativa que “não se pode perder, e desde que bem promovido o Festival Medieval traz pessoas dos concelhos vizinhos e também da Estremadura espanhola”.

Rondão Almeida apela à população para que aproveitem este, que a seu ver “será um grande festival também com muitas e boas iguarias, bem como muita animação promovida por um conjunto de empresas dessa área”.

O presidente da Câmara lamenta, contudo, a falta de adesão por parte das associações do concelho. “Com grande desgosto não vejo as nossas associações envolvidas no nosso Festival, à semelhança do que se faz no carnaval, por isso é tempo do movimento associativo pensar em preparar-se para que o festival medieval não seja apenas para nós consumirmos, mas sim para vivermos de forma ativa, há necessidade que os jovens, dentro dessas coletividades, se possam vestir à época medieval e comecem a criar dinâmicas, tal como se faz no Carnaval”.

Festival Medieval de Elvas que tem início na quinta-feira, pelas 19 horas, e decorre até domingo, com as tasquinhas concentradas na Rua da Cadeia e Praça da República.

O programa contempla ainda animação de rua, falcoaria, danças, animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros, passeios de camelo.

“Mansas são as tardes” é a exposição que está patente no Espaço.arte

“Mansas são as tardes” é o nome da exposição, do artista plástico Henrique Ruivo, que está patente no Espaço.arte, em Campo Maior.

A mostra conta “com 28 obras, acima de tudo, de pintura e colagem, deste artista, que teve uma forte ligação a Campo Maior”, revela a vereadora na Câmara São Silveirinha.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas, através de marcação ou de forma livre.

“Mansas são as tardes”, a exposição com obras de Henrique Ruivo está patente no Espaço.arte, em Campo Maior, até dia 9 de julho.