Dillaz, Bispo, Pedro Abrunhosa, Ivandro e Bárbara Tinoco em Avis

De 28 a 30 de julho, Avis é palco de mais uma edição daquele que é um dos eventos mais emblemáticos do Alto Alentejo: a Feira Franca.

A abertura da Feira está agendada para as 20 horas de dia 28 e na primeira noite vão passar pelo palco principal Dillaz, Bispo, T-Rex, bem com os grupos de DJ’s Insert Coin e Dupla Mete Cá Sets, que prometem prolongar a festa pela noite dentro.

No dia 29, os nomes mais sonantes do cartaz são Mr. Bones, Pedro Abrunhosa, Ivandro e o DJ Kratus.

O terceiro e último dia da Feira conta com as atuações de Super Mars e Bárbara Tinoco, sendo que o encerramento fica a cargo de Zé Pedro Sousa.

Mas a Feira Franca é muito mais do que a música que ecoa do palco principal, sendo de destacar a participação de diversos artistas e grupos locais que vão pisar o palco secundário para mostrar os seus talentos na área da música e da dança.

Os visitantes encontram também neste evento barraquinhas com artesanato de todo o país, bem como de produtores e instituições locais, que dão a conhecer o trabalho que desenvolvem. A não esquecer os petiscos que refletem o melhor da gastronomia regional e que podem ser encontrados nas tasquinhas.

De assinalar ainda as exposições bem como as atividades desportivas que integram o programa da Feira, organizada pelo Município de Avis, com o apoio das Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho e associações e coletividades locais.

Os bilhetes estarão à venda em breve na Ticketline e nos locais habituais.

GNR apreende 23 artigos contrafeitos em Campo Maior

O Destacamento Territorial de Elvas, através do Posto Territorial de Campo Maior, no dia 30 de junho, apreendeu 23 artigos contrafeitos, em Campo Maior.

No âmbito de uma fiscalização que teve como objetivo combater a contrafação, o uso ilegal de marca e a venda de artigos contrafeitos, os militares da Guarda, segundo revela a GNR em comunicado, “detetaram que o suspeito tinha para venda artigos contrafeitos de diversas marcas, resultando na apreensão de 23 artigos contrafeitos”.

Nesta ação, foi constituído arguido um homem de 43 anos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A Guarda Nacional Republicana relembra que “o objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos”.

Baile Popular animou Largo do Terreiro na noite de sábado em Campo Maior

O Largo do Terreiro, em Campo Maior, foi na noite de sábado, 1 de julho, palco de mais um baile popular promovido pelo Município, desta vez com a animação musical a cargo de Luís Corta Ventos.

Esta noite também contou com a participação das Marchas do ATL Arco-íris da Casa do Povo, que desfilaram no início do evento.

A população deslocou-se até ao Centro Histórico da vila para se divertir neste baile, ao qual se juntaram o presidente Luís Rosinha, as vereadoras São Silveirinha e Fátima Vitorino e, em representação da Assembleia Municipal, Anabela Carrilho.

Contestação da Quercus ao Simplex Ambiental no “Ambiente em FM”

O Simplex Ambiental foi aprovado no final do ano passado e tem sido alvo de contestação, não só por parte da sociedade civil, mas também por associações ambientalistas, como é o caso da Quercus.

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, revela que a associação contesta este simplex, “porque prevê a diminuição das exigências no que se refere à proteção do ambiente e à simplificação dos procedimentos administrativos, o que pode favorecer operadores económicos sem a necessária cautela e proteção do ambiente e, por outro lado, compromete e não assegura a proteção da natureza, da biodiversidade e dum desenvolvimento responsável e sustentável.

Tudo para saber sobre a contestação da Quercus ao Simplex Ambiental na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Homem detido em Campo Maior por burla através de MbWay

Um homem de 29 anos, foi detido por burla, através da plataforma Mbway, no concelho de Campo Maior, no passada sexta-feira, 30 de junho, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior da Guarda Nacional Republicana.

No decurso de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda abordaram um cidadão a utilizar de forma suspeita uma caixa multibanco, já referenciado como local de levantamento de dinheiro resultante de burlas através da aplicação MBWay.

No decurso das diligências policiais, foi apurado que tinha acabado de cometer uma burla, no valor de 110 euros. No seguimento da ação policial, foi possível apreender 110 euros em numerário e um telemóvel.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Campo Maior: exposição “Duarte de Armas – Do Cálamo ao Drone” para visitar no CIFA

O Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior (CIFA) acolhe a exposição “Duarte de Armas – Do Cálamo ao Drone”, um projeto de Santiago Macias, até ao próximo dia 20 de julho.

Patente ao público, na receção do CIFA, esta mostra apresenta um estudo sobre aquele que é o mais singular documento da castelologia nacional, o Livro das Fortalezas, elaborado por Duarte de Armas.

A exposição pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 17 horas.

Festival Raya com “noites longas e animadas” de 7 a 15 em Campo Maior

A edição deste ano do Festival Raya, em Campo Maior, está aí à porta, sendo que, nos próximos dois fins de semana, sobem ao palco Profjam, Marisa Liz, Calema e Bárbara Bandeira. O evento decorre de 7 a 15 de julho.

Com a promessa de que estas serão “noites longas”, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, revela que, para além do destaque que é dado aos quatro nomes de referência, e sem esquecer “a prata da casa”, a autarquia preparou ainda uma série de atividades, a desenrolarem-se, ao longo de toda a semana, no intervalo dos dois fins de semana de espetáculos. “A ideia é termos noites animados, com nomes de referência, mas sem perdermos a essência daqueles que são os nomes da nossa localidade. É isso que temos tentado fazer”, garante.

À semelhança do que aconteceu na edição passada do festival, Rosinha garante que este ano o Raya tem também “um cartaz fantástico”. “Vamos ter alguns upgrades, feitos ao próprio formato, naquilo que será o espaço, bem como as condições e o próprio palco”, adianta.

Luís Rosinha, ainda que assuma que o investimento feito pela autarquia no evento é “grande”, assegura que os campomaiorenses merecem esse esforço, para que tenham oportunidade de ver e ouvir bons artistas. Não querendo comparar o Raya a nenhum outro festival do género, na região, nem tão pouco entrar em “concorrência”, o presidente da Câmara diz ainda que o evento tem o cartaz que a autarquia considerou ser “o mais correto”.

O programa completo do Festival Raya para conhecer aqui.